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O que fazer para melhorar a cobrança de uma empresa?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes quando falamos de cobrança, já que essa não é uma tarefa muito confortável para a maioria dos negócios.

Mas existem algumas estratégias de cobrança que podem trazer mais facilidade e eficiência para esse processo. E, sendo assim, vamos te mostrar 10 dicas para melhorar a cobrança e evitar a inadimplência dos seus consumidores. Vamos lá?


1 – Tenha sempre uma boa comunicação para melhorar a cobrança


Essa dica não foi escolhida como a primeira por acaso.

Para que a sua empresa consiga ter uma boa comunicação com seus clientes inadimplentes, é necessário estabelecer um tom de voz adequado, ter uma conversa respeitosa, cordial e educada, seja essa conversa realizada através de uma ligação, um e-mail ou mesmo uma mensagem.

Além do mais, quando você utiliza meios digitais para cobrar um cliente, a atenção deve ser redobrada. Isso porque a comunicação fica sujeita a interpretação de quem está lendo. Então muito cuidado com o conteúdo que você pretende enviar.

Desta forma, vale lembrar que uma boa comunicação, tendo em vista a continuação de um bom relacionamento, é essencial para que um determinado cliente quite sua dívida.


2 – Antes de cobrar um cliente, verifique os seus débitos


Cobrar um cliente indevidamente é algo extremamente constrangedor, e isso para ambos os lados: da empresa e do cliente. Essa é uma situação que faz o cliente acreditar que a sua empresa não tem métodos bem estabelecidos, que ela não trabalha bem, entre outros fatores.

Sendo assim, é preciso conhecer seu cliente. Saber qual é o comportamento de consumo dele, as variações, se ele deixa de quitar suas dívidas com frequência. Enfim, coletar diversas informações que ajudem no momento da cobrança.

Neste ponto, o score de crédito e o cadastro positivo podem ser utilizados para que você possa obter mais informações sobre seus consumidores.

Ser assertivo é um ponto muito importante para executar bem estratégias de cobrança, e sua equipe financeira precisa estar integrada com tudo isso.

Aproveite para conferir nosso post onde listamos as melhores técnicas de cobrança!


3 – Estabeleça uma régua de cobrança


Estabelecer uma régua de cobrança é essencial, pois se trata de um conjunto de comunicações que podem ser utilizadas em diferentes momentos, mesmo antes do cliente se tornar inadimplente.

Ao utilizar esse método, o consumidor poderá receber lembretes de vencimentos, boletos para facilitar o pagamento ou mesmo ser convidado para atualizar informações.

Além de tudo isso, a régua de cobrança elimina as chances de um cliente ficar inadimplente por esquecimento, o que acontece com certa frequência, não é mesmo?!

Indicação de conteúdo: tipos de cobranças para empresas.


4 – Utilize diversos canais para melhorar a cobrança


Um pouco acima já falamos como é essencial conhecer o seu cliente, e quando isso realmente acontece, você consegue saber quais são as preferências de cada um deles.

Dessa forma, a sua empresa precisa utilizar diversos canais para poder se comunicar melhor com os clientes que são adeptos de ligações, dos que preferem receber e-mails ou mesmo dos que gostam de ser notificados por SMS.

Tudo isso faz com que a comunicação se torne mais efetiva e que você tenha um melhor retorno ao realizar cobranças.

Em como cobrar um cliente em tempos de crise falamos um pouco mais sobre essa dica.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
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5 – Apresente vantagens para estimular a quitação de débitos


Pode acontecer de seus clientes não conseguirem quitar suas dívidas por estarem com problemas financeiros e, por isso, você precisa estar preparado para conseguir que os pagamentos sejam realizados.

O que muitas empresas fazem nesse momento é apresentar alguma vantagem ou desconto para estimular seus devedores a sanarem seus débitos.

Essa ação faz com que a sua empresa tenha um bom relacionamento com esses consumidores, já que não vão ser negativados. E também é bom para o seu negócio, que terá o dinheiro no fluxo de caixa.

Porém, existe um ponto de atenção nessa dica. Para que ela seja eficiente, é necessário que a sua empresa avalie a saúde financeira antes de definir alguma vantagem ou desconto, considerando sempre as margens de negociação.


6 – Conte com diversas formas de pagamento


Pensar na resolução de possíveis problemas, que o seu cliente venha a ter, é sempre uma grande vantagem.

Mesmo que o seu cliente tenha optado por fazer um pagamento através de um cartão de crédito, é sempre bom oferecer a ele outra forma de pagamento, pois pode ser que ele venha a ter problemas com o limite, por exemplo.

Contar com diversas formas de pagamento faz com que você tenha uma vantagem maior no mercado, o que resulta no alcance de outros tipos de público. E isso vale para cobrança e para venda dos seus produtos ou serviços.


7 – Faça análises de crédito sempre


Você pode achar que essa dica não tem nada a ver com cobrança, mas ela tem sim!

Não há nada melhor para se evitar clientes inadimplentes do que uma boa análise de crédito.

Quando você realiza uma boa análise de crédito, você evita que diversos transtornos aconteçam em seu cotidiano, como aumento do índice de inadimplência, baixo fluxo de caixa e o aumento do número de cobranças.

Se a sua empresa ainda não conta com esse processo, já passou da hora!

Vamos deixar aqui 6 dicas que vão ajudar o seu negócio a fazer uma análise de crédito de maneira eficiente.


8 – Acabe com os erros operacionais 


Não é difícil saber de casos em que aconteceram problemas na página de checkout de pagamento. Um bom exemplo é o cliente que insere um dado errado do cartão de crédito, a cobrança acaba ficando em aberto e nenhuma das partes visualiza isso.

Portanto, acabar com esses erros operacionais dentro do seu processo de cobrança é algo que precisa ser colocado em prática imediatamente.


9 – Ouvir o seu cliente é muito importante para melhorar a cobrança


Ter uma equipe bem treinada para ouvir os motivos dos seus clientes pode tornar o relacionamento de vocês ainda mais forte.

Logo, não deixe que os casos sejam expostos e nem que ocorram pressionamentos. O melhor a ser feito é ter pessoas no seu time que estejam dispostas a ouvir, exercer a empatia, praticar a escuta ativa e tentar achar a melhor solução para a sua empresa e para seus clientes.


10 – Conte com a ajuda de soluções voltadas para cobrança


Saiba que a sua empresa não precisa fazer tudo sozinha para tentar recuperar as dívidas que estão pendentes.

A CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, possui as melhores soluções voltadas para cobrança. Elas podem ajudar o seu negócio a aumentar o índice de recebimento, ter mais assertividade em suas ações e direcioná-las com mais efetividade.

Confira 3 soluções diferentes que podem fazer a diferença na sua empresa:

Score de Recuperação
Cobre com mais eficiência e assertividade. Adicione antes ou depois da sua régua o Score de Recuperação, priorizando quem tem mais chance de te pagar.

Perfil Comportamental
Conheça o perfil e comportamento do seu cliente para potencializar as ações de cobrança direcionando esforços e aumentando a eficiência.

SPC Recupere
Solução que ajuda a priorizar sua cobrança, encontrar seu cliente e personalizar seu contato, aumentando sua taxa de recuperação sem perder relacionamento.

A CDL SP conta com muitas opções e, com certeza, uma delas vai servir perfeitamente para o seu negócio.

Para saber mais informações sobre essas soluções e conhecer muitas outras, acesse nossa página cobrança facilitada de clientes.

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