Lições sobre gestão financeira para PMEs

Gestão financeira para PMEs é um tema muito importante, ainda mais nos tempos atuais. Isso porque, com o cenário econômico em que vivemos, todos os dias surgem desafios em relação a capacidade de recuperação das empresas de pequeno e médio porte. Logo, acabam surgindo muitos questionamentos sobre quais são as melhores práticas, quais ações devem ser tomadas e qual seria a melhor gestão financeira para superar tudo isso.

Contudo, saiba que nenhum empreendedor está sozinho, pois mesmo atuando em setores diferentes, muitas dificuldades são compartilhadas e bons aprendizados são tirados desses momentos.

Por isso, não se preocupe caso a sua empresa esteja passando por um momento complicado. Confira 5 lições importantes sobre gestão financeira para PMEs, que vão ajudar a sua empresa a passar por situações de incertezas monetárias.

#1 Comece com um bom planejamento financeiro

O aprendizado mais importante, sobre gestão financeira para PMEs, é a criação e a prática de um planejamento financeiro que seja adequado e eficiente para o negócio. É essencial ter em mente que a elaboração é necessária, mas executar é que o traz resultados.

Comece elegendo quais ações podem vir a auxiliar na organização do caixa da empresa. Ou seja, é necessário levar em consideração todo orçamento esperado para os próximos períodos.

Também considere os seguintes fatores ao elaborar o planejamento estratégico: retenção de um fundo de emergência, designação de objetivos e metas monetárias, desenvolvimento de um plano tático e firmação de um cronograma.

#2 Compreenda a relevância de analisar diversos cenários possíveis

Ao ser impactado por um período de crise indefinido, como a pandemia, é necessário lembrar que existe uma data de início, mas não uma data certa de término. E, sendo assim, a sua empresa deverá sempre contar com uma gestão empresarial feita com base em diferentes estimativas. Esse será um das maiores lições que um negócio terá.

Então, o que a sua empresa precisa fazer é desenhar as projeções dos possíveis cenários. Isto é, será necessário levar uma visão realista dos momentos para a sua gestão financeira, considerando os desafios monetários vindos das diversas situações.

Dessa forma, você vai precisar levar em conta quais seriam as despesas dos períodos a seguir e as receitas, conforme as variações do mercado. Além disso, as características econômicas do nicho de atuação do seu negócio, avaliações internas e modificações comportamentais de consumidores precisam ser citadas.

#3 Leve em consideração a importância do capital de giro

Pequenas e médias empresas, normalmente, são impactadas com o capital de giro que pode vir a ser um grande problema. Essa situação pode acontecer porque é muito difícil conseguir deixar o negócio fechado por um ou dois meses, sem que o dinheiro em caixa acabe.

Por isso, sem capital de giro, a empresa não sai do lugar e começa a complicar algumas situações, como falta de insumos, comprometimento do pagamento dos colaboradores e fornecedores, custos de vendas a prazo.

Mas vender a prazo é um problema ou uma solução em tempos de crise? É uma solução que pode se transformar em problema, já que existe um tempo para receber as parcelas pagas pelos clientes e realizar o pagamento dos fornecedores. Com essa situação, sem capital de giro, começam os problemas de gestão financeira para PMEs.

Portanto, esteja atento ao capital de giro da sua empresa e preste atenção no aprendizado a seguir.

#4 A redução de custos é mais que necessária em momentos de crise

Muitas vezes, acontece de uma empresa estar com uma boa condição financeira no começo de uma crise econômica. E, por isso, é necessário prever situações que podem vir a acontecer e começar a calcular em quais setores podem acontecer redução de custos.

Pense que quanto mais esse período se arrasta, mais alternativas são necessárias, como: redução de compras, acordos com fornecedores e colaboradores, manutenção mínima de estoque.

É importante lembrar que, caso a sua empresa esteja passando por dificuldades, um momento de crise não combina com ampliação ou mesmo com grandes investimentos. Isso porque muitos clientes vão acabar reduzindo seus consumos e optando por produtos e serviços que eles elegem extremamente necessários.

#5 A organização faz parte de uma boa gestão financeira para PMEs

Manter a organização financeira só traz benefícios para o seu negócio. Isso se deve ao fato de que quando você estrutura bem as finanças e atua de acordo com os planejamentos estabelecidos, a empresa deixa de ficar desprotegida diante das oscilações do mercado. Pensando no pior cenário, a organização começa a ter mais chances de se manter, esperando a estabilização, e melhora, de toda a situação.

Portanto, pense que se preparar com antecedência faz parte do processo que levará a sua empresa para bons períodos no futuro. E que fatores externos sempre vão interferir e, por isso, é essencial entender como o seu negócio vai reagir para superar esses desafios.

Espero que esses 5 aprendizados sobre gestão financeira para PMEs contribuam com o sucesso da sua empresa e que ela possa se manter sempre bem em momentos de crise.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa Newsletter gratuitamente para receber posts como este no seu e-mail.