5 Cs do Crédito, você já ouviu falar?
Muito utilizado por empreendedores, esse é um método conhecido por trazer bons resultados aos negócios que concedem crédito. Isso porque oferecer crédito aos clientes, sejam eles pessoas ou empresas, acaba gerando algum risco. E, sendo assim, se torna necessário realizar análises e estudos eficientes antes de fechar um negócio.
Quando uma negociação é realizada sem um intermediário, como um banco, os riscos acabam aumentando, já que será a empresa que concedeu crédito a responsável por cobrar a dívida, se necessário.
Portanto, para que a sua empresa não precise lidar com essas situações, o método dos 5 Cs do Crédito se torna indispensável. Dessa maneira, esse conteúdo vai te ajudar a entender melhor o funcionamento dessas medidas e como utilizar na sua empresa. Veja só!
Conhecendo melhor cada um dos 5 Cs do Crédito
Os 5 Cs do Crédito são considerados um método de análise realizado por empresas especialistas para esboçar um perfil de cliente ideal. Assim, a partir desses atributos, elas contam com um direcionamento para aprovar ou não o crédito solicitado.
Por isso, essa é uma estratégia muito utilizada no mercado e que faz parte do cotidiano de empresas grandes e de pequenas e médias empresas. Então, independente do porte do seu negócio e do nicho, você consegue utilizar.
Agora, vamos entender como funciona cada um deles.
# Caráter
O primeiro C se refere ao histórico de pagamento da pessoa ou empresa que faz a compra ou que solicita o crédito. Logo, é examinado se essa pessoa costuma estar em dia com suas obrigações financeiras, se ela cumpre os prazos e paga as dívidas.
Mas como analisar todas essas informações, não é mesmo?
Essas informações são adquiridas através de consultas a um órgão de proteção ao crédito, como o SPC Brasil – que trabalha em conjunto com a CDL São Paulo. Aliás, nessa consulta, é possível verificar todas as operações realizadas pelo solicitante, independentemente de ser pessoa física ou pessoa jurídica.
Indicação de conteúdo: como funciona o SPC Brasil.
# Capacidade
Esse C às vezes causa estranheza, mas faz total sentido, pois ele se refere a capacidade do cliente. Ou seja, a capacidade efetiva dele pagar pelo crédito desejado. Então, para que ela possa ser avaliada, a empresa deve considerar fatores como:
Pessoas Físicas – comprovante de renda, escritura de imóveis, declaração de imposto de renda e outros aspectos.
Pessoas Jurídicas – tempo de mercado, fluxo e projeção de caixa, opções a serem utilizadas para a quitação da dívida e demais aspectos financeiros.
# Capital
Esse é o C mais fácil de identificar, sendo ele o que as pessoas mais se lembram.
Para analisar o capital, é preciso identificar quão estável financeiramente é o seu consumidor, qual a taxa de rentabilidade, qual o poder de investimento e qual é o índice de endividamento. Certamente, todas essas informações serão essenciais para entender se esse cliente tem mais chances de honrar com suas dívidas ou se ele oferece algum tipo de risco para o seu negócio.
# Condições
O quarto C é essencial para compreender o ‘ambiente’ atual em que o seu cliente se encontra.
Assim, será analisado o contexto econômico ao qual ele está inserido + a sua condição de pagamento + as perspectivas do mercado.
# Colateral
Por último, mas não menos importante, está o C relacionado ao que o consumidor deixa como garantia de que não irá deixar de cumprir com seus compromissos financeiros. Por exemplo: imóveis, itens de alto valor, veículos.
Utilizando os 5 Cs do Crédito na sua empresa
Os 5 Cs podem ser inseridos na sua empresa de duas maneiras diferentes:
– Análise de clientes: deve ser usado para oferecer condições de prazo e pagamento com o objetivo de reduzir os riscos em negociações e minimizar os altos índices de inadimplência, tornando o processo mais seguro.
– Análise do seu negócio: essa opção deve ser considerada para avaliar a capacidade de tomada de novos créditos da sua empresa e, se necessário, considerar medidas que melhorem o cenário.
Sendo assim, para analisar seus clientes, você pode contar com a ajuda de soluções específicas para análise de crédito, como a oferecida pela CDL São Paulo. Isso porque você já terá pronta a infraestrutura e a aplicação da metodologia sem ter que investir muito.
Contudo, para a analisar o seu negócio, a recomendação é de que você estude mais sobre o assunto. Hoje, você encontra planilhas prontas na internet, vídeos de especialistas sobre o tema, materiais gratuitos, livros. São diversos recursos para que você possa analisar a sua empresa de modo assertivo. Por isso, depois de fazer esse processo, será muito mais fácil solicitar crédito ou mesmo compreender os motivos de recusa, caso aconteça.
Agora que você já entendeu o que são os 5 Cs do Crédito e como aplicar na sua empresa, espero que tenha ficado claro como esse método é importante para conhecer bem os seus clientes em diferentes aspectos, realizar negócios mais seguros e ainda evitar a inadimplência.