Treinamento-equipes-CDL

O treinamento de equipes deve ser uma das prioridades da sua empresa, independente do ramo de atuação.

Quando você tem um time bem treinado, motivado e preparado para os desafios do cotidiano, a sua organização só tem a ganhar. Isso porque todo gestor sabe muito bem o quanto é importante contar com o esforço de cada pessoa, com o talento de cada uma e como todas essas pessoas unidas são capazes de alcançar metas e de trazerem resultados para a empresa.

Porém, o maior desafio está em encontrar maneiras práticas, eficazes e que sejam acessíveis para manter a equipe alinhada aos valores da organização e produzindo com força total.  E, por isso, é essencial realizar o treinamento de equipes e as estratégias motivacionais. Mas você sabe como o seu negócio pode fazer isso?

Para ajudar você, vamos listar 5 dicas que vão otimizar o treinamento e ainda potencializar os resultados da sua organização. Confira!


Desenvolva palestras internas para o treinamento de equipes


Saiba que a sua própria equipe pode ser uma grande aliada para treinar pessoas. Em todo setor, sempre existe um colaborador que é especialista em um determinado tema, que entende o processo de maneira impecável ou que foi capaz de trazer e implementar uma ideia inovadora.

E, sendo assim, você pode contar com ela para compartilhar esse conhecimento, otimizando processos e garantindo que todos estejam preparados cada vez mais.

O melhor a se fazer, nesse caso, é convidar esse funcionário para dar palestras internas, dividindo os seus conhecimentos com as demais pessoas da equipe. Afinal, o resultado tende a ser extremamente positivo, uma vez que o convidado vai se sentir prestigiado pela sua empresa. Já o seu time, ficará mais receptivo por ser uma pessoa que já conhecem e que trabalha com eles, facilitando o aprendizado.

E lembre-se: para que o seu time seja capaz de atuar no atendimento ou mesmo vender mais, é preciso muito treinamento interno e externo.


Treinamentos EAD merecem a sua atenção e investimento


Poder contar com a tecnologia para treinar seus colaboradores é extremamente importante. Atualmente, você consegue contratar e gerar conteúdos que sejam específicos para o treinamento de equipes através de plataformas de EAD (ensino à distância).

Essas plataformas merecem o seu investimento, pois permitem que o seu time organize a rotina de estudos sem precisar de um local físico e um horário determinado.

Além de tudo isso, o conteúdo é totalmente personalizado, pensado para suprir as necessidades do seu negócio. E, também, existe a grande vantagem de ser acessado online, proporcionando conhecimento a qualquer hora e qualquer lugar.

banner de consulta horaizontalPowered by Rock Convert


Supervisão é fundamental no treinamento de equipes


Uma estratégia muito utilizada, e que traz ótimos resultados, é adotar esquemas de supervisão. Você pode elaborar frentes de trabalho que tenham sempre colaboradores mais experientes com os menos experientes.

Utilizando esse método de treinamento, eficiente e sem custos, você permite que seu time fique cada vez mais empoderado, sabendo dos processos, valores e até do clima organizacional.

Dessa forma, toda informação será transmitida de maneira intuitiva, e você terá a supervisão de pessoas preparadas para ajudá-lo em possíveis correções, esclarecimentos de dúvidas e revisão de procedimentos.


A produtividade precisa ser acompanhada e mensurada


Para que você saiba como o seu time está, é preciso acompanhar a produtividade e ver a melhor forma de mensurar os resultados.

Você precisa considerar que colaboradores produtivos são aqueles que realizam mais, com os mesmos meios oferecidos, no mesmo horário de trabalho.

Infelizmente ainda não existe uma fórmula exata para medir a produtividade da sua empresa, mas é necessário compreender que esse cálculo é feito com base na sua análise, por um determinado período, de como está o rendimento dos seus colaboradores.

E, todos os dados extraídos dessa análise, devem ser comparados frequentemente para que você, como gestor, possa verificar a necessidade de realizar mudanças ou de fazer manutenção de índices que sejam satisfatórios.

Portanto, é preciso levar em consideração que cada negócio tem as suas características e, com isso, o conceito de produtividade é relativo. Então, é essencial que você conheça bem a sua empresa e saiba o que buscar nesse processo.


Feedbacks são essenciais


Acredite, feedbacks são essenciais para qualquer empresa!

Não adianta aplicar os melhores treinamentos, contratar as melhores plataformas, acompanhar a produtividade, contar com a ajuda na supervisão se você não estiver disposto a conversar com o seu time de colaboradores.

É preciso que exista essa troca entre o gestor e a equipe e, por isso, tenha na sua empresa a cultura do feedback. Tenha sempre um tempo reservado para conversar com a sua equipe, alinhar as expectativas, saber dos pontos críticos e encontrar soluções.

Saiba elogiar as pessoas que estão com você todos os dias, fazendo o máximo para atingir os resultados, e tenha cuidado no momento de fazer críticas, pois feita adequadamente, ela só tem a trazer melhorias.

E não adianta realizar o treinamento de equipes se você não estiver disposto a ouvir. Mostre que você está aberto para essas pessoas e compreenda que os seus colaboradores são os maiores bens da sua empresa.

Portanto, faça o que estiver no seu alcance para manter todos eles motivados, pois um bom relacionamento é capaz mudanças transformadoras.

Quando você investe no treinamento de equipes, de maneira bem estruturada, saiba que está investindo na sua empresa. E, seguindo essas 5 dicas valiosas, sabemos que o seu negócio vai produzir ainda mais para alcançar o sucesso desejado.

banner horizontal solucao em creditoPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *