RISCOS-CPF-CDL

A consulta ao CPF pode livrar a sua empresa de muitos problemas. Isso porque sem a consulta, a sua empresa fica mais vulnerável e corre o risco de ter uma carteira repleta de clientes inadimplentes.

É muito comum que PMEs (pequenas e médias empresas) concedam crédito sem realizar análises e, por isso, acabam com maior probabilidade de não receberem pelos serviços prestados ou produtos vendidos. E vamos combinar que isso é péssimo, pois resulta no comprometimento do fluxo de caixa do negócio.

Entretanto, é possível preservar a sua empresa realizando uma consulta ao CPF. Porém, você já sabe como realizar esse processo com facilidade e com segurança? Então continue lendo este post, porque nós vamos te ajudar!

Consulta ao CPF de maneira prática, rápida e, o melhor, segura!

A melhor maneira de não cair em fraudes e não ter um alto índice de clientes inadimplentes, é utilizar a solução Análise de Crédito PF.

Essa é uma das melhores opções do mercado, já que através dessa consulta você consegue analisar dados cadastrais, restritivos e comportamentais dos seus clientes. Ou seja, você tem uma visão mais precisa quanto as chances de receber ou não os pagamentos corretamente.

Desse modo, você protege a sua empresa, consegue analisar várias informações dos seus clientes, permitindo a realização de personalizações, e ainda pode ser um caminho para descobrir várias oportunidades que o seu negócio está deixando passar.

Conheça os principais riscos que a consulta ao CPF pode evitar na sua empresa

Vamos dizer que a sua empresa ainda não consulta o CPF e acaba concedendo crédito sem conhecer o cliente, vendendo produtos ou serviços. Você sabe quais são os riscos que o seu negócio está correndo?

Claro que você pode não receber, mas esse não é o único risco, acredite. Existem muitos outros que podem prejudicar a sua empresa. E, por isso, listamos os principais para você. Veja só:

5 – Alto índice de inadimplência

Como você já pôde imaginar, e já mencionamos brevemente uns parágrafos acima, um grande risco que pode ser evitado com a consulta ao CPF é o alto índice de clientes inadimplentes.

Sabemos que é improvável não ter nenhum cliente inadimplente, mas você consegue manter esse índice de uma maneira que seja segura para a sua empresa.

Afinal, com uma boa análise de crédito, feita com cuidado e de maneira eficiente, você consegue analisar os seus clientes, ter boas previsões. E, com isso, o seu fluxo de caixa pode contar com informações mais reais, que não comprometam os pagamentos e que ajudem a manter tudo no seu devido lugar.

4 – Aplicações de golpes

Se o alto número de pessoas inadimplentes já preocupa muitos empreendedores, imagina ver a sua empresa caindo num golpe que pode acabar custando o seu próprio negócio.

Atualmente, muitas pessoas maliciosas se passam por clientes para poder cometer algum crime e acabar lucrando em cima de uma organização. Por esse motivo, você precisa estar atento, contar com uma ótima política comercial e realizar consultas ao CPF, ou mesmo CNPJ, de seus clientes.

A sua empresa só deixará de correr esse grande risco quando começar a utilizar as ferramentas corretas para ajudar na tomada de decisões. Além disso, será necessário contar com um fluxo de processos bem estruturado para eliminar as possibilidades de fraudes.

3 – Cheques fraudados

E já que o tópico acima mencionou fraude, não é difícil você ter que lidar com cheques sem fundos ou fraudados, não é mesmo?

Ao realizar a consulta de um CPF, você consegue verificar essa informação, uma vez que a consulta traz dados como este para a sua análise. Realizar esse processo é importante para você não cair em um golpe, pois muitas vezes a quantia não pertence ao dono do cheque em questão. Ou seja, a sua empresa corre riscos e o responsável legítimo da conta também.

Além do mais, o seu negócio pode acabar perdendo a credibilidade e abrindo as portas para os seus concorrentes. Isso porque a sua empresa não será vista como um lugar seguro, caso acabe sofrendo com esses problemas de maneira recorrente.

Então, esteja sempre atento as transações financeiras, trazendo mais segurança através de ferramentas e soluções voltadas para o seu tipo de negócio.

2 – Negociações comprometidas

Se a sua empresa acaba tendo altos índices de inadimplentes e ainda caindo em golpes, fica difícil ter dinheiro em caixa para lidar com fornecedores e para pagar todos os custos que envolvem a sua empresa.

Logo, qualquer tipo de negociação acaba sendo comprometido, afetando diretamente o seu fluxo de caixa. E, como se ainda não fosse ruim o suficiente, pode acabar rompendo o bom relacionamento que você tem com seus fornecedores, acabar com a confiança que vocês construíram e gerar possíveis dificuldades com novos pedidos, com descontos.

Sendo assim, o melhor a se fazer é contar com consultas assertivas e constantes para que a sua empresa não passe por esses problemas.

1 – Comprometimento da gestão financeira

Quando a sua empresa corre o risco de vender e não receber por isso, fica complicado ter uma boa gestão financeira, uma vez que esta será a parte mais comprometida.

Uma empresa que deixa de ter um financeiro eficaz perde as projeções do fluxo de caixa, perde bons relacionamentos e pode acabar indo à falência.

Por esses motivos, é importante que a sua organização tenha essa parte bem estruturada, tendo todas as entradas e saídas registradas, custos planilhados e organizados.

Um bom planejamento financeiro, com dados reais e consistentes, ajuda gestores a planejarem os próximos passos com segurança. Isso porque eles saberão qual o melhor momento para um empréstimo, para realizar ações e para tomar certas decisões.

Chegamos ao final deste post e esperamos que todas essas informações tenham sido relevantes para o seu negócio e que elas ajudem a mostrar como uma consulta de CPF é importante para o bem-estar de uma empresa.