Vantagens-negativação-cdl

Negativar um nome deixou de ser, há muito tempo, apenas uma forma de informar a inadimplência de um cliente ao mercado.

Atualmente, a negativação de um cliente é considerada uma ferramenta muito eficaz na recuperação de dívidas e, consequentemente, na redução do índice de consumidores devedores. Contudo, você sabe quais são os benefícios de utilizar a negativação na sua empresa?

Se você ainda não sabe, não se preocupe! Fizemos este conteúdo especialmente para você, onde reunimos as 5 principais vantagens de negativar um nome para a sua empresa.

Mas antes de revelar quais são essas vantagens, sugerimos que você leia o seguinte conteúdo antes de continuar a leitura, já que ele vai ajudar na compreensão do que é negativar um nome: 7 dúvidas mais comuns sobre negativação de clientes.

Agora sim, vamos ao conteúdo deste post!

Principais vantagens da negativação

Ao optar por negativar um nome, você, como empreendedor, precisa saber como essa ferramenta vai poder contribuir com o desempenho do seu negócio. Veja só:

5 – Redução de inadimplentes

Como já mencionamos anteriormente, negativar um nome ajuda a reduzir a inadimplência. Isso dado que a negativação acelera o processo de recebimento, fazendo com que os devedores busquem formas de sanar logo o débito, pois, do contrário, eles terão grandes dificuldades em obter crédito com fornecedores e instituições financeiras.

4 – Aumento do índice de recebimento

A negativação auxilia a sua empresa a prevenir a inadimplência e a recuperar as dívidas que se encontram em aberto, contribuindo com o bem-estar do seu fluxo de caixa. O processo de negativar um nome pode fazer com que a sua organização tenha um grande aumento no índice de recebimento.

3 – Negativação de dívidas antigas

A lei permite que dívidas vencidas, e não pagas nos últimos 5 anos, possam ser cobradas e inseridas nos órgãos de proteção ao crédito através do processo de negativação. Ou seja, a sua empresa tem mais uma chance de receber pelo produto vendido ou serviço prestado.

2 – Maior facilidade e agilidade no pagamento

No processo de negativar um nome, a sua empresa pode optar por adicionar um boleto na carta enviada ao devedor, que pode ser física ou digital. Esse recurso de carta com boleto faz com que você receba mais rápido e ainda proporciona maior facilidade ao cliente, visto que ele não vai precisar entrar em contato para saber o valor devido ou como ele deve proceder para realizar o pagamento.

1 – Redução de custos

Para protestar um título, existe um processo burocrático. Isso porque é necessário reunir documentos, enviar ao cartório e, exceto no estado de São Paulo, onde é o devedor quem arca com as custas, em todos os outros estados brasileiros, os credores precisam arcar com as elevadas custas cobradas pelos cartórios.

Sendo assim, com a negativação, a sua empresa consegue reduzir custos e ainda trazer mais praticidade para o cotidiano.

Bônus – Cobrança com identidade diferenciada

A sua empresa, ao optar por realizar negativações através da solução oferecida pela CDL São Paulo, pode contar com uma cobrança que contenha identidade diferenciada. Logo, quando um devedor receber uma carta, ela contará com o nome e logotipo do SPC Brasil, fazendo com que a cobrança ganhe mais força e instigando o devedor a querer quitar a dívida para não ficar com o “nome sujo”.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de negativar um nome, conte aqui nos comentários se você já conhecia essa ferramenta. Vamos adorar saber!

E caso você tenha alguma dúvida ou queira utilizar a negativação na sua empresa, acesse a página cobrança facilitada de clientes. Em seguida, preencha o formulário para que um dos atendentes possa entrar em contato com você.