Entenda a importância das datas sazonais

Datas sazonais são muito importantes para quem empreende, mas você sabe o motivo?

Essas datas acabam proporcionando um volume maior de vendas e grandes oportunidades para os negócios. Contudo, muitos empreendedores não sabem como aproveitar esses dias de maneira eficiente para o negócio.

Por isso, no post de hoje, vamos mostrar para você a importância das datas sazonais, informações relevantes e algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a conquistar ótimos resultados através do marketing sazonal.

Vamos lá?

Por que as datas sazonais são importantes para os negócios?

Não importa o ano, em todos eles serão comemorados o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, não é mesmo?

Logo, a sua empresa deve aproveitar cada uma delas para gerar mais vendas. Mas, para isso, precisa contar com uma boa estratégia de marketing sazonal.

O marketing sazonal aproveita todas essas datas especiais para alavancar as vendas e ainda manter os setores comerciais e de marketing aquecidos.

Por exemplo, uma loja que vende chocolates consegue atingir altos resultados na Páscoa e no Dia dos Namorados. Isso porque essas são datas em que as pessoas estão acostumadas a presentar outras com esse tipo de doce.

Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a conseguir bons resultados em datas sazonais, independente do nicho de atuação.

Como aproveitar as datas sazonais para vender mais?

Com certeza, a sua empresa vai poder utilizar uma ou mais dessas datas para conseguir aumentar o volume de vendas e até conquistar novos clientes. Afinal, as pessoas estão sempre em busca de produtos e serviços para presentear quem elas gostam.

Então, confira agora as dicas que ajudarão o seu negócio em datas sazonais.

# Você precisa conhecer, ao máximo, os seus clientes

É sempre importante conhecer os seus clientes, mas para conseguir bons resultados em datas sazonais, você precisa conhecer muito mais.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é entender muito bem o seu público através de dados e criar estratégias baseadas nessas informações.

Entenda se o seu público é composto por mais homens ou mulheres, qual a faixa etária deles, suas profissões, renda média, quais conteúdos consomem, quais suas preferências. Tente reunir o máximo de informações, já que elas precisam estar bem alinhadas para que seja possível escolher as ações que serão mais eficientes.

# Estabeleça um calendário com bastante antecedência

Todo final de ano é ótimo para começar a planejar o que será feito no ano seguinte. Por isso, aproveite esse momento para criar um calendário com as datas sazonais mais importantes para a sua empresa. Ou seja, grandes datas comemoradas pelo comércio, como o Dia das Mães, mas também datas que são específicas do seu nicho e que estão relacionadas ao seu público.

Quer um exemplo? Caso a sua empresa venda pacotes de viagens, inclua no seu calendário uma ação no dia 27 de Setembro, que é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Aproveite também a Black Friday para oferecer descontos em períodos específicos.

Dessa forma, ao estruturar o seu calendário, o seu negócio estará pronto para realizar as melhores ações e estratégias quando essas datas se aproximarem.

Então, não se esqueça de incluir grandes datas sazonais e aproveitar as menores que condizem com a sua empresa e seus clientes.

# Faça um planejamento das ações de marketing

Depois de conhecer o seu público e estabelecer um calendário, chegou o momento de planejar as ações de marketing que serão realizadas pela sua empresa.

E, para isso, é essencial que você responda algumas perguntas, como: quais mídias serão usadas, quais meios de comunicação, qual o objetivo dessas ações, qual será a frequências das postagens das redes sociais, qual será o investimento, qual o retorno esperado.

Nessas ações, o que costuma funcionar muito bem são campanhas através de e-mail marketing e postagens de conteúdos nas redes sociais.

Você também pode aproveitar para fazer ações de marketing no offline, através de brindes para os colaboradores, fornecedores e clientes. Essas práticas contribuem com o bom relacionamento entre as partes, na divulgação da sua empresa e na fidelização de pessoas relevantes para o seu negócio.

# Realize promoções nas datas sazonais

As pessoas adoram comemorar datas, presentear pessoas, mas elas amam promoções, descontos e tudo que traga algum beneficio ao realizar uma compra.

Assim, não poderia ser diferente, em datas sazonais a sua empresa deve aproveitar para realizar esses tipos de ações. Mas, claro, de maneira que seja saudável para o negócio. Isto é, que não afete o fluxo de caixa.

Esses tipos de ações costumam trazer maior visibilidade para a sua empresa, além de mais alcance, aumento de clientes e, consequentemente, mais volume em vendas.

Chegamos ao final deste conteúdo e esperamos que ele tenha ajudado você a entender a importância das datas sazonais para os empreendedores, sejam eles grandes ou PMEs, independente dos nichos. E aproveite essas dicas para começar o próximo ano conseguindo bons resultados com as datas sazonais.

Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa Newsletter gratuitamente para receber todas as semanas mais conteúdos como este!