A importância do certificado digital

O Certificado Digital é de extrema importância para as empresas, já que ele é a identidade digital desse negócio no meio eletrônico.

Através dele, os empreendedores conseguem realizar assinaturas de documentos e fazer transações online de maneira mais segura e ágil. Contudo, ele não se resume apenas a isso.

Por isso, nesse conteúdo, vamos te ajudar a entender como o certificado digital funciona, qual a sua relevância, quais são as categorias e as vantagens para as organizações.


O que é Certificado Digital e qual a sua importância?


O Certificado Digital é um documento eletrônico utilizado para comprovar a identidade de pessoas físicas ou jurídicas.

Ele tem como objetivo assegurar as transações online de documentos que precisam de assinaturas, seja entre clientes, parceiros, empresas ou mesmo fornecedores.

Logo, o Certificado Digital garante a autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas transações que são feitas através dele, atribuindo validade jurídica.

Dessa forma, esse método vem sendo cada vez mais utilizado, uma vez que ele torna mais próxima a relação entre empresários, governo e consumidores, se tornando essencial em transações comerciais, contratuais e para realização de obrigações com o governo.


Quais são os principais tipos de certificado digital?


O Certificado Digital conta com quatro categorias, sendo elas:


Certificado Digital tipo A: A1 e A3


Ele é o mais usado e pode ser aplicado para conferir autenticidade a todo tipo de documento e arquivo virtual. E essa categoria tem como objetivo a identificação do assinante, a confirmação da integridade do documento e atestar a autenticidade da operação feita.

Assim, esse modelo de certificado é indicado para profissionais liberais, de qualquer área de atuação, que necessitem fazer o envio de documentos digitais assinados. Além do mais, ele também é indicado para empresas que possuem um alto volume de validação de documentos.

Um ponto importante é que esse tipo de certificado se divide em dois modelos, sendo eles o A1 e o A3. A diferença entre eles é que a instalação do A1 é realizada em um computador e o A3 é armazenado em um dispositivo criptográfico, como um token ou um smartcard.


Certificado Digital tipo S 


Também conhecido como certificado de sigilo, esse tipo é indicado para proteger dados ou informações sensíveis que tenham um valor elevado.

Dessa maneira, ele permite que apenas pessoas com autorização tenham acesso ao conteúdos desses documentos. E, por isso, é ideal para empresas que precisam trocar informações sigilosas constantemente.


Certificado Digital tipo T


O certificado tipo T, conhecido como carimbo do tempo, é responsável por atestar a existência da assinatura ou documento em um dia e horário específico.

Sendo assim, ele tem a funcionalidade de validar um documento e ainda assegurar a data e a hora exata em que a atividade foi executada. E ele ainda pode ser usado em conjunto com os outros tipos de certificados para potencializar a segurança das transações.


e-CPF 


Esse tipo é a versão digital do CPF de uma pessoa, sendo usado para assegurar a autenticidade das transações feitas eletronicamente por pessoas físicas. E, com ele, é possível realizar diversas ações digitalmente, como assinar contratos, fazer procurações online e ter acesso ao site da Receita Federal.

Além disso, o e-CPF funciona como criptografia de dados, proporcionando maior sigilo, segurança e integridade das informações. E utiliza-se da mesma tecnologia do certificado tipo A, podendo ser emitido como A1 ou mesmo o A3.


e-CNPJ


Considerada a versão digital do CNPJ de uma empresa, o e-CNPJ é usado para assegurar a autenticidade das transações feitas no meio eletrônico. Os negócios que o possuem podem realizar procurações, fechar contratos ou fazer outras tarefas que poderiam ser executadas fora do ambiente virtual.

Portanto, por exigência da Receita Federal, somente o responsável direto pelo CNPJ poderá responder pelo e-CNPJ. E, da mesma maneira que o e-CPF, ele também é emitido e armazenado usando os tipos A1 e A3.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


NF-e


O NF-e assegura a autoria e a validade jurídica das emissões de notas fiscais pela empresa aos órgãos responsáveis. E ele pode ser atribuído diretamente para um colaborador, não havendo a necessidade de compartilhar o e-CNPJ da empresa, deixando o processo ainda mais seguro.

Logo, o NF-e é indicado para assinar as notas fiscais eletrônicas emitidas, assegurando maior segurança contra todo tipo de fraude e ainda cumprindo todas as exigências dos órgãos fiscalizadores.

Porém, existe um ponto de atenção nesse método. Antes de fazer a aquisição, é necessário analisar com o fornecedor de software ERP, que emite as notas fiscais, se existe a compatibilidade com os certificados A1 e A3 para evitar problemas de integração.


O Certificado Digital traz quais vantagens para as empresas?


Até aqui já deu para notar diversas vantagens tanto para pessoas quanto para empresas. Mas, agora, listamos mais alguns benefícios que um negócio pode ter ao optar pelo Certificado Digital. Veja só:


Assinatura digital


A maior vantagem do Certificado Digital é a possibilidade de assinar documentos de maneira digital com maior segurança e rapidez.

E como estamos falando de uma tecnologia bem avançada, quanto a identidade utilizar criptografia, a utilização do certificado vale como um atestado de uma operação confiável ou do documento em si.

Dessa forma, uma empresa proporciona maior segurança, aos seus clientes e parceiros, as informações que eles disponibilizam nas transações feitas digitalmente.

E, além do mais, um ponto importante é que esse método ganhou mais relevância juridicamente com a chegada da LGPD.


Maior flexibilidade


Utilizando o Certificado Digital, uma empresa ganha maior flexibilidade e mobilidade, já que fica muito mais fácil formalizar os negócios a distância.

E isso se deve ao fato de que as pessoas podem assinar documentos com uma assinatura digital feita por um smartphone, tablet ou mesmo computador.


Custos reduzidos


Como todo o processo é realizado de maneira eletrônica, não existe a necessidade de imprimir ou ter que se deslocar para retirar ou entregar documentos. Sendo assim, acontece uma considerável redução nos custos da empresa.

Ademais, ele ainda evita custos com reconhecimento de firma, realização de envios ou gastos com um espaço físico para armazenamentos.


Criação de vários documentos


Por último, mas igualmente relevante, é possível usar o certificado digital na assinatura de contratos digitais e em documentos de vários setores.

E ele ainda pode ser usado na criação de procurações eletrônicas. Esses documentos são utilizados para conceder a uma pessoa a permissão de realizar algo em nome do titular, tornando o processo ainda mais rápido.


Onde adquirir uma certificação digital?


A Identificação Digital é uma AR credenciada pelo SPC Brasil, ICP-Brasil e ITI, que trabalha em conjunto com a CDL São Paulo para oferecer certificações digitais seguras, eficientes e rápidas para as empresas.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o e-CPF e o e-CNPJ. E eles podem ser adquiridos de maneira bem simples para serem utilizados o mais breve possível.

Para conferir todas as informações, serviços ou produtos oferecidos, basta acessar o site da Identificação Digital.


Chegamos ao final desse conteúdo e esperamos que ele tenha ajudado você a entender melhor o que é e como funciona o Certificado Digital, além da sua relevância para os negócios.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *