BLOG-MULHER-PESSOAS

A Análise de Crédito é essencial para o bem-estar de uma empresa, pois esse é um processo extremamente importante para se conseguir bons negócios e evitar os famosos calotes.

Quando se realiza uma boa análise de crédito, você evita que diversos transtornos aconteçam em seu cotidiano, como aumento do índice de inadimplência, baixo fluxo de caixa, aumento do número de cobranças.

Pense que ao chegar no nível de realizar mais cobranças, você coloca em risco o bom relacionamento com seu cliente, já que a maioria dos consumidores não gostam de ser cobrada e gostam menos ainda de receber aquelas mensagens genéricas, encaminhadas em massa.

E como a sua empresa pode evitar tudo isso? Realizando boas análises de crédito!

Como esse é um tema recorrente para muitos empreendedores, resolvemos fazer alguns conteúdos para melhorar a compreensão desse processo. Para começar, nesse post vamos explicar o que é e qual a importância de se realizar análises de crédito.

Ficou interessado? Então continue a leitura com a gente!

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo realizado por empresas, em que é verificado se o cliente vai ter condições de arcar com o compromisso que ele assumiu, pois, ao analisar o crédito, é possível identificar o perfil desse cliente usando informações básicas e financeiras.

Todas essas informações, verificações e análises permitem que a empresa possa estipular um valor mínimo de compra, a taxa de juros que poderá ser aplicada e o prazo de pagamento, por exemplo.

E, a análise, pode ser realizada quando o cliente é uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, pois empresas também precisam passar por esse processo ao solicitar crédito.

Seja qual for o seu cliente, é muito importante que o processo seja concluído para acordar o negócio e manter um relacionamento saudável entre empresa e cliente.

Por que a análise de crédito é tão importante?

Esse processo é primordial para que a sua empresa não caia em fraudes, calotes, falcatruas, já que essa análise permite identificar os riscos contidos em negociações.

Então, podemos afirmar que a análise de crédito é fundamental para o bem-estar da sua empresa, pois ela auxilia na sua decisão de abertura de crédito, deixando suas transações mais seguras e com menor probabilidade de inadimplência.

Para que tudo isso seja possível, são usados diversos critérios e pontuações diferentes, que tornam possível a identificação potencial de um cliente se tornar inadimplente ao longo do tempo.

Quando a sua empresa faz uso adequado desse processo, ela só tem a ganhar. Por isso, resolvemos listar 3 benefícios conquistados ao realizar uma boa análise de crédito. Confira:

1 – Diminuição de inadimplentes

Quando a sua empresa faz uma análise de crédito eficiente, ela conta com uma ferramenta chamada score, ou seja, uma pontuação que permite analisar o risco desse cliente ficar inadimplente ao longo do tempo. Essa pontuação varia de 0 a 1000, sendo 0 o pior e 1000 nível de excelência.

Sendo assim, se você for analisar um consumidor e o resultado dessa pontuação for considerada ruim, maior será a probabilidade da sua empresa não receber o pagamento, visto que esse cliente está sendo considerado um mau pagador.

Portanto, a análise de crédito é um processo confiável, que traz maior segurança para a sua empresa, pois visa diminuir os riscos de um cliente se tornar inadimplente. Vamos combinar que esse é um grande benefício, não é mesmo?!

2 – Estabilidade em seu fluxo de caixa

Tudo vai bem, quando o fluxo de caixa está bem, visto que ele mostra como está a saúde financeira do seu negócio. Quando analisado por determinado período, a sua empresa consegue ver quanto entrará e quanto será gasto com despesas.

Mas onde entra a análise de crédito? Quando a sua empresa trabalha bem a análise de crédito, consegue-se identificar os clientes que possuem maiores chances de ficarem inadimplentes e, com isto, você deixa de conceder crédito aos mesmos, ou seja, garante um fluxo de caixa saudável.

Mas vamos dizer que a sua empresa deixe a análise de lado. O seu negócio concedeu crédito para vários clientes e espera receber uma certa quantia, porém alguns desses clientes deixaram de fazer o pagamento e ficaram inadimplentes. Sendo assim, a conta não fecha e o fluxo de caixa fica comprometido, deixando a sua empresa em uma situação complicada.

E o que pode acontecer depois de um certo tempo? O efeito bola de neve, onde talvez seja necessário realizar empréstimos, financiamentos e o que for preciso para que a sua empresa não chegue à falência.

3 – Negociações mais seguras

Conhecimento nunca é demais e poder conhecer os seus clientes é algo fundamental para o sucesso da sua empresa. E mais uma vez, a análise de crédito é importante nesse momento, porque ela vai permitir que vendas a prazo sejam aprovadas com segurança, de maneira confiável.

Ao eliminar os riscos de inadimplência, tendo uma carteira de clientes considerados bons pagadores, o seu negócio pode estreitar o elo de relacionamento com eles e aproveitar as oportunidades que vão surgir, como conceder crédito mais vezes, taxas de juros mais baixas, entre outras.

Tudo isso para que ambos sejam beneficiados, pois ao conceder vantagens aos bons pagadores, a sua empresa fideliza mais, vende muito mais e passa longe dos famosos calotes.

Como a minha empresa tem acesso a análise de crédito?

A CDL São Paulo, em conjunto com o SPC Brasil, conta com a estrutura necessária para que a sua empresa possa realizar análises mais seguras e eficientes, pois dispõe da maior base de dados da América Latina e do compartilhamento de informações dos mais de 450 mil associados.

Preencha os campos abaixo para receber mais informações sobre as nossas Consultas de Crédito