Prepare a sua empresa para um novo ano

Preparar a sua empresa para um novo ano é fácil ou desafiador?

Pergunto isso porque, no final do ano, muitos empreendedores sentem aquele desejo de alcançar novas metas e de superar desafios. Mas, para que isso aconteça da maneira correta, você, como um bom gestor, precisa ter um planejamento da sua empresa, que leve a mesma a conquistar excelentes resultados.

Sendo assim, vou te mostrar alguns fatores que precisam ser incluídos em seu planejamento para que, ao longo de 2022, tudo corra bem. Vamos lá?

# Fluxo de caixa

Para que o negócio esteja bem, o fluxo de caixa deve estar bem também. E, por isso, é importante encerrar este ano com um balanço geral para analisar melhor o que ainda virá, separar corretamente os valores do seu caixa, despesas, estoque e investimentos.

Além do mais, é preciso ter as entradas e saídas bem organizadas, pois são elas que darão as previsões de riscos, de estratégias que você pode utilizar, como promoções. Dispor de capital de giro para manter a saúde do negócio e estar com as contas em dia é essencial para você que deseja trabalhar com números de resultados e planejamento.

Também existe outro fator que precisa ser considerado, o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Ele apresenta as depreciações e a visibilidade do seu negócio, prevendo a margem vital para cobrir despesas de operações, e deve ser analisado regularmente.

Indicação de conteúdo: como manter a organização financeira da sua empresa.

# Vendas

Outro fator que deve ser considerado é a projeção das vendas e das entradas todos os meses, além de realizar cobranças para reduzir os índices de inadimplência. Considere criar uma planilha com seus clientes e até potenciais clientes, com seus tíquetes médios consumidos, para analisar como foi o ano e traçar as metas de 2022.

E não se esqueça de definir ações para os seus colaboradores, realizar a atualização dos preços de seus produtos ou serviços, descontos e definir qual será o investimento necessário para marketing. Claro que as datas sazonais também devem ser inseridas no seu planejamento, levando em consideração se nesses períodos há aumento ou perda de vendas.

# Marketing

Para preparar a sua empresa para um novo ano é muito importante pensar no marketing do seu negócio. Afinal, esse é o momento de testar novos canais de vendas, uma nova régua de comunicação. Mas, claro, sempre avaliando o mercado atual para conduzir suas estratégias e atrair novos clientes.

Para que isso seja executado de maneira eficiente, é preciso analisar os pontos fortes e fracos, avaliando as ameaças e as oportunidades da sua empresa.

Desse modo, considere utilizar cada vez mais as redes sociais do seu negócio para manter seus consumidores informados. Estabeleça um vínculo com eles, visto que esse é um meio de comunicação dinâmico e que atinge facilmente mais pessoas.

Contudo, quando se trata de redes sociais, é importante estabelecer um planejamento para gestão de crises. Isso porque as pessoas podem utilizar esse meio para realizar reclamações, pedir ajuda com os pedidos. O lado positivo dessa interação é que a sua marca pode ver isso como uma possibilidade de oferecer ótimos atendimentos e estabelecer uma relação mais próxima para que a sua empresa seja uma referência positiva.

#Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho novo ou com novidades ajuda a preparar a sua empresa para novos desafios, sabia? Ele contribui com a motivação dos seus colaboradores, traz um “ar” de novidade e de positividade.

Aproveite esse momento de mudanças para contar com as sugestões das suas equipes, fazendo com que eles se tornem parte de todo esse processo.

# Tecnologia

Já que o tema principal é preparar a sua empresa para 2022, a sua empresa precisa aproveitar esse momento para investir em tecnologia. Isso porque as empresas que não se desenvolvem nesse setor acabam sendo ultrapassadas por seus concorrentes e, consequentemente, afetadas pela perda de clientes.

Então, para manter a saúde financeira do seu negócio, o atingimento de metas em faturamento e outros bons resultados, você precisa investir em soluções que ajudem a manter o setor de crédito e cobrança em ordem. E a CDL São Paulo, em parceria com o SPC Brasil, oferece isso e muito mais.

São soluções voltadas para o seu tipo de negócio, para que você possa vender com mais segurança e cobrar facilmente seus clientes.

Ficou interessado? Então acesse a área de Soluções e Serviços para conferir como a CDL São Paulo pode te ajudar a conseguir ótimos resultados nesse novo ano.

Agora que você já conheceu os fatores principais para preparar a sua empresa para 2022, realize um bom planejamento para conquistar bons resultados nesse ano que virá e nos próximos.

E, caso queira receber mais conteúdos como esse no seu e-mail, não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente!