Credito-CDL

Uma boa análise de crédito é capaz de transformar a sua empresa. Mas você sabe o motivo?

Quando falamos de gestão financeira, a inadimplência é um dos temas mais difíceis. Isso porque quando os valores envolvidos em transações são altos, o assunto fica ainda mais sensível para uma empresa, pois, no final das contas, quanto maior for o débito, maior o risco do seu negócio poder chegar à falência.

Então o que se deve fazer para evitar essa situação? Você precisa dar mais atenção para análise de crédito dos seus clientes!

E, por isso, vamos te mostrar como fazer a análise de crédito de um cliente de maneira eficiente para o seu negócio. Veja só!


Analise se existem restrições no CPF ou CNPJ


O primeiro passo para uma análise de crédito eficiente está em verificar se existem restrições no CPF ou CNPJ do seu cliente. E caso tenham dívidas pendentes e que não tenham nenhum tipo de acordo, saiba que elas estarão acompanhadas de seus bloqueios.

Desse modo, é essencial que durante esse passo seja verificado qual é o histórico de restrições que estão associados a esse cliente (pessoa física ou pessoa jurídica). Portanto, se nos pagamentos realizados anteriormente constar atrasos constantes, existe uma grande chance desse padrão se repetir com a sua empresa.

Logo, é necessário prestar muita atenção em consumidores que pagam com grandes atrasos, os que estão com pagamentos pendentes e negativados, ou seja, com o ‘nome sujo’.


Preste muita atenção na documentação que for apresentada


Não adianta seguir corretamente o passo descrito acima e não prestar atenção na documentação que o seu cliente está apresentando. Para que a análise de crédito dê certo, é preciso que a sua empresa tenha um protocolo de verificação muito bem estabelecido e que o mesmo seja seguido corretamente por seus colaboradores.

Afinal, a falta de atenção e o improviso são dois fatores que não condizem com o processo rigoroso de uma análise de crédito. Por isso, para garantir que tudo seja feito de maneira adequada, é essencial estabelecer períodos de monitoramento em relação ao andamento dos processos.

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Personalize o perfil de crédito do seu consumidor


O princípio deste tópico é: quanto mais informações a sua empresa tem de um cliente, mais preciso será o perfil financeiro. Logo, a taxa de erros associados ao potencial crédito será menor.

Todas essas informações serão muito relevantes para estabelecer qual será a política de crédito utilizada em cada caso. E, nessa perspectiva, é essencial ressaltar que existem diversas maneiras e critérios para se conceder crédito.

Isso quer dizer que cabe ao seu negócio definir alguns critérios. Antes de estabelecer uma concessão de crédito, a sua empresa deve considerar quais são as metas e objetivos, somados as expetativas do seu público-alvo.

Isto significa que não basta apenas administrar o cadastro dos seus consumidores e adquirir ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar a análise de crédito. Também não é suficiente regularizar as consultas sobre as restrições que forem impostas aos clientes.

Sendo assim, ao determinar um perfil para análise e concessão de crédito, o seu negócio deve ter uma certa estabilidade, já que esses processos precisam estar alinhados às expectativas e estratégias de vendas.

A principal função da análise consiste em reduzir ou eliminar os riscos de inadimplência. Porém, se a política adotada for muito rigorosa, a sua empresa pode acabar sendo afetada de maneira negativa, comprometendo a atração de prospects (possíveis clientes) e conversão em vendas.

Dessa maneira, a melhor solução para esse problema está em customizar as análises, pois, realmente, existem grupos de pessoas com comportamentos bem parecidos. Contudo, realizar análises individuais proporcionam resoluções mais propícias para todas as situações.

Logo, as medidas que serão utilizadas durante uma análise personalizada podem ser diversos. Como principais podemos citar o tempo necessário para o pagamento final e o valor do contrato.

Além disso, como falamos lá no início desse texto, os valores mais altos aumentam a margem de risco de ocorrerem atrasos nos pagamentos. Já os critérios adotados para valores menores podem ser mais flexíveis, contanto que o consumidor apresente um bom histórico financeiro.

Lembrando que a sua empresa deve contar com outras informações para ter uma análise de crédito bem completa e eficiente, como o score de crédito e o cadastro positivo.

Indicação de conteúdo – Automação de processos: qual é o impacto para o meu negócio.


Conte com a tecnologia para facilitar os processos da análise de crédito


O grande objetivo de uma análise de crédito está em observar a tendência comportamental de um cliente com relação ao pagamento das duas dívidas. E para realizar adequadamente esse procedimento, é necessário que o seu negócio tenha uma noção exata de qual é a condição econômica de cada consumidor.

Tudo isso é importante para que a sua empresa possa planejar o fluxo de caixa, mantendo um bom capital de giro, além de poder seguir à risca o planejamento estratégico.

Os procedimentos que foram citados podem ser realizados de maneira mais intuitiva, dinâmica e rápida. E, para isso, existem várias ferramentas de alta tecnologia que vão contribuir muito com as análises de crédito.

Ao utilizar essas ferramentas em sua empresa, será perceptível a aceleração dos processos e a redução das chances de acontecerem falhas humanas. Além do mais, conforme o nível de inteligência do sistema escolhido, o seu negócio acaba economizando em diversos recursos financeiros.

Em razão disso, vamos te mostrar duas das tecnologias mais utilizadas ultimamente:


1 – Machine Learning


Com o machine learning a empresa passa a ter à disposição dela uma máquina que aprende, conforme a experiência registrada por ela. Dessa maneira, o sistema faz avaliações de forma contínua e minuciosa sobre o potencial de crédito dos consumidores.

Essa ferramenta torna as análises de crédito mais ágeis, ajuda a perfeiçoar as políticas de crédito aplicadas pela empresa e otimizam o tempo dos seus colaboradores. Além de tudo isso, ela ainda contribui no aprimoramento da integração entre os dados obtidos nas análises e as informações relacionadas ao seu time de vendas.


2 – Business Intelligence


Uma empresa deve pensar sempre em otimizar potencialmente os processos atrelados a avaliação de crédito de um cliente. Por isso, o melhor a se fazer é adquirir um sistema de business intelligence.

Esse método aumenta, de maneira considerável, o poder de análise preditiva, mostrando um risco característico atrelado a cada concessão de crédito. Em caso de algum sinal de fraude, ele será avaliado pelo sistema de maneira automática, por exemplo.

Mas não é só isso! Essa ferramenta permite que sejam criados mecanismos que atribuam uma determinada pontuação para cada cliente. Ou seja, a partir desse score e de outras informações de um cliente, o sistema faz o cálculo de qual é o risco dele se tornar inadimplente.

E o business intelligence também considera os valores específicos às transações. Com isso, ele torna o processo de tomada de decisão ainda mais rápido e preciso.

Um bom exemplo de sistema que conta com alta tecnologia é o Sales Insignts, uma solução de dados que permite customizar modelos de score, análises preditivas e comportamentais. Além do mais, permite que o seu negócio direcione melhor, otimize custos e aumente as taxas de sucesso na recuperação.

E o mais interessante é que essa solução de dados é resultado da Salesbox, uma Joint Venture da CDL SP/SPC Brasil e Ibope DTM.  

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essa tecnologia, as facilidades e vantagens que ela traz para o seu negócio? Então acesse agora mesmo a página cobrança facilitada de clientes!

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