Negativar-CDL

A negativação de clientes é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que desejam recuperar dívidas, reduzindo seus inadimplentes.

Isso porque a cobrança de clientes pode se transformar em um processo bem desgastante e, muitas vezes, acabar sendo complexo demais para o empreendedor que vai ficar sem receber pelo produto vendido ou serviço prestado.

Logo, uma das ações que acabam gerando mais resultados é a inclusão dos devedores em uma ‘lista de maus pagadores’, ou seja, a negativação desses consumidores. Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é negativar um cliente, como funciona.

E, por isso, vamos te ajudar a entender mais sobre o assunto respondendo as 7 dúvidas mais comuns sobre o processo de negativação de clientes. Vamos lá?

O que é a negativação de clientes?

A negativação de clientes é um processo de cobrança de dívidas, permitido apenas para empresas. Quando a empresa opta por utilizar essa ferramenta, o nome do devedor é inserido em um órgão de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, evitando que essa pessoa inadimplente contrate novos financiamentos ou empréstimos, por exemplo, até a quitação da dívida pendente.

E, assim que a empresa faz a solicitação de inclusão do nome na lista de negativados, o órgão de proteção ao crédito responsável realiza o envio de uma carta ao consumidor para informar a situação. A partir dessa notificação, o cliente tem alguns dias para pagar os valores pendentes. Caso ele não realize o pagamento, seu nome fica ‘sujo’.

Além do mais, esse procedimento está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Ele pode ser utilizado para incluir, na lista de inadimplentes, as dívidas vencidas e que não foram pagas, que estejam atreladas a um CPF ou CNPJ, com prazo máximo de 05 anos.

Mas por que negativar um cliente?

A negativação de clientes aumenta as chances de recebimento, mas essa não é a única vantagem de se realizar esse processo.

Isso porque o hábito de negativação traz, também, benefícios para outras empresas que fazem consultas nos órgãos de proteção para tomar a decisão de conceder crédito ou não para um cliente.

E, quando um mau pagador tem o seu nome em uma lista de inadimplentes, as empresas podem se preservar de realizar negócios, evitando fraudes.

Posso negativar um cliente por quais motivos?

Nesse tópico temos duas perguntas recorrentes: por quais motivos posso negativar um cliente e o que pode ser negativado.

Então, conheça as principais opções pelas quais os consumidores podem ser negativados:

– Dívidas antigas, que ainda não completaram 05 anos;
– Notas promissórias;
– Títulos protestados em cartório ou não;
– Duplicatas;
– Boletos bancários;
– Contratos;
– Mensalidades escolares;
– Taxas condominiais;
– Aluguéis;
– Letras de câmbio;
– Notas fiscais;
– Cheques sem fundos e que foram devolvidos.

Como faço para negativar um cliente?

Você pode contar com o SPC Brasil para solicitar a negativação de um cliente. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso que a sua empresa tenha uma associação com o órgão através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Caso você seja de São Paulo, a CDL SP pode te ajudar! Você só precisa acessar a página cobrança facilitada e preencher o formulário. Logo, um dos consultores entrará em contato para que você tenha mais informações sobre se tornar um associado e realizar a negativação de clientes.

Posso fazer a negativação de clientes depois de quantos dias de atraso no pagamento?

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não estipula um prazo mínimo para que o empreendedor seja autorizado a incluir o nome de um cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, se a dívida de um cliente estiver com o pagamento atrasado há um dia, ele já pode ser inserido na lista de devedores.

Contudo, as empresas costumam esperar, normalmente, 30 dias ou mais para solicitar a inclusão. Esse prazo faz parte de uma política de bom relacionamento, já que muitas pessoas, e empresas, costumam pagar as suas dívidas com atrasos pequenos.

O que acontece depois da negativação de clientes?

Depois de utilizar essa ferramenta de cobrança, espera-se que o consumidor realize o pagamento do valor pendente ou entre em contato com a empresa para negociar. E, caso a dívida seja paga, em parcelas ou totalmente, a empresa tem o dever de seguir um protocolo para retirar o nome do cliente da lista de devedores.

Quando o cliente quita a dívida, quanto tempo o credor tem para tirar o nome dele do cadastro de inadimplentes?

O credor deve solicitar em até 05 dias, contados da data do efetivo pagamento, a exclusão do nome do devedor dos serviços de proteção ao crédito. Caso contrário, corre o risco de responder por dano moral. Então fique atento!

O que você achou dessas 7 perguntas? Respondemos todas as suas dúvidas? Conta para gente nos comentários se esquecemos de alguma pergunta que seja importante sobre negativação de clientes. E fique atento que logo mais teremos mais conteúdos sobre o assunto.