CREDITO-PANDEMIA

Analisar crédito, atualmente, se tornou primordial para as empresas, seja o seu negócio de grande porte ou mesmo PME. Isso porque, com a chegada da pandemia pela Covid-19, um cenário de muitas incertezas foi instaurado, com consequências que ainda não podem ser mensuradas, e por isso, se tornou ainda mais importante saber com quem a sua empresa está estabelecendo um vínculo comercial.

Com a chegada do vírus, foi necessário adotar medidas e ações rápidas para sobreviver em meio ao caos econômico instaurado. Com isso, houve a necessidade de rever alguns processos utilizados pelas organizações, sendo a área mais revisitada a de medidas para análise de crédito.

Sendo assim, o que era necessário para conceder crédito aos clientes vai acabar sofrendo influências dos novos hábitos de consumo das pessoas e dos novos meios de transações. E esse novo cenário deu origem a um grande questionamento para os empreendedores: como analisar crédito nos tempos atuais de pandemia, onde o cenário é incerto e os riscos altíssimos?

Para ajudar a descomplicar esse tema, preparamos esse conteúdo com tópicos essenciais, que vão ajudar o seu negócio a passar por esse período com maior facilidade. Confira!


Análise de crédito em tempos incertos


A análise de crédito é um processo realizado por empresas, em que é verificado se o cliente vai ter condições de arcar com o compromisso que ele assumiu, pois, ao analisar o crédito, é possível identificar o perfil desse cliente usando informações básicas e financeiras.

E, a análise, pode ser realizada quando o cliente é uma pessoa física ou jurídica, pois empresas também precisam passar por esse processo ao solicitar crédito.

Dessa forma, para que o processo seja realizado de maneira segura, é preciso que você conheça o seu negócio muito bem, compreendendo o setor de atuação onde está inserido e os diversos fatores que acabam influenciando esse meio.

Tudo isso será muito importante, uma vez que a concessão de crédito necessita de uma análise assertiva, das informações dos solicitantes, que traga mais agilidade para o fluxo e que seja coerente.

Em tempos incertos, de crise ou grande pressão sazonal, esses dois fatores acabam se tornam ainda mais necessários.

Afinal, com o fechamento de muitos estabelecimentos, mesmo que por algum período, e da economia instável, não demora muito para que seja notado um grande aumento de solicitações de crédito. O que, consequentemente, vai exigir das empresas análises mais precisas.


Score de Crédito e Cadastro Positivo são fundamentais para analisar crédito


Nesse cenário de crise, ficou ainda mais visível a necessidade de conhecer muito bem os clientes que se relacionam com o seu negócio, além de contar com informações que ajudem a sua empresa a tomar decisões e elaborar estratégias eficientes. Por isso, a utilização do score e do cadastro positivo são indispensáveis para a sua empresa.


Score de Crédito


score de crédito é uma das ferramentas mais eficazes e que ajudam o seu negócio a vender mais e de maneira segura. Ele, de maneira geral, ajuda a potencializar a sua análise, permitindo que você saiba se um cliente é considerado um bom ou um mau pagador.

Com a ajuda do score, você consegue verificar o comportamento financeiro de uma pessoa, ou empresa, através de uma pontuação. Quanto maior a pontuação, maiores as chances desse cliente realizar o pagamento do seu produto vendido ou serviço prestado.

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Cadastro Positivo


Utilizando o histórico de pagamento positivo, a sua empresa conhece, no detalhe, os hábitos de pagamento dos seus clientes.

Portanto, você vai poder analisar o comprometimento de pagamento dos consumidores nos últimos 12 meses, baseados em informações do histórico e das empresas com que a renda do consumidor já está comprometida.

Além do mais, o cadastro positivo permite consultar de forma mais clara, objetiva e detalhada o consumo e histórico de crédito, entre outras informações que podem ser muito úteis para analisar crédito.

Para mais informações sobre essas soluções, oferecidas pela CDL São Paulo em conjunto com o SPC Brasil, acesse a página venda mais com segurança e preencha o formulário.


Mas como analisar crédito nos tempos atuais de pandemia?


Como já mencionamos acima, uma análise de crédito, considerada eficiente, precisa avaliar todas as informações do cliente. Contudo, não se resume apenas a isso, pois também é necessário conhecer o comportamento dele perante o mercado, avaliar a sua capacidade financeira e entender como ele lida com prazos.

Logo, existem três pontos que precisam ser considerados pelo seu negócio, uma vez que eles serão essenciais para analisar crédito diante da pandemia:


Conhecimento da sua base de clientes


Analisar crédito não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Essa tarefa requer um conhecimento amplo sobre os seus clientes e, por isso, é fundamental que o seu negócio conte com uma boa base de dados. Isso porque é ela quem vai ajudar a estabelecer um modelo, uma finalidade e para quem conceder crédito.

Utilizando todas essas informações da maneira adequada, será possível antecipar e compreender os hábitos e as preferências dos seus consumidores.

Sem uma boa base de dados, pode acontecer do seu negócio perder grandes oportunidades, já que não haverá uma análise de crédito justa e nem assertiva para a sua empresa.


Estratégias alinhadas com o seu negócio


A política de crédito da sua empresa vai precisar ser personalizada, pois diante de tantas mudanças, utilizar fatores generalizados não vão contribuir com as necessidades atuais e muito menos com o desenvolvimento do seu negócio.

Por isso, alinhe as expectativas, os insumos que a sua empresa tem disponíveis e as estratégias a fim de não perder oportunidades e de otimizar seus recursos. Esse é o momento de repensar e ponderar o que for melhor para a sua organização.


Atualização de ferramentas e dados para analisar crédito


Com a pandemia, esse se tornou um ponto muito relevante para analisar crédito, já que a atualização se torna essencial nesse necessário instável. E, por esse motivo, contar com ferramentas e dados sempre atualizados se tornou um enorme diferencial perante a concorrência.

Portanto, a sua empresa precisa ter a disposição ferramentas que contem com atualizações em tempo real e que sejam adequadas ao seu negócio, pois contar com esse tipo de tecnologia e inteligência de dados são essenciais para tornar o processo de análise mais ágil e eficiente.

E, além de tudo isso, é relevante se atentar a qualidade das informações que são usadas nesse processo e o seu nível de atualização, já que são eles que vão ajudar a eliminar os riscos e manter a boa saúde financeira da sua empresa.

Chegamos ao final deste post e esperamos que ele ajude a sua empresa a analisar crédito de uma maneira mais assertiva, segura e ágil diante da pandemia, com esse cenário tão incerto.

E qualquer dúvida que você tenha sobre soluções de crédito, seja para análise de pessoa física ou jurídica, cadastro positivo ou score, entre em contato com a CDL São Paulo, pois, com certeza, ela poderá te ajudar.

Autora: Aline Oliveira
Co-autor: Mauricio Oliveira

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