5 dicas para atrair novos clientes

Atrair novos clientes é um grande desafio para a maioria dos gestores, mas é especialmente mais complicado para empresas de pequeno e médio porte, mais conhecidas como PMEs.

Diante dessa dificuldade, é muito comum as pessoas acharem que existe uma ação milagrosa que ajuda a conquistar muitos consumidores de uma hora para outra. Já aviso que, se alguém prometeu isso para você, é mentira.

A verdade é que existem uma série de fatores que, trabalhando em conjunto, conseguem fazer com que mais cliente sejam ‘levados’ a consumir seus produtos ou serviços. Para isso, é necessário entender como funciona o mercado atual, qual é processo de tomada de decisão dos seus clientes e compreender como impactá-los.

Então não precisa se desesperar, caso esse seja o problema da sua empresa, pois vou te contar 5 dicas que você deve utilizar para conseguir atrair novos clientes. Confira!

#1 Utilize a persona certa para atrair novos clientes

Um erro muito comum é acreditar que o seu produto/serviço vai impactar todas as pessoas ao mesmo tempo. Na verdade, você precisa entender qual é a hora e o momento certo para chamar a atenção das pessoas. É importante entender isso, já que não adianta você ter um produto incrível e a pessoa que recebeu seu material publicitário não precisar dele.

Caso a sua empresa não esteja vendendo como o previsto, pode ser que a mensagem ou a campanha não estejam sendo direcionadas para o público certo. E como saber que público é esse, não é mesmo?

Isso depende, e muito, do seu negócio e do produto ou serviço que você comercializa. Por isso, é essencial que você crie uma persona para cada tipo de serviço/produto que está disponível na sua empresa.

A persona nada mais é do que uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. Ou seja, um perfil fictício que descreve quem é o cliente certo para os produtos que você comercializa. Ele deve conter as dores dos consumidores, seus objetivos, obstáculos e, o mais importante, deixar implícito como a sua empresa pode ajudá-lo. Além do mais, é importante que ela tenha um nome, idade, profissão, estado civil, pois todas essas informações trazem mais realidade para as personas.

#2 Conte sempre com anúncios online

Esse poderia ser um conteúdo sobre erros comuns cometidos por empreendedores, já que eu vou precisar citar mais um deles: não utilizar os anúncios online. Quantas vezes você foi impactado por panfletos entregues? Arrisco afirmar que quase nenhuma, pois a maioria das pessoas joga fora ou esquece dentro do carro.

Todos os dias somos extremamente impactados por links patrocinados. Isso porque estamos procurando e analisando coisas o tempo inteiro na internet.

Sendo assim, essa estratégia de marketing consiste em realizar anúncios tanto por sites de buscas, como o Google, quanto nas redes sociais utilizadas pela sua empresa. Esse tipo de ação aumenta a chance de atrair novos clientes, uma vez que esses anúncios serão entregues para as pessoas certas (sua persona).

#3 Esteja presente nas principais redes sociais

Por que não aproveitar os bilhões de usuários ativos das redes sociais para atrair novos clientes para a sua empresa?

Com toda a tecnologia que temos ao nosso dispor ficou muito mais fácil compartilhar conteúdos com as pessoas, seja de maneira orgânica ou paga. E o mais legal é que você tem a opção de escolher que tipo de publico será impactado com a sua mensagem, pois o poder de segmentação dessas redes é excelente.

Você pode utilizar as redes sociais com diferentes objetivos, como vender de maneira direta, impulsionar conteúdos ou mesmo conseguir leads para o setor de vendas. Além do mais, é muito comum utilizar esses canais para proporcionar um suporte em tempo real aos consumidores e para fidelização de clientes.

#4 Surpreenda seus clientes com promoções

Acredite, realizar promoções para os seus clientes atrai novos!

Porém, para que seja eficiente nesse sentido, sempre que realizar uma promoção, faça a divulgação para todos os seus consumidores e arrume um jeitinho de fazer com que essa informação se espelhe para os clientes em potencial, aqueles que ainda não compraram seus produtos ou serviços.

Um ponto de atenção nessa dica é que você precisa tomar um certo cuidado antes de realizar as promoções. Atente-se ao valor dos descontos para que ele não afete o seu fluxo de caixa de maneira negativa, já que o objetivo é lucrar e não ter prejuízos com a atração de novos clientes.

#5 Participe de eventos online e presenciais para atrair novos clientes

Essa última dica é uma das mais importantes para o momento em que estamos vivendo: o retorno presencial de eventos.

Aproveite essa oportunidade para participar de eventos e feiras que estejam de acordo com o nicho da sua empresa. Essa é uma das estratégias mais antigas e que ainda funcionam muito bem, pois trazem maior visibilidade.

Entretanto, não deixe de participar dos eventos que acontecem online, já que eles possuem baixo custo. Você pode participar como palestrante ou ser entrevistado como referência do seu ramo de atuação.

Não deixe essas chances de divulgação dos seus produtos ou serviços passarem despercebidas!

Chegamos ao final desse post e essas foram as 5 dicas que a sua empresa pode utilizar para atrair novos clientes e, assim, aumentar o faturamento, conseguir maior visibilidade e até fidelizar mais consumidores.