credito-cdl

As vendas a prazo são essenciais para a sua empresa, já que para se manter competitivo no mercado e ainda atender as exigências dos consumidores, você precisa ofertar diversas formas de pagamento, sendo a venda a prazo a mais utilizada e preferida pelos brasileiros.

Utilizar o cartão de crédito já se tornou um hábito para muitas pessoas, pois traz mais praticidade e maiores possibilidades. Mas, por outro lado, as empresas que permitem pagamentos por cartão de crédito precisam estar atentas a essa transação.

Mesmo o parcelamento contribuindo para o aumento das vendas, as empresas necessitam de maior controle e planejamento para que o caixa não seja afetado.

Sendo assim, resolvemos elaborar este conteúdo para que você possa entender como fazer vendas a prazo sem prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio. Continue a leitura para conferir!

Realize cadastros completos de seus clientes

Um cadastro completo de seus clientes vai ajudar a ter um melhor controle sobre as vendas a prazo e ainda funcionar como um perfil de risco. Faça um registro das principais informações dos seus consumidores, como débitos em aberto, atrasos consideráveis, telefones para contato, e-mail.

Todo esse processo vai ajudar na preservação do seu caixa, pois esses dados vão servir para que a sua empresa não conceda crédito para clientes inadimplentes.

E, se um dia for necessário cobrar um cliente, todas as informações já estarão disponíveis de uma maneira eficiente, fazendo com que as pessoas e os valores certos sejam cobrados.

Estipule um score de crédito aceitável e faça uso dos dados positivos

Analisar o score de crédito dos seus clientes é uma etapa essencial para a sua empresa, pois ela vai garantir uma venda a prazo com menores riscos. Contudo, neste último ano ficou bem complicado para os consumidores manterem o alto controle das suas dívidas.

Logo, mesmo a venda a prazo sendo ótima para maximizar as vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes, a sua empresa vai precisar ter um pouco mais de atenção sobre as pessoas que poderão comprar parcelado.

Uma ótima recomendação, neste caso, é de que a sua empresa estipule um score aceitável, ou seja, que tenha uma pontuação de médio para alto, e que, também, utilize o Cadastro Positivo para tornar todo esse processo muito mais eficiente, pois ele vai permitir que você conheça melhor os hábitos de consumo e de pegamento dos seus clientes.

Uma dica valiosa: A CDL SP oferece o melhor neste quesito para a sua empresa, pois ela conta com uma solução chamada Score + Positivo, que une os benefícios de ambos os produtos em um lugar só.

Confira essa solução de crédito!

Peça garantias sempre que puder

Quando uma pessoa solicita algum tipo de financiamento ou empréstimo, é comum as empresas pedirem garantias de pagamento. Com as vendas a prazo não precisa ser diferente, já que você pode adotar essa medida para reforçar a certeza de que vai receber o pagamento.

Veja alguns exemplos de garantias que podem ser solicitadas:

– 50% do valor como entrada para a compra;
– Algum comprovante de renda;
– Referências pessoais;
– Um período mínimo de carteira assinada;
– Não ser uma pessoa negativada, que tenha o ‘nome sujo’.

Pedindo garantias sempre que puder, em conjunto com uma boa análise de crédito, a sua empresa evita de realizar vendas parceladas para pessoas que não possuem condições de honrar os pagamentos. E, além disso, mantém preservado o capital de giro e o fluxo de caixa.

Conte com a tecnologia para controlar e gerir de maneira assertiva

Fazer uso da tecnologia é um dos maiores benefícios que a sua empresa pode ter, pois ela pode ajudar a ter um cadastro mais eficiente, registrar as informações extraídas das análises de crédito e ainda manter todos esses dados bem organizados para o dia a dia.

Contar com softwares é essencial para o seu negócio, pois é necessário manter tudo organizado e ainda permitir acesso, em tempo real, sobre parcelas que estão em dia, parcelas atrasadas, emissão de boletos, status das vendas por cartão de crédito.

Acredite, isso não é para trazer comodidade para as tarefas do financeiro, mas para trazer melhores resultados e ainda evitar que ocorram vendas a prazo de maneira errada.

Portanto, faço uso de uma boa plataforma que ajude a melhorar o seu processo de análise e registro de dados importantíssimos sobre seus clientes que estão inadimplentes, dos que estão propensos e dos que estão adimplentes também.

O SPC Brasil e a CDL SP podem ajudar a vender a prazo com mais segurança

O SPC Brasil e a CDL SP podem ajudar o seu negócio com soluções que ofereçam informações mais completas de clientes, consultas de pessoas físicas e pessoas jurídicas, score de crédito, cadastro positivo, confirmação cadastral e muito mais.

Os serviços disponíveis permitem que a sua empresa possa avaliar se um consumidor tem hábitos financeiros regrados ou conturbados, se ele está inadimplente com outras empresas.

E, mesmo que um cliente seja considerado excelente, é muito importante saber o histórico dele no mercado de crédito, pois isso permite identificar o potencial de se tornar inadimplente ao longo do tempo.

Afinal, todas essas ações, realizadas de maneira assertiva e com eficiência, podem ajudar o seu negócio a fazer mais vendas a prazo sem prejudicar o caixa.

Para receber mais informações sobre Consultas de Crédito, Score + Positivo, Confirmação Cadastral, preencha os campos abaixo.