SPC Brasil: saiba como funciona

O SPC Brasil está presente na vida das pessoas há muitos anos, sejam elas empresárias ou não. Mas você saberia me dizer o que ele faz, para que ele serve?

Alguns conhecem o SPC como uma empresa que realiza negativações, outros acham que ele serve para realizar consultas de CPF. Ambas estão certas, porém, ele oferece muitos outros serviços.

Sendo assim, resolvemos reunir os principais pontos sobre o SPC Brasil para que você possa entender o que ele é, como funciona e como ele ajuda pessoas e empresas. Vamos lá?

O SPC Brasil é um órgão

Você sabia que ele é um órgão? Pois é! O SPC Brasil é um órgão de proteção ao crédito que está em atuação há mais de 60 anos em nosso país.

Ele é o sistema de informações das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas), constituindo-se no maior banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país.

Através do SPC Brasil as empresas associadas têm acesso às informações de mais de 2.200 entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades do país. A capilaridade alcançada pelo SPC Brasil é a mais representativa do setor, reunindo informações do comércio nacional, desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro.

Atualmente fazem parte do cadastro aproximadamente 150 milhões de CPFs de todo o país, sendo eles inadimplentes ou adimplentes. E, hoje, 1,2 milhão de empresas associadas às CDLs em todo o Brasil usufruem de soluções que atendem a cada necessidade do ciclo de negócios das empresas, oferecidas através do SPC Brasil.

Um pouco da história do SPC Brasil

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi criado em 1955, época em que ainda não existia CPF e em que poucos brasileiros tinham acesso a bancos, cartões de crédito e cheques.

O primeiro passo foi dado por um grupo de empresários gaúchos, que se reuniu para trocar informações sobre os pagamentos de seus clientes. As centrais de dados dos primeiros SPCs armazenavam fichários com informações sobre os consumidores que compravam a prazo nas lojas e não pagavam.

O telefone ainda era vantagem de poucos e as consultas para vendas a prazo eram feitas presencialmente na central de informações. Por isso, toda vez que uma loja precisava consultar algum cliente para vender a prazo, era necessário que o comerciante mandasse alguém para checar se o nome da pessoa estava no fichário.

Nos anos 70, o investimento em infraestrutura em estradas fez com que as pessoas atravessassem grandes distâncias para fazer compras. Com isso, ocorre o crescente aumento de consultas ao SPC – que exigiu mais agilidade do processo – além da expansão do serviço para outras regiões. Surgiu, então, o Departamento de Atendimento aos SPCs, ligado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com a proposta de organizar os serviços em todo o Brasil.

Em outubro de 2000, foi criado o SPC Brasil, ligado ao Sistema CNDL – a mais antiga entidade representativa do comércio lojista, reunindo as Federações (representação local nos estados) e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (representação local nos municípios).

Fonte: https://cutt.ly/vEuDck7

Conheça os serviços oferecidos para empresas

O SPC Brasil oferece soluções para cada etapa do ciclo de negócios das empresas, como:

– Prospecção, divulgação e identificação de clientes;
Análise de crédito de pessoa física e jurídica;
– Gestão da carteira de clientes;
Cobrança e recuperação.

E muito mais!

Você pode saber mais sobre essas soluções em venda mais com segurança e cobrança facilitada de clientes.

O SPC também tem serviços para pessoas físicas

Um recurso oferecido gratuitamente para as pessoas é o aplicativo SPC Consumidor disponível para download gratuito na App Store e no Google Play. A consulta também poderá ser realizada pelo site da entidade, através do Portal do Consumidor.

Uma informação relevante sobre o aplicativo e o site é que ambos necessitam de um cadastro prévio. Ele será o responsável por manter os seus dados e todo o processo seguro.

Desde que o CPF de uma pessoa esteja cadastro na base de dados do SPC Brasil, ela conseguirá verificar se o nome está ‘sujo’, o valor da dívida, a data de vencimento e, caso a empresa disponibilize, também ficará à sua disposição os contatos da organização. Além disso, também é possível consultar a pontuação do score de crédito e o cadastro positivo.

Chegamos o final deste post e esperamos que ele tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre as funções e história do SPC Brasil. E, caso queira receber mais conteúdos como este, não se esqueça de se cadastrar gratuitamente em nossa Newsletter!