Valor-Cliente-CDL

Gerar valor para o cliente se tornou algo obrigatório para as empresas atualmente.

No passado, já tivemos o mercado voltado para os padrões e comportamentos sociais de consumo, onde o importante era focar em preço ou produto.

Porém, com as transformações que vivenciamos na sociedade, o maior acesso as informações e o conhecimento ampliado sobre os direitos dos consumidores, surge a necessidade de as empresas gerarem valor para os seus clientes.

Então, para ajudar você a compreender como a geração de valor funciona para os consumidores, listamos os tópicos mais relevantes sobre o tema. Veja só:


Mas porque a minha empresa precisa focar em estratégias para gerar valor aos clientes?


A grande pergunta de todo gestor é: por que a minha empresa precisa investir em práticas que vão gerar valor para os clientes?

O primeiro ponto a ser observado é que quando você percebe o que os seus consumidores esperam e consegue superar suas expetativas, a sua empresa ganha vantagens, que pode ser a satisfação, a vontade de comprar de novo ou utilizar seus serviços mais uma vez.

Já foi o tempo em que a maioria da população buscava preços reduzidos ou um produto que fosse bom. Hoje, as pessoas querem mais que isso, elas esperam uma relação com a marca onde exista uma troca, uma conexão.

Por isso, fatores como valores internos e postura diante de questões sociais, acabam desempenhando um papel importante, ajudando na decisão de compra. Logo, não basta apenas ser uma empresa transparente, mas sim, uma empresa que supre essas necessidades das pessoas em terem um relacionamento e de se sentirem representadas.

Portanto, gerar valor para o cliente se tornou necessário para que as organizações consigam atender a essa nova relação estabelecida com seus consumidores. E conseguir estabelecer esse tipo de elo, só gera benefícios, como um aumento muito significativo em receitas.

Além de tudo isso, investir em ações para gerar valor acabam resultando em:

– Grande diferenciação perante as outras empresas do mercado;

– Aumento da fidelização dos seus clientes;

Soluções que ajudam a sanar as dores dos seus consumidores;

– Destaque diante dos concorrentes.


No processo de vendas, como gerar valor para o cliente?


No processo de vendas, é muito importante prestar atenção nessas 5 etapas:


Etapa 1 – Prospectando


O importante nessa etapa é criar uma lista de prospects, ou seja, de pessoas que sejam possíveis clientes. Mas não é só isso, pois é essencial fazer essa lista com empresas ou pessoas que tenham o perfil compatível com seus serviços ou produtos.


Etapa 2 – Fazendo o primeiro contato


Alguns chamam de primeiro contato e outros de qualificação, mas essa etapa nada mais é do que um momento de investigação, onde não há intenção de vender. Portanto, esse é o momento em que é analisado se os contatos que estão na lista possuem chances de se tornarem clientes ou se serão descartados.

Leve em consideração a condição financeira, o poder de decisão e o interesse que essas pessoas demonstraram na sua empresa.


Etapa 3 – Realizando o acompanhamento


Depois de listar e analisar os perfis, chega o momento de realizar a primeira oferta. E, nesse momento, é necessário demonstrar as grandes vantagens dos seus produtos ou serviços, deixando bem claro como eles podem ajudar o seu potencial comprador.

Ponto importante: deixe para falar de preços e informações mais técnicas em outro momento, pois o foco é apenas demonstrar o valor para o cliente e como o seu produto/serviço pode ajudar ele a resolver um problema.

Após essa oferta, é preciso acompanhar esse cliente potencial, seja por ligações, e-mails ou WhatsApp. Somente lembre de não ser invasivo.

E caso esse relacionamento não evolua, retire o contato da sua lista e empenhe as suas ações nos que demonstrarem maior potencial.

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Etapa 4 – Negociando para fechar contratos


No caso de a etapa anterior gerar bons resultados, o próximo passo será a negociação, onde a conversa será em torno de preços, condições de compra, prazos. Só que nessa fase é preciso contar com um bom planejamento, onde deverão constar o que a sua empresa pode fazer para negociar, como parcelamentos, descontos, meios de pagamentos.

Assim, para finalizar a negociação e fechar uma nova venda, é sempre aconselhável ser receptivo e um ótimo ouvinte. É preciso entender muito bem as necessidades da pessoa para focar nas vantagens do seu produto, criando um ambiente favorável para o seu negócio.


Etapa 5 – Jamais esqueça o pós-venda


Muitas pessoas não dão importância ao pós-venda e aí não adianta nada seguir as etapas anteriores. O ciclo só estará completo quando acabar as 5 etapas.

Extremamente importante para gerar valor aos clientes, é nesse momento que se torna possível analisar todo o processo de vendas e saber de dados importantes através dos feedbacks. Ou seja, elogios são muito bons, mas críticas ajudam a melhorar o seu negócio, levando-o ao sucesso.

O resultado de um pós-venda bem executado é a compra recorrente dos seus consumidores. Não se esqueça disso!


Como gerar valor através de ações e estratégias?


Você ainda está se perguntando como gerar valor para o cliente, não é mesmo?

Depois de explicar os benefícios de se investir na geração de valor e como o processo de vendas pode contribuir para isso, vamos te mostrar algumas ações e estratégias bem importantes, que a sua empresa pode começar a adotar agora mesmo. Confira!


Foque no que o seu cliente precisa


A primeira coisa a se fazer é entender o seu cliente, compreender o que quer dizer valor para ele. Isso pode ser feito através do conhecimento das suas preferências, gostos, características, condições e outras informações que você considere relevantes.

Desse modo, você vai conseguir saber quais ações realizar para oferecer o seu produto e focar no que ele realmente precisa. Isso pode ser feito através de uma apresentação, materiais de apoio, vídeos explicativos, palestras. Enfim, são muitas as possibilidades para satisfazer o seu consumidor final.


Proporcione boas experiências aos seus clientes


Como mencionamos no início deste post, as pessoas estão em busca de novos relacionamentos de consumo com as marcas. Isso porque, hoje, elas procuram por experiências que tenham significado, que geram algo positivo entre cliente e empresa.

Dessa forma, em cada ponto de contato com o seu negócio, o consumidor tem que ter momentos bons, que façam ele se sentir bem, que gerem segurança e conforto. Isto é, as empresas que conseguem proporcionar essas boas experiências, acabam gerando mais valor.


Os feedbacks são a chave para o sucesso


Pois é, a opinião do seu cliente é a chave para o sucesso do seu negócio.

Mesmo muitas empresas ainda deixando de lado os feedbacks dos seus clientes, saiba que é através deles que você vai saber onde a sua empresa precisa melhorar e como atender às expectativas dos seus consumidores.

Afinal, analisar os feedbacks permite que você crie ações e estratégias mais focadas, pois você vai ter a resposta do que eles querem e vai poder direcionar melhor as estratégias.

E, por fim, não esqueça do seu cliente interno, já que é ele quem vai ajudar a sua empresa em todo esse processo.

Agora que você conhece as principais dicas e já sabe como gerar valor para o cliente, qual vai ser a primeira estratégia da sua empresa? Conte para gente nos comentários!

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