Organização-Financeira-CDL

A organização financeira precisa ser uma das grandes prioridades da sua empresa. Isso porque muitos gestores acreditam que o setor de vendas deve receber a atenção principal para poder gerar bons resultados, mas não é bem assim.

Antes de pensar em vender, é preciso entender que a organização das finanças serve como uma ferramenta de controle e ganha grande importância no processo de tomada de decisão. Sem essa organização, fica muito difícil ter algum controle sobre o caixa da empresa, sobre as contas a pagar e receber. E o resultado de tudo isso pode ser a falência do negócio.

Por esse motivo, é essencial fazer um planejamento financeiro organizado, que contenha objetivos, projeções e estratégias. E para que ele seja eficaz, os gestores também precisam controlar esse planejamento de maneira contínua, disciplinada e atenciosa. Tudo isso para que, no final, você possa ter resultados realistas e seguros para o seu negócio.

Então, para ajudar você a manter a organização financeira da sua empresa, listamos algumas dicas que podem ser bem úteis em todo o processo. Confira!


Faça um planejamento financeiro


Para que você não perca o foco, é preciso estipular orçamentos e estabelecer quais serão os objetivos, as metas, as projeções e as ações para deixar bem claro onde você quer chegar com a sua empresa.

E esse planejamento deve ser feito anualmente, e colocado em prática o quanto antes para poder gerar os resultados esperados.


Lembre-se que a organização financeira inclui pequenos gastos


Não é difícil você encontrar empresas que são negativadas por esquecerem de pagar uma conta de luz, por exemplo. Então é importante que os gastos menores do seu negócio tenham a mesma importância das grandes despesas.

Ambos devem ser acompanhados com cautela, registrados de maneira adequada e pagos sempre em dia.


Observe o seu fluxo de caixa


É extremamente importante observar as entradas e saídas, acompanhar bem de perto as previsões de futuras movimentações, já que o seu fluxo de caixa é a ferramenta mais relevante de uma empresa.

Através dele, você vai conseguir visualizar amplamente o seu negócio, analisar os ganhos, o que foi perdido e ainda administrar a movimentação financeira. Logo, para que você tenha uma organização financeira eficiente, é necessário executar essa tarefa com a maior frequência possível.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


Elimine os gastos que não são necessários em sua organização financeira


Realizando uma revisão em todos os processos da sua empresa, é possível identificar gastos que são desnecessários.

Para manter a organização financeira, estabeleça as prioridades e direcione o capital de acordo com o orçamento planejado. Faça análises contábeis, ações para ajustar os gastos e esforços gerenciais para que o seu negócio tenha lucros sem dificuldades.


Tenha sempre uma reserva


Não importa o tamanho da sua empresa, se ela é de grande porte ou é PME, tenha sempre uma quantia reservada.

Afinal, imprevistos sempre acontecem e você precisa estar preparado para essas situações. Caso contrário, você pode acabar tendo que recorrer a empréstimos, financiamentos e prejudicar o desenvolvimento do seu negócio.


Conte com a tecnologia para manter a organização financeira da sua empresa


Sempre que a sua empresa puder, invista em ferramentas com tecnologia que podem ajudar a melhorar os resultados. Existem softwares que contribuem em diversos processos e, com isso, o seu negócio conquista vários benefícios, como automatização de processos, acesso em tempo real, números precisos, maior segurança e muito mais.

Lembre-se sempre que softwares, que estejam de acordo com as necessidades da sua empresa, não estão na categoria de gastos, e sim na de investimentos.


Peça a ajuda de consultores, se for preciso


Ser organizado na vida pessoal já é complicado, imagina manter a organização financeira de uma empresa. Por isso, se for preciso, conte a ajuda de pessoas que são especialistas no assunto, que vão agregar conhecimento, facilitar processos, dar dicas.

Uma boa organização necessita de prática diária e demora um certo tempo para se tornar eficiente. Então comece deixando o ambiente de trabalho organizado, faça listas de prioridades, tenha alertas para não esquecer nenhum detalhe e crie essa cultura na sua empresa.


Falando em ajuda…


Falando em contar com ajuda de consultores, saiba que a CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, conta com consultores especialistas em soluções de crédito e cobrança.

Afinal, para se manter a organização financeira da sua empresa, você também precisa realizar boas análises de crédito para evitar a inadimplência, e contar com soluções de cobrança para aumentar o índice de recebimento.

Acesse a página venda mais com segurança e cobrança facilitada de clientes para saber que soluções são essas, como elas podem ajudar o seu negócio e muito mais!

Agora que você já conheceu algumas dicas para manter a organização financeira, faça uma lista das que já podem ser aplicadas no seu negócio. Com certeza, elas vão trazer melhores resultados para a sua empresa, além de tornar as tomadas de decisões mais precisas, seguras e eficientes.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *