Organização-Financeira-CDL

A organização financeira precisa ser uma das grandes prioridades da sua empresa. Isso porque muitos gestores acreditam que o setor de vendas deve receber a atenção principal para poder gerar bons resultados, mas não é bem assim.

Antes de pensar em vender, é preciso entender que a organização das finanças serve como uma ferramenta de controle e ganha grande importância no processo de tomada de decisão. Sem essa organização, fica muito difícil ter algum controle sobre o caixa da empresa, sobre as contas a pagar e receber. E o resultado de tudo isso pode ser a falência do negócio.

Por esse motivo, é essencial fazer um planejamento financeiro organizado, que contenha objetivos, projeções e estratégias. E para que ele seja eficaz, os gestores também precisam controlar esse planejamento de maneira contínua, disciplinada e atenciosa. Tudo isso para que, no final, você possa ter resultados realistas e seguros para o seu negócio.

Então, para ajudar você a manter a organização financeira da sua empresa, listamos algumas dicas que podem ser bem úteis em todo o processo. Confira!


Faça um planejamento financeiro


Para que você não perca o foco, é preciso estipular orçamentos e estabelecer quais serão os objetivos, as metas, as projeções e as ações para deixar bem claro onde você quer chegar com a sua empresa.

E esse planejamento deve ser feito anualmente, e colocado em prática o quanto antes para poder gerar os resultados esperados.


Lembre-se que a organização financeira inclui pequenos gastos


Não é difícil você encontrar empresas que são negativadas por esquecerem de pagar uma conta de luz, por exemplo. Então é importante que os gastos menores do seu negócio tenham a mesma importância das grandes despesas.

Ambos devem ser acompanhados com cautela, registrados de maneira adequada e pagos sempre em dia.


Observe o seu fluxo de caixa


É extremamente importante observar as entradas e saídas, acompanhar bem de perto as previsões de futuras movimentações, já que o seu fluxo de caixa é a ferramenta mais relevante de uma empresa.

Através dele, você vai conseguir visualizar amplamente o seu negócio, analisar os ganhos, o que foi perdido e ainda administrar a movimentação financeira. Logo, para que você tenha uma organização financeira eficiente, é necessário executar essa tarefa com a maior frequência possível.

banner de consulta horaizontal


Elimine os gastos que não são necessários em sua organização financeira


Realizando uma revisão em todos os processos da sua empresa, é possível identificar gastos que são desnecessários.

Para manter a organização financeira, estabeleça as prioridades e direcione o capital de acordo com o orçamento planejado. Faça análises contábeis, ações para ajustar os gastos e esforços gerenciais para que o seu negócio tenha lucros sem dificuldades.


Tenha sempre uma reserva


Não importa o tamanho da sua empresa, se ela é de grande porte ou é PME, tenha sempre uma quantia reservada.

Afinal, imprevistos sempre acontecem e você precisa estar preparado para essas situações. Caso contrário, você pode acabar tendo que recorrer a empréstimos, financiamentos e prejudicar o desenvolvimento do seu negócio.


Conte com a tecnologia para manter a organização financeira da sua empresa


Sempre que a sua empresa puder, invista em ferramentas com tecnologia que podem ajudar a melhorar os resultados. Existem softwares que contribuem em diversos processos e, com isso, o seu negócio conquista vários benefícios, como automatização de processos, acesso em tempo real, números precisos, maior segurança e muito mais.

Lembre-se sempre que softwares, que estejam de acordo com as necessidades da sua empresa, não estão na categoria de gastos, e sim na de investimentos.


Peça a ajuda de consultores, se for preciso


Ser organizado na vida pessoal já é complicado, imagina manter a organização financeira de uma empresa. Por isso, se for preciso, conte a ajuda de pessoas que são especialistas no assunto, que vão agregar conhecimento, facilitar processos, dar dicas.

Uma boa organização necessita de prática diária e demora um certo tempo para se tornar eficiente. Então comece deixando o ambiente de trabalho organizado, faça listas de prioridades, tenha alertas para não esquecer nenhum detalhe e crie essa cultura na sua empresa.


Falando em ajuda…


Falando em contar com ajuda de consultores, saiba que a CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, conta com consultores especialistas em soluções de crédito e cobrança.

Afinal, para se manter a organização financeira da sua empresa, você também precisa realizar boas análises de crédito para evitar a inadimplência, e contar com soluções de cobrança para aumentar o índice de recebimento.

Acesse a página venda mais com segurança e cobrança facilitada de clientes para saber que soluções são essas, como elas podem ajudar o seu negócio e muito mais!

Agora que você já conheceu algumas dicas para manter a organização financeira, faça uma lista das que já podem ser aplicadas no seu negócio. Com certeza, elas vão trazer melhores resultados para a sua empresa, além de tornar as tomadas de decisões mais precisas, seguras e eficientes.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *