Relacionamento - CDL

O Dia do Cliente é só no dia 15 de setembro, mas não é somente nessa data que você precisa ter um bom relacionamento com o seu consumidor, não é mesmo?

Os seus consumidores merecem atenção o ano inteiro, sendo uma obrigação do seu negócio tratá-los muito bem e atendê-los melhor ainda. E se engana quem pensa que esse é um dever apenas de PMEs (pequenas e médias empresas), pois se trata de uma obrigação de todos os negócios.

Por esse motivo, vamos te mostrar 5 ações que a sua empresa pode realizar para manter um bom relacionamento com os seus consumidores todos os dias. Continue a leitura para conferir todas elas!

1 – Entenda as necessidades do seu cliente

Antes de pensar nas ações possíveis, você precisa entender as necessidades do seu cliente.

Essa etapa é muito importante, já que ela vai ajudar a criar soluções eficientes e proporcionar um melhor direcionamento dos seus produtos e serviços, como oferecer diferenciais competitivos de ofertas para o seu público-alvo.

Além disso, você pode realizar ações personalizadas para fazer com o que o seu cliente veja que você está pensando nele como um indivíduo, oferecendo produtos ou serviços que ele realmente deseja, incluindo até descontos especiais.

2 – Realize treinamentos para os seus funcionários

O seu time precisa interagir para impressionar positivamente seus clientes. Quando essa interação acontece e o resultado é positivo, você acaba gerando um sentimento bom. Isso faz com que os seus clientes queiram voltar a comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.

Por isso é tão importante ter uma equipe bem preparada para todas as situações. Por exemplo: tirar uma dúvida, saber sobre informações técnicas, conhecer o estoque ou mesmo trabalhar com sistemas digitais de pagamento.

Tudo isso vai contribuir para que seus consumidores tenham uma boa experiência e despertem o desejo de sempre retornar ao seu estabelecimento ou site. Além do mais, eles farão um marketing positivo gratuito, recomendando a sua empresa para as pessoas que eles conhecem.

3 – Estabeleça uma relação de confiança

É muito importante dar mais atenção ao seu consumidor!

Essa é uma estratégia muito utilizada em cobrança, mas vale para todas as ocasiões. E, por isso, é essencial que a sua empresa conte com pessoas que estejam aptas a ouvir seus clientes. Elas precisam ter tempo para ouvir com clareza, pois só assim será possível entender melhor todas as questões.

Logo, os seus funcionários precisam ter um fluxo estruturado, como perguntar exatamente o que aconteceu, deixar que o cliente exponha tudo sem interrupções e que ele perceba como o seu time está empenhado em saber o que houve e ter uma solução.

Todo esse processo vai estabelecer uma relação mais confiável, pois o tempo usado para ouvir mais, vai poupar o trabalho de tentar convencer ele a fazer outro negócio ou voltar a visitar o seu estabelecimento.

4 – Foco total na satisfação do cliente

Foi o tempo em que o cliente estava disposto a esperar. O melhor a se fazer é ter uma solução imediata para as situações, evitando a frustração do seu consumidor.

Portanto, a sua equipe, mais uma vez, precisa estar pronta para solucionar problemas, tirar dúvidas, ajudar no que for preciso para que essa pessoa saia satisfeita com todo o processo.

5 – Esteja sempre de olho nas reclamações

Mesmo não querendo, as reclamações acontecem e você precisa ficar atento.

É muito importante que você tenha canais de reclamação, pois é essencial que o seu cliente se sinta à vontade para relatar suas experiências negativas. Essa ação ajuda a reduzir as emoções mais intensas dessas pessoas.

Além do mais, essa é uma excelente oportunidade para melhorar os fluxos da sua empresa, saber onde estão ocorrendo gargalos e o que está despertando a insatisfação dos seus consumidores.

Aproveite essas reclamações para ficar de olho no que pode ser uma oportunidade de melhoria, como automatizar processos, utilizar uma régua de cobrança, entre outros.

Bônus – Conte com a ajuda da tecnologia

Sempre que puder, conte com a ajuda da tecnologia!

Investir em ferramentas tecnológicas vão ajudar a melhorar a tomada de decisão na sua empresa, contribuir com os lucros, aumentar a produtividade. Enfim, são muitos os benefícios de contar com o que há de mais atual no mercado.

Sendo assim, a CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, pode ajudar a sua empresa a melhorar os processos de crédito e de cobrança da sua empresa. Tudo para deixar o relacionamento com o seu consumidor ainda mais forte, e ainda contribuir para que o seu negócio maximize os resultados.

Para conhecer as soluções oferecidas pela CDL SP, acesse a página venda mais com segurança e cobrança facilitada de clientes. Nessas páginas você vai poder conferir as soluções disponíveis, quais os insumos e muito mais!

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário ou utilize o chat que está disponível em ambas as páginas do site.

Chegamos ao fim deste post e esperamos que todas essas ações ajudem o seu negócio a manter, estreitar e fortalecer o bom relacionamento da sua empresa com seus consumidores.