Melhorar as práticas do setor financeiro

Melhorar as práticas é sempre uma preocupação das empresas, mas ela tem um valor especial para o setor financeiro. Vou explicar.

Para que um negócio performe bem é preciso contar com a análise de crédito, pois é ela quem garante mais segurança para o processo de concessão de crédito, contribui com a baixa dos índices de inadimplência, além de garantir um bom relacionamento com os consumidores. Isso porque, antes de conceder crédito para um cliente, é necessário analisar se ele terá condições de honrar com o pagamento.

Contudo, para que esse processo funcione de maneira assertiva, a empresa precisa ter o processo de análise muito bem estruturado e realizado seguindo as boas práticas do mercado, uma vez que esses dados são muito relevantes e impactam o sucesso da organização.

Portanto, a sua empresa precisa avaliar como o setor financeiro está executando esses procedimentos. Então, para ajudar você nesse contexto, confira os fatores que vão contribuir positivamente com a rotina de análise de crédito do seu setor financeiro.

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo realizado por empresas, em que é verificado se o cliente vai ter condições de arcar com o compromisso que ele assumiu, pois, ao analisar o crédito, é possível identificar o perfil desse cliente usando informações básicas e financeiras.

Logo, todas essas informações, verificações e análises permitem que a empresa possa estipular um valor mínimo de compra, a taxa de juros que poderá ser aplicada e o prazo de pagamento, por exemplo.

Além disso, ela é realizada tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, pois empresas também precisam passar por esse processo ao solicitar crédito. Afinal, seja qual for o seu cliente, é muito importante que o processo seja concluído para fechar um negócio e manter um relacionamento saudável entre empresa e cliente.

Para que a sua empresa possa realizar esse processo adequadamente, ela pode contar com as soluções da CDL São Paulo, com o SPC Brasil. Para saber mais, confira a página venda mais com segurança.

Como é feita a análise pelo setor financeiro?

Para que você possa realizar uma comparação e melhorar as práticas, entenda que a análise de crédito deve ser feita de maneira assertiva e eficiente para o negócio. Ou seja, para pessoas físicas, ela precisa contar com:

– O objetivo da solicitação de crédito: necessário para analisar o que será feito, se é necessário;

– Dados essenciais: nome completo, endereço, CPF, RG, renda, idade, estado civil, profissão;

– Valor solicitado: essencial para analisar se o cliente terá condições de pagar sem comprometer a sua verba mensal;

– Histórico que comprove a interação com lojas ou instituições financeiras: essa informação é importante para verificar se o cliente quitou ou não débitos anteriores;

– Análise de patrimônio: avaliação do que será deixado como garantia para a compra do bem, dependendo da situação.

Mas e se forem pessoas jurídicas? Nesse caso, deve ser levado em consideração todos os dados acima (fazendo as conversões necessárias, como CPF para CNPJ) + receita e lucro líquido da empresa.

Então como melhorar as práticas do setor financeiro?

Mesmo seguindo as boas práticas, que ajudam a tornar esse processo mais assertivo, eficiente e ainda contribui com a redução dos riscos, é essencial avaliar o cenário e como o negócio pode ser impactado.

Por isso, é preciso levar em consideração os seguintes fatores para conseguir melhorar as práticas da área financeira:

Classifique o perfil dos seus clientes

Tenha como um fator importante utilizar a estratégia de pesquisar o perfil financeiro, o histórico e a reputação dos seus clientes no mercado. Assim, os consumidores que tiverem informações negativas, ao solicitarem crédito, são classificados como perfil de risco. Os que apresentarem dados positivos se enquadram em perfil de aprovação.

Tenha uma política de crédito coerente com a sua empresa

É necessário o desenvolvimento de uma política de crédito que esteja de acordo com as descrições e necessidades do seu negócio para que o processo se torne seguro.

Dessa forma, estudo os seus clientes, os números das vendas, realize avaliações personalizadas e preze pela individualidade de cada consumidor.

Além do mais, analise o seu fluxo de caixa após realizar esses estudos para definir as condições da política. Em seguida, realize as suas tomadas de decisões levando em consideração o crescimento da empresa e a redução de perdas.

Estabeleça limites de crédito

Além desses dois tópicos, é essencial que você estabeleça limites de crédito para evitar problemas com inadimplências futuras. Isso vai ajudar o seu cliente a considerar a própria capacidade de pagamento, evitando que ele faça a aquisição de outras dívidas acima do valor que ele consiga sanar.

Isto posto, outro benefício de estabelecer limites de crédito para os seus clientes é que o seu negócio vai conseguir limitar os riscos de impactos que sejam nocivos.

Agora que você já conhece os fatores, comece a utilizá-los no seu negócio para melhorar as práticas do setor financeiro em suas análises de crédito. E não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber mais conteúdos que contribuam com o crescimento da sua empresa!