CDL SP realiza webinar sobre Cadastro Positivo

Nesta última quinta-feira, 22 de Outubro, a CDL SP promoveu mais um Webinar, com o seguinte tema: “E Agora? Como o Cadastro Positivo pode te ajudar a vender mais e com segurança?”.

A conversa teve como foco o impacto do Cadastro Positivo no ano de 2020 e o seu potencial de transformação do mercado nos próximos anos, de forma prática e com muitos exemplos, o painel discutiu sobre:

A importância da mudança da Lei que já viabilizou o acesso a informações do histórico de crédito de mais de 150 milhões de brasileiros.

Como será a evolução do positivo nos próximos meses com o compartilhamento de informações de mais setores da economia, como as empresas de Telefonia, Utilities e Varejo.

O impacto e o potencial que o acesso as informações do positivo trazem para a concessão de crédito, na aprovação, no estabelecimento de limite e taxas de juros mais precisas para cada consumidor.

O grande aumento de competitividade que o acesso ao positivo trará ao mercado de crédito, assim como, também, a conscientização e educação financeira da nossa sociedade que, cada vez mais, estará empoderada deste assunto.

E, por fim, foi apresentado alguns cases de como as soluções do SPC Brasil já tem apoiado empresas a venderem mais com segurança.

A apresentação foi realizada por Matheus Vaz, Superintendente de Operações e Produtos da CDL São Paulo, e o evento contou com a participação de Edson Roberto, CRO da fintech JeittoFernando Ruiz, Diretor de Crédito e Cobrança da fintech Listo, e Michel Felix, Gerente de Produtos e Soluções no SPC Brasil.

Clique no vídeo para conferir, na íntegra, o nosso webinar ou leia abaixo os principais destaques compartilhados por nossos painelistas:

Importante mudança na Lei do Cadastro Positivo

Logo de início, Michel Felix fez uma apresentação sobre o Cadastro Positivo, trazendo informações relevantes sobre a democratização do crédito, já que com a nova lei houve uma grande mudança no Cadastro Positivo.

Antes os consumidores precisavam solicitar a inscrição (Opt-in) e, agora, com a mudança de lei, todas as pessoas estão automaticamente inscritas no banco de dados positivos, e caso desejem sair solicitam o (Opt-out).

Com essa alteração na lei, o Cadastro Positivo passou de 11 milhões para 152 milhões de consumidores e empresas formando o banco de dados com mais de 10 bilhões de informações.

Indicação: Confira um conteúdo completo sobre o Cadastro Positivo, explicando o que ele é, como funciona, quais informações são compartilhadas e muito mais.

Maior assertividade com o Cadastro Positivo

Todo esse acesso a informação permite a identificação com maior precisão de quem está solicitando crédito, ou seja, as empresas tem a capacidade de acertar muito mais em suas concessões, oferecendo um limite muito mais próximo para a demanda de cada cliente.

Diretor de Crédito e Cobrança da Listo, trouxe um ponto extremamente importante, pois ele mencionou que um dos grandes problemas era conceder ou negar crédito para clientes “falsos positivos” e “falsos negativos”, isto é, aquelas pessoas que não eram consideradas nem boas, nem ruins, que formavam uma grande massa cinzenta.

E, agora, com as informações positivas, já é possível desenvolver modelos e políticas de crédito que identificam a probabilidade de não pagamento e o limite de forma mais precisa e individualizada. Fernando Ruiz destacou que os estudos iniciais em suas bases apontam para grandes ganhos de KS dos modelos.

O impacto do Cadastro Positivo no mercado de crédito

Michel trouxe dados da Febraban, que demonstraram as projeções de quanto o positivo impactará o mercado de crédito e a economia do nosso país, veja só:

Aumento expressivo de 88% na taxa de aprovação de crédito e consequente aumento da inclusão financeira;
Redução em 43% da inadimplência e queda do superendividamento;
Precificação conforme risco do cliente, reduzindo custos vinculados às operações: adimplentes deixam de ‘financiar’ os inadimplentes;
Aumento da educação financeira.

Edson Roberto acredita que a competitividade será avassaladora com as novas informações do Cadastro Positivo, ainda mais para a Jeitto, que como startup está entrando em novos mercados e, agora, possui acesso a informações históricas que não possuía, o que permitirá conceder mais crédito e a preços adequados a cada cliente.

Ele ainda destacou a grande expectativa com a entrada de novas fontes, como as empresas de telefonia, por trabalhar diretamente com as pessoas que nem sempre são bancarizadas, muitas vezes não possuem histórico com os players convencionais, mas possuem um smartphone e são carentes de crédito.

Fernando Ruiz destacou que, agora, com a democratização da tecnologia e o acesso a informação histórica do positivo, o mercado nivela as “armas do jogo”, o que diminui as barreiras de entradas e permite que eles compitam em igualdade.

Conscientização do crédito e educação financeira

A utilização do Cadastro Positivo, seja pelas empresas ou pelos consumidores, já mostra uma grande evolução quando falamos de educação financeira e conscientização do crédito.

Segundo o CRO da Jeitto, o Cadastro Positivo está ajudando as empresas a concederem crédito com segurança, contribuindo para que as empresas ofereçam melhores taxas aos clientes e contribuindo com a educação financeira da população, reduzindo o superendividamento.

Fernando Ruiz reforçou a importância dessas informações positivas para o cotidiano da sua empresa, visto que possibilitam um melhor conhecimento de seus clientes para oferecer crédito de maneira consciente, com taxas justas, resultando num relacionamento forte e recorrente com seus consumidores.