Tecnologia-cdlsp

Uma das etapas mais críticas de uma empresa está no processo de tomada de decisão, já que as opções demonstradas pelos gestores nessa fase vão afetar os resultados e o desempenho de todo o negócio.

Sendo assim, poder contar com uma tecnologia pode fazer muita diferença, pois torna a movimentação mais confiável, efetiva e precisa. E, por isso, vamos te mostrar como uma inovação tecnológica pode ser uma grande parceira nessa missão. Continue a leitura aqui com a gente!

A função da tecnologia na tomada de decisão

Já faz muito tempo que a tecnologia, através de softwares e de ferramentas, vem se tornando mais presente no cotidiano das empresas, automatizando processos e trazendo simplicidade para as tarefas.

Logo, podemos dizer que, nesse cenário, ela colabora com a tomada de decisão. Os sistemas qualificados são capazes de centralizar informações internas e externas, de integrar setores e de aprimorar vários processos de maneira confiável, resultando em maior controle e visibilidade do gestor.

Realizar o mapeamento de todos os pontos que serão fundamentais para orientar uma escolha fica ainda mais fácil com o suporte desses programas. Isso porque eles permitem a consulta de informações que são importantes e promovem uma análise bem completa da realidade do negócio, evidenciando as oportunidades e as ameaças.

Conheça a atuação da tecnologia nesse processo

Basicamente, ferramentas de alta tecnologia são essenciais para que a tomada de decisão tenha sucesso, além de maior qualidade.

Então vamos ver como isso funciona na prática:

Integração das informações

A movimentação do mercado e das ações internas de um negócio fazem com que a tomada de decisão se torne um processo bem complexo, com muito fatores envolvidos e que necessitam ser avaliados de maneira detalhada.

Uma conquista relevante, que a tecnologia traz, é a integração, que possibilita concentrar, em um mesmo sistema, informações da empresa toda. Dessa maneira, os líderes podem visualizar e compartilhar os dados em tempo real e constituir relatórios com maior precisão, possibilitando decisões com fundamento.

Administração do tempo

Ao usar ferramentas de alta tecnologia, a sua empresa não ganha apenas tempo, mas sim uma otimização dos processos. Os softwares permitem que um gestor crie um fluxo de atividades que são controladas por uma plataforma, o que gera um aumento na produtividade e maior eficiência.

Além do mais, eles ainda ajudam a agilizar o contato e o compartilhamento de informações com outros setores. Isso permite uma melhor administração do tempo em todas as atividades.

Escolhas mais ágeis na tomada de decisão

Um ponto bem importante sobre tudo isso é que o mercado atual demanda respostas rápidas. Ou seja, empresas que demoram em alguma tomada de decisão, acabam correndo o risco de perder grandes oportunidades que surgem ao longo do tempo.

Por isso, a tecnologia se torna essencial, uma vez que com a integração de sistemas, o gestor passa a ter acesso a todo o fluxo de dados, seja de setores ou de outras filiais, tornando o processo inteiro mais ágil.

Gestão de processos

Utilizando a análise dos dados, um gestor passa a ter a capacidade de reconhecer erros e impedimentos que deixam os processos mais demorados e ineficientes. Ele pode realizar os ajustes necessários com base em referências reais do funcionamento do negócio e em estatísticas, deixando de lado o famoso ‘achismo’.

Assim, a tecnologia proporciona maior eficiência, permitindo que gestores melhorarem a organização das tarefas e trabalhem os pontos fracos e fortes da empresa, onde eles estão cientes dos processos como um todo.

As principais ferramentas que apoiam uma tomada de decisão

Atualmente, os softwares de gestão têm ganhado cada vez mais relevância quando o assunto é apoiar um gestor a tomar alguma grande decisão. Mas, além deles, existem ferramentas que são extremamente importantes para melhorar procedimentos e aumentar a produtividade.

As mais conhecidas e utilizadas são:

Business Intelligence (BI): é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa;

Customer Relationship Management (CRM): auxilia as empresas a terem um relacionamento melhor com seus consumidores e a entenderem as características do perfil de seu consumidor ideal;

Balance Scorecard (BSC): considerado um modelo de gestão estratégica, é uma solução que propicia mensuração, avaliação, entendimento e acompanhamento de resultados e ações, sendo muito importante para uma tomada de decisão.

Saiba como a CDL SP pode ajudar a sua empresa

Quando o assunto é enriquecer e analisar a sua base de devedores, a CDL SP conta com soluções que podem melhorar o seu cadastro e localizar seu cliente inadimplente através das soluções de dados da Salesbox, Joint Venture da CDL SP/SPC Brasil e Ibope DTM.

Conheça 3 soluções que podem ajudar a sua empresa no processo de tomada de decisão:

Sales Target
Valide e enriqueça sua base de dados para aumentar sua taxa de contato e diminuir custos de operação.

Salescard
Conheça o perfil e comportamento do seu cliente para potencializar as ações de cobrança direcionando esforços e aumentando a eficiência.

Sales insights
Customize modelos de Score e Análises Preditivas e Comportamentais. Direcione melhor, otimize custos e aumente suas taxas de sucesso na recuperação.

Quer saber mais sobre esses serviços e conhecer outros? Acesse a página cobrança facilitada de clientes! Lá você vai encontrar informações dessas e de outras soluções e ainda pode entrar contato através do chat e do formulário.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e compreender como uma tecnologia pode melhorar a tomada de decisão na sua empresa. Além de mostrar como ela é essencial para melhorar resultados, otimizar processos e levar o seu negócio ao sucesso.