Habilidades e Competências de Gestores PMEs

PMEs (pequenas e médias empresas) precisam de muita dedicação, investimento e persistência para se sobressaírem no mercado, conquistarem novos públicos ou mesmo se tornarem grandes negócios.

Mas, para que tudo isso se torne possível, cabe ao empreendedor realizar uma gestão assertiva. Isto é, tudo começa com o desenvolvimento de um excelente gestor. Isso porque é necessário que ele esteja disposto a buscar coisas novas, a aprender e se desenvolver constantemente, uma vez que o mercado está sempre mudando e os consumidores acompanham essas mudanças.

Logo, um bom líder deve acompanhar as novas tendências, tentar absorver o máximo de informações possíveis e, o mais importante, trabalhar as suas habilidades e competências pensando sempre no sucesso do negócio.

O desenvolvimento de um gestor faz com que ele esteja preparado para todos os desafios que, com certeza, aparecerão durante a sua gestão.

Por isso, o primeiro passo é trabalhar a humildade, estar sempre pronto para reconhecer seus erros, começar de novo e, com isso, aprender cada vez mais. Contudo, trabalhar a humildade é apenas uma das muitas coisas a serem trabalhadas por um gestor de sucesso.

E para ajudar você a conhecer o que precisa ser desenvolvido para ser bem-sucedido, preparamos este post com as principais competências e habilidades que um ótimo empreendedor PME precisa ter. Veja só:


Administração do tempo


Não adianta um gestor querer fazer tudo ao mesmo tempo, porque não vai dar certo.

Saber administrar o tempo é uma das grandes habilidades a serem desenvolvidas, já que cargos de liderança trazem uma rotina muito cheia, repleta de desafios. Dessa maneira é importante organizar os horários, sejam eles no trabalho ou na vida pessoal.

Uma administração ruim do tempo pode acabar levando a pessoa ao extremo cansaço e até afetando a própria saúde. Então, a lição que fica é gerir bem o tempo para conseguir aproveitar cada minuto com sabedoria, tornando os dias cada vez mais produtivos.


Comunicação clara, sempre


O que acontece, muitas vezes, é um gestor ter tudo muito claro na sua cabeça, mas ter dificuldade de transmitir a ideia para o seu time.

Um bom gestor precisa ter a sua comunicação cristalina, pois isso vai evitar retrabalho, estresse e, acredite, muitos problemas.

Sendo assim, essa é uma das grandes habilidades e competências que um líder deve praticar sempre. Ou seja, entender que a mensagem foi transmitida sem ruídos aos seus ouvintes e que eles compreenderam tudo com facilidade.

Então, para começar a trabalhar tudo isso, o recomendado é um bom vocabulário e a adaptação de cada discurso, conforme o “público”.


Inteligência + Emoção = Sucesso de gestores PMEs


Gestores PMEs precisam trabalhar muito bem a sua inteligência emocional e colocar ela em prática, pois, neste caso, só o conceito não vai ajudar.

Desenvolver esse lado contribui com a administração das emoções, torna a pessoa muito mais empática e ainda ajuda a entender as emoções de outros indivíduos, fazendo com que as relações sejam mais saudáveis.

E, para começar a enriquecer a inteligência emocional, é essencial que o gestor se interesse em saber mais sobre as pessoas, conhecendo mais delas, sabendo de suas histórias. Isso vai ajudar a estreitar a relação com a equipe, tornar o ambiente até mais agradável e produtivo, além de garantir feedbacks mais assertivos.

banner de consulta horaizontal


Resolução de problemas, desafios e conflitos


Como já mencionamos anteriormente, um líder precisa estar preparado para resolver todos os tipos de problemas que possam surgir. E, acredite, serão conflitos entre áreas, entre times, clientes e até com fornecedores, o que torna essa habilidade essencial para gestores PMEs.

A melhor maneira de desenvolver essa capacidade é estudando cenários e vivenciado o cotidiano, já que além de resolver será necessário agir rapidamente. Isso porque cabe ao gestor tomar a melhor decisão, facilitando todo o processo.


Conhecimento amplo sobre os departamentos de PMEs


Gestores PMEs precisam ser polivalentes para tomar as melhores decisões. Isto é, precisam obter conhecimento de todos os departamentos que compõem a empresa. Esse é um ponto essencial quando falamos de habilidades e competências para PMEs, pois só conhecendo a dinâmica dos setores é possível realizar uma gestão eficiente.

O empreendedorismo faz com que o líder precise exercer muitos papéis em seu negócio e, por isso, se torna essencial ter conhecimento técnico absoluto de todos os procedimentos executados na organização.

E o melhor jeito de se tornar polivalente é investir sempre na capacitação e estar presente. Além do mais, é preciso contribuir com os setores e realizar networks com frequência.


Foco total no consumidor


Com certeza, ser um ótimo líder é sinônimo de foco total em sua cartela de clientes, pois, quando estamos falando de empreender, o sucesso do seu negócio depende da satisfação deles, e não somente do lucro.

Logo, é necessário oferecer experiências únicas aos seus consumidores, surpreendê-los sempre e atender as suas necessidades do melhor jeito possível.

Portanto, para realizar ações que sejam eficientes, o gestor precisa conhecer seus consumidores. E ainda repassar essas informações para os seus times, alcançando maior satisfação de ambas as partes.

Uma dica valiosa é estar mais presente com a equipe que lida diretamente com seu cliente final, estudando erros, acertos e identificando gatilhos.


Empreendedorismo e visão ampla de negócios PMEs


Sabemos que, muitas vezes, parecem que as pessoas já nasceram com o dom de empreender. Porém, toda pessoa é capaz de gerir um negócio, basta que ela tenha dedicação, muito esforço, resiliência e que esteja disposta a desenvolver sua capacidade de liderar pessoas, estudar o mercado, buscar noções de gestão e desenvolver seu controle emocional e psicológico.

Saiba que para ser um bom empreendedor existem lições que não estão em conteúdos escritos. Eles estão na prática, na dificuldade do cotidiano, nos conflitos que as mudanças trazem. Afinal, se tudo fosse tão fácil, empreender não seria tão desafiador, não é mesmo?

Gestores PMEs precisam estar abertos as oportunidades, prontos para encarar adversidades e dispostos a desenvolverem suas competências e habilidades, sempre, ao longo do caminho.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *