7 maneiras para motivar os colaboradores

Motivar os colaboradores é algo essencial para o sucesso de uma empresa. Contudo, se engana quem ainda acha que as pessoas devem ficar felizes com o salário todo mês ou que um aumento traz essa motivação.

Logo, os empreendedores precisam estar atentos aos detalhes, pois uma rotina repleta de repetições, estresse ou ansiedade necessitam de mais cautela, já que são situações que vão além de questões financeiras.

Portanto, é preciso começar a pensar em soluções, métodos ou ações que serão aplicadas para melhorar o ambiente de trabalho e o relacionamento com as pessoas.

7 maneiras diferentes para motivar os colaboradores

Você se identificou com essa situação e ainda não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas que vão ajudar a deixar os seus colaboradores mais motivados.

Comece com a flexibilização do horário de trabalho e com o home office

Trabalhar no escritório, nem sempre, é sinônimo de aproveitamento total. Isso porque as pessoas podem estar passando por problemas ou mesmo preocupações com familiares. Por isso, o melhor a se fazer é negociar os horários de trabalho para que elas possam estar ativas e focadas no momento das tarefas e com tempo para solucionar situações pessoais.

Uma boa alternativa também é optar por inserir o home office no seu negócio. Afinal, ele traz benefícios, como: maior liberdade, maior responsabilidade e até economia de gastos e tempo.

Dessa maneira, com alguns testes para analisar o comprometimento de todos, comece com um dia de home office para cada integrante. Com certeza, isso aumentará a confiança entre vocês e trará maior motivação para todos.

Seja o líder, e não o chefe

Quando um empreendedor é chefe, o que fica marcado é a hierarquia, a razão ou mesmo o medo. Em vista disso, comece a abrir espaço para que a comunicação flua, para que seja possível um bom relacionamento entre colaboradores e gestores.

Por isso, mantenha seus ouvidos abertos e tenha um modelo de liderança que inspire e que traga confiança. Comece a ser o líder em que as pessoas se inspiram, e não o chefe que ninguém quer ter por perto.

Deixe os seus colaboradores tomarem decisões

Normalmente, os gestores possuem uma noção mais extensiva sobre diversos questionamentos do negócio. Porém, são os colaboradores que estão mais próximos dos clientes e, consequentemente, podem vir a ter ideias importantes, que tem grandes chances de darem certo.

Então, deixe que os seus funcionários tomem decisões, contribuam com ideias, com a construção de melhorias. Permita que eles façam parte de todo o processo.

Ações como essa são ideias para motivar os colaboradores, pois elas contribuem com a autoestima e segurança de cada um, trazendo a sensação de, realmente, pertencimento e de contribuição com o crescimento da organização.

Investir em conhecimento é mais que necessário para motivar os colaboradores

Investindo no conhecimento dos seus colaboradores, você demonstra o quanto ele é importante para o seu negócio, o quanto você se importa com o desenvolvimento dele na sua empresa.

Assim, comece entendendo a pretensão de cada pessoa, quais cursos elas teriam interesse, quais treinamentos são relevantes. Depois dessa análise, realize o investimento e permita que esse conhecimento seja passado entre as áreas.

Saiba elogiar e reconhecer sua equipe

Entenda que feedbacks são essenciais. Sejam negativos ou positivos, eles são importantes para todos. Contudo, saber elogiar e reconhecer é transformador, pois uma palavra tem o poder de motivar os seus colaboradores.

Desse modo, saiba que não precisa ser nada extravagante. Faça elogios, traga uma bonificação ou mande um e-mail para comunicar uma conquista. Valorize as pessoas que contribuem com o sucesso da sua empresa e reconheça esses talentos.

Defina um plano de carreira para os seus colaboradores

Ações pontuais são muito legais, mas o que vale mesmo é a definição de metas e perspectivas de longo prazo em conjunto com a sua equipe.

Por isso, as pessoas precisam de um direcionamento. Logo, não tem como esperar que os funcionários estejam motivados se eles não tiverem um plano de carreira bem desenhado para cada um deles, pois eles podem ficar perdidos, sem saber para onde ir.

No entanto, para que eles não se sintam estagnados ou insatisfeitos, tenha uma conversa franca de tempos em tempos para falar sobre suas carreiras profissionais e, claro, continue seguindo o plano estabelecido.

Mantenha um ambiente de trabalho saudável para motivar os colaboradores

Manter um ambiente de trabalho saudável para todos vai desde a priorização da comunicação até a avaliação de desafios e melhorias que podem ser realizadas no cotidiano.

Também pode ser a contratação de ferramentas tecnológicas para reduzir trabalhos repetitivos e assegurar uma estrutura que seja ideal, de qualidade, para que todos trabalhem de maneira tranquila e confortável.

Agora que você conheceu 7 maneiras diferentes para motivar os colaboradores, analise se alguma delas ainda não é utilizada na sua empresa e comece, o mais breve possível, com a sua implementação. Afinal, se você não motivar as pessoas que trabalham com você, outras empresas vão motivar.