Como o CRM pode ajudar a alavancar vendas

CRM, uma sigla bem conhecida quando falamos sobre vendas. Mas você sabe o que ela significa ou mesmo como ela pode ajudar a expandir os resultados da sua empresa?

Algumas pessoas ainda conhecem essa ferramenta de modo superficial ou relacionam ela com o pós-venda, como um meio de recuperar clientes. Contudo, o CRM vai muito além e, por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre ele.

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, quando traduzimos para o português, utilizada tanto para vendas como para marketing (podemos falar um pouco mais sobre em outro post).

Logo, essa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma eficiente estratégia de venda, visto que o cliente é a motivação, o objetivo, o centro de tudo no seu negócio. Essa é uma informação que precisa ser sempre lembrada, já que muitos empreendedores ainda acreditam que o sucesso de uma empresa está relacionado apenas aos seus produtos ou serviços.

No entanto, vamos entender primeiro como o CRM de vendas funciona no seu negócio.


Mas como funciona o CRM de vendas na prática?


O CRM de vendas é um sistema que contribui com as vendas do seu negócio de maneira eficiente e em menos tempo, tendo como objetivo controlar o fluxo de leads no pipeline.

Portanto, podemos afirmar que se trata de um software voltado para o processo comercial. Isto é, o processo de relacionamento que se iniciou no marketing e que, agora, está com o time comercial.

E para que fique mais ‘visível’ o que o CRM de vendas faz, confira algumas das suas funcionalidades básicas:

– Cadastro de clientes (sejam eles pessoas ou empresas);

– Criação de diversos funis (funil de pré-vendas, funil de vendas, funil de pós-vendas ou outros que podem ser relevantes para o seu processo);

– Gestão de leads;

– Gestão da equipe de vendas;

– Integração com diversas plataformas, inclusive de marketing;

– Relatórios.


E como utilizar o CRM para alavancar vendas?


Para que a utilização do CRM seja assertiva em vendas, não basta apenas investir no software, pois é necessário que você tome algumas ações para potencializar a performance da ferramenta.

Por isso, listamos algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a aumentar as vendas, conseguir ótimos resultados e a satisfação dos seus clientes. Veja só!


# É necessário ter boas estratégias


Para vender mais, além da ajuda do CRM de vendas, você também vai precisar de boas estratégias. Estratégias que precisam ser elaboradas conforme as necessidades do seu negócio, que façam a sua empresa alcançar os objetivos desejados.

Mas como fazer isso, não é mesmo? A resposta é simples: você precisa conhecer o seu cliente. Isso vai fazer com que você saiba lidar com ele, ou seja, atender suas expectativas, saber sanar suas necessidades, entender seus hábitos.

Contudo, não estamos dizendo que esse trajeto será realizado com facilidade. É normal, no meio do caminho, as coisas não saírem como o planejado e, por isso, o mais importante é saber identificar esse fato e, se necessário, traçar novas estratégias, fazer ajustes. É preciso dedicação e persistência para que tudo dê certo.

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# A pesquisa precisa ser um hábito do seu negócio


Você já percebeu o quanto o seu cliente é importante para o seu negócio? Claro que se não fosse ele não teria venda, mas ele contribui em diversos outros aspectos.

Isso porque através dos seus consumidores você consegue informações que contribuem com a evolução do seu negócio, como os motivos para um negócio não ter fechado, erros de processos, melhorias.

Esses dados são essenciais para que você consiga aumentar as vendas de uma maneira eficiente e saudável. E não existe uma fonte melhor que os seus clientes. Por isso, realize pesquisas com essas pessoas, analise seus hábitos de consumo, seus perfis, pois é onde você vai encontrar as respostas para todas as perguntas.


# Para aumentar as vendas é preciso investir em tecnologia


Investir em um bom software de CRM, com certeza, vai fazer com que a sua empresa aumente os resultados em vendas, já que ele torna os processos mais rápidos, economizando muito tempo, e reduz os riscos de erros.

Com uma ferramenta dessas, você consegue realizar a captação e manter o relacionamento com seus clientes. Ou seja, o tempo entre realizar uma apresentação e fechar um negócio também será reduzido.

E o mais legal de uma tecnologia como esta é que você pode utilizá-la em aspectos como:

Interação: onde se enquadram equipes como call center ou outros recursos usados para estimular as vendas.

Conhecimento: após interações, a equipe de vendas acaba recebendo informações valiosas que permitem conhecer o caminho que o seu negócio está traçando, pois esses dados permitem analisar pontos fortes, pontos fracos, reação diante de produtos ou serviços, entre outros.

E, como o CRM é uma ferramenta de conhecimento e de relacionamento, quando inseridas nessa plataforma, todos os dados recolhidos estarão em um único lugar, permitindo que você e seu time desenvolvam relatórios de vendas, realize estudos, analise métricas e muito mais. Tudo reunido em um só lugar para que você consiga tomar boas decisões.


# O monitoramento deve fazer parte da rotina


Não adianta ter boas estratégias, pesquisar, investir em tecnologia e não monitorar tudo isso. E o CRM veio para facilitar essa etapa, pois ele permite que o empreendedor tenha controle de tudo o que acontece no processo de vendas.

O sistema registra todas as movimentações realizadas por seus colaboradores, o que ajuda a verificar se os procedimentos estão sendo realizados como fora estabelecido.


# Você precisa utilizar as informações a favor da sua empresa


Acredito que você tenha identificado, até aqui, que o CRM traz informações bem importantes sobre cada um dos seus clientes, não é mesmo?

E, como ele é uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ele possibilita que você use essas informações para encontrar novos clientes em potencial. Afinal, você pode usar a ferramenta para gerar leads através de formulários online.

Entretanto, essa é uma estratégia que deve estar devidamente alinhada com o seu time de vendas, porque assim que o formulário for preenchido, a equipe responsável pela captação de leads deve entrar em contato. Assim, as chances desse lead se tornar seu cliente aumentam significativamente.

Essas foram as nossas principais dicas sobre como o CRM é uma incrível ferramenta para alavancar as vendas. Esperamos que ele tenha mostrado como o CRM é essencial para conhecer o seu negócio, ter um bom relacionamento com os clientes e trazer mais praticidade para seus colaboradores.

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