Aprenda dicas para a fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um dos assuntos mais falados por empreendedores, pois vem sendo a cada dia mais importante quando se trata de estratégia de negócios. Isso porque, além de captar clientes e realizar vendas, é essencial encontrar um meio para que ele retorne e vire um grande fã da empresa.

Logo, isso está totalmente atrelado a maneira como as organizações retêm essas pessoas durante o pós venda. Seja de maneira positiva ou negativa, as experiências dos consumidores nessa etapa impactam totalmente os resultados alcançados, ainda mais quando se pensa em longo prazo.

E para que isso funcione muito bem e gere bons resultados para a empresa, é preciso fazer com que os clientes continuem com essa vontade ou desejo de adquirir mais produtos ou serviços. Contudo, isso só vai acontecer se eles tiverem experiências únicas com a marca, que podem acontecer através de recursos tecnológicos, de planejamento e de inteligência de mercado.

Então, se a fidelização é um ponto importante para o seu negócio, continue a leitura deste conteúdo. Você vai conferir o que é a fidelização de clientes, seus benefícios e conhecer algumas dicas para que esse processo seja eficiente e assertivo.


Mas, afinal, o que é fidelização de clientes?


Pois é, parece meio redundante ter que explicar esse termo, mas é que vai além de uma pessoa voltar a comprar seus produtos.

Por isso, podemos dizer que fidelizar um cliente é assegurar a recompra por meio de estratégias elaboradas através de observação, análise, tecnologia, retenção e empatia. Tudo isso é importante porque, além de comprarem, esses consumidores vão se tornar promotores e defensores da sua marca.


A fidelização de clientes traz quais benefícios para a empresa?


Quando você escolhe as estratégias certas para a fidelização de clientes, em pouco tempo o seu negócio começa a se beneficiar das seguintes vantagens:

Redução de custos: a aquisição de novos clientes vai custar muito mais para a sua empresa. Por isso, a fidelização contribui com a redução dos custos.

Ampliação dos lucros: os consumidores que compram com certa frequência tendem a gastar mais ou comprar peças de maior valor com o passar do tempo, uma vez que eles já estabeleceram uma relação de confiança com o seu produto ou serviço.

Aperfeiçoamento dos seus produtos: os clientes fidelizados costumam ser muito mais engajados que os outros. Logo, eles se importam e estão dispostos a enviar feedbacks cheios de detalhes para aperfeiçoar produtos ou serviços que eles gostem.


Como fidelizar clientes?


Depois de conhecer o que é e quais são os benefícios para o seu negócio, vamos para a fidelização de clientes.

Chegou o momento de conhecer as melhores dicas para manter os seus consumidores mais engajados, além de satisfeitos com os produtos da sua empresa. Vamos lá?


#Saiba quem são seus clientes e ouça o que eles têm a dizer


Preste muita atenção em todas as informações disponibilizadas pelos seus consumidores. Isso vai fazer com que você os conheça mais e ainda vai ter a oportunidade de receber feedbacks sinceros.

Para isso, utilize testes, realize pesquisas, projetos-piloto, produtos viáveis mínimos (MVP’s) ou tenha grupos focais. Contudo, o mais importante é o compartilhamento de todos esses resultados com a sua equipe.

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#Realize monitoramentos constantes


Para que a fidelização de clientes seja eficiente, você precisa estar um passo à frente quanto as suas necessidades. Dessa maneira, é necessário realizar monitoramentos constantes para saber o que ele está falando sobre a sua marca, produto ou serviço.

E isso pode ser feito através do acompanhamento das redes sociais, no seu site, e-mails, páginas de reclamações, WhatsApp ou outros canais de relacionamento.

Lembre-se que acompanhar e centralizar esses dados ampliam a sua visão sobre as reais necessidades dessas pessoas, além de oportunidades de desenvolvimento e melhorias. Afinal, fidelizar um cliente é permitir que ele sinta que faz parte da sua marca.


#Mantenha os dados sempre atualizados e organizados


Organização é fundamental para conseguir fidelizar clientes. Por isso, utilize um único sistema para atualizar e organizar as informações relevantes, como o CRM, e compartilhe essas informações com suas equipes de maneira simples. Isso porque eles vão precisar realizar consultas rápidas, que tragam os dados em pouco tempo.

Assim, você vai permitir que o seu cliente se sinta importante, uma vez que os seus colaboradores o conhecem. Ou seja, ele não precisará ficar repetindo informações, dúvidas ou observações a cada contato.


#Surpreenda os seus clientes


Um pouco antes falamos sobre a importância de se antecipar e ser ágil quanto as necessidades dos seus clientes, certo? Logo, você também precisará se antecipar para surpreendê-lo e encantá-lo.

Sendo assim, é necessário pensar em pontos relevantes e estratégicos, como:

– Esteja atento as tendências de mercado preferidas dos seus consumidores;

– Tenha uma conversa franca com a sua equipe interna sobre os questionamentos, reclamações e sugestões de clientes similares;

– Realize um trabalho consultivo, recomendando novos produtos ou serviços que estão disponíveis no mercado;

– Antes de sugerir novas soluções, resolva os problemas das anteriores.


#Ofereça um atendimento humanizado, inteligente e de qualidade para seus clientes


Vender é sempre muito importante para um negócio, mas pensar em todos os pontos de contato com o cliente vai além da venda.

Dessa maneira, é preciso investir em tecnologias para proporcionar um atendimento eficiente aos seus clientes. Isto é, ferramentas que garantam uma boa experiência da prospecção até o pós-venda.

Portanto, para que a fidelização de cliente seja benéfica, a sua empresa precisa ser lembrada pela preocupação com seus consumidores, demonstrando que está sempre pronta para realizar melhorias em seu atendimento e a desenvolver contatos mais inteligentes.


O que você achou dessas dicas? Já utiliza alguma delas na sua empresa? Conte para gente aqui nos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente para receber mais dicas como essas!

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