A sua empresa utiliza o score de crédito como meio de avaliação dos clientes? Esse método é ótimo para ser utilizado como estratégia para evitar a inadimplência e ainda verificar se seus consumidores são confiáveis ou não.
Muitas são as dificuldades quando um cliente deixa de pagar por seus produtos ou serviços, já que a receita da empresa fica debilitada e pode trazer grandes dificuldades no momento de arcar com custos operacionais ou mesmo reposição de estoque. E, todas essas ações, acabam virando uma grande bola de neve para o seu negócio.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo para você, com o intuito de mostrar como utilizar o score de crédito em benefício da sua empresa. Confira!
O que é o score de crédito?
O score, ou score de crédito, é um modelo estatístico que prevê a probabilidade de um CPF ou CNPJ se tornar inadimplente, de acordo com o período solicitado pelas empresas.
O score utiliza o sistema de pontuação (alguns gostam de dizer nota), que tem por objetivo ajudar as empresas e os consumidores a fazerem negociações de crédito mais seguras e eficientes.
Para que a pontuação do score seja calculada, são consideradas muitas informações relevantes, como:
– Dados cadastrais;
– Dados comportamentais com o mercado;
– Registros de inadimplência no SPC Brasil;
– Informações dos dados do Cadastro Positivo.
Todas essas informações contribuem para que as empresas possam oferecer prazos e taxas mais adequadas para cada perfil, beneficiando a todos.
Mas como o score de crédito funciona?
A nota do score varia de 0 a 1000, sendo que 0 tem a maior probabilidade de se tornar inadimplente e 1000 a menor probabilidade.
Então se a pontuação de uma pessoa ou empresa estiver mais próxima de 1000, o comportamento financeiro é considerado bom e se a nota estiver próxima de 0, é considerado ruim.
Por isso, o score é tão importante para as empresas e instituições financeiras, pois são esses dados que ajudam a analisar se elas devem conceder crédito para determinado cliente, seja esse crédito um empréstimo, um financiamento ou mesmo um cartão de crédito.
Porém, é importante informar que ter uma boa nota não significa crédito garantido. Cada empresa tem a sua política de crédito, e são elas que definem qual nota consideram boa para conceder crédito.
E, além de tudo isso, você precisa saber que esse não é o único fator que precisa ser analisado ao fazer uma análise de crédito. O score de crédito é um reforço para esse processo.
Indicação de conteúdo: 6 dicas para realizar uma análise de crédito eficiente para o seu negócio.
O que fazer para aumentar o score de crédito?
O score sofre alterações, seja para mais ou para menos, já que a análise, realizada para chegar na sua pontuação, depende de alguns dados que são atualizados com frequência. E, também, dependem do comportamento da pessoa ou empresa.
É muito comum que pessoas e empresas questionem o que fazer para aumentar a pontuação do score de crédito. A resposta é bem simples, pois, resumidamente, está relacionada com os comportamentos positivos de uma pessoa perante o mercado.
Isto é, quanto melhor o relacionamento de uma pessoa ou empresa com o mercado, maiores são as chances de a pontuação do score aumentar. Contudo, leva um tempo, ou seja, é normal a pessoa quitar todas as suas dívidas, limpar o nome, e demorar para refletir no score.
E existem algumas práticas que podem ser adotadas para melhorar o score de crédito. Temos um post, onde listamos dicas sobre o que você pode fazer para aumentar essa pontuação de uma maneira simples e sem complicações.
E como utilizar o score para avaliar seus consumidores?
Com a crise que estamos vivendo, devido a pandemia, o número de pessoas inadimplentes aumenta, consideravelmente, todos os dias. E os números no Brasil já tendem a ser altos, então, você precisa ficar muito atento ao conceder crédito para seus clientes.
Os riscos de você vender a prazo para um cliente que não honra com seus compromissos é bem grande e pode acabar levando a sua empresa para uma situação financeira muito difícil. Por isso, a sua empresa precisa contar com recursos que tornem todo esse processo mais seguro e eficiente.
O seu negócio pode contar com o score para enriquecer as análises de crédito, trazendo mais segurança e rapidez para o processo. Veja só como ele pode ajudar, e muito, a sua empresa:
Histórico financeiro dos seus clientes
A análise de crédito é baseada, principalmente, no histórico financeiro de um cliente, já que as ações passadas permitem saber como um cliente se comporta.
Logo, ao analisar esses dados, você está conhecendo melhor o seu consumidor. Ou seja, quando o score dele está baixo, é recomendado que você fique mais atento ao vender a prazo, não conceder um crédito alto ou mesmo negar crédito para esse indivíduo.
Agora, se o score é considerado alto pela sua empresa, isso indica que o risco desse cliente vir a se tornar um inadimplente é menor. Sendo assim, somado aos demais fatores a serem analisados, pode ser muito vantajoso conceder crédito para esse consumidor.
Sinal amarelo para nomes que estão negativados
Uma grande realidade é que o número de pessoas com seus nomes negativados é grande e existem muitos fatores para isso acontecer. Por esse motivo, ao consultar o score de crédito de um cliente, você pode vir a se deparar com uma pontuação baixa e informações de dívidas que se encontram pendentes.
Em casos como este, é preciso que você interprete bem esse sinal amarelo e fique em alerta para evitar transtornos e prejuízos na sua empresa. Para casos, como este, você pode contar com os dados do Cadastro Positivo para analisar a situação.
O score médio deve ser levando em consideração
Muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre o que deve ser feito ao se deparar com clientes que possuem um score classificado como médio.
Obviamente, esses casos merecem mais atenção e precisam ser analisados com maior profundidade. Porém, essas pessoas podem fazer com que o seu negócio cresça consideravelmente e, por isso, devem ser levados em consideração.
Para casos em que o score é médio, mas a pessoa se encontra com alguma dívida em aberto, é muito provável que ela esteja passando por alguma dificuldade, pois anteriormente ela tinha um bom hábito financeiro. E, neste ponto, você também pode utilizar o Cadastro Positivo para entender melhor a situação desse cliente.
Em contrapartida, pode haver casos em que o score é médio, mas a pessoa não ter débito pendente, não ter o nome sujo. Isso significa que este cliente pode estar começando a organizar a sua vida financeira novamente, depois de ter passado por uma fase ruim. E é aqui que está a oportunidade da sua empresa crescer, conquistar novos clientes e ainda aumentar a sua renda.
Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre o uso do score de crédito? Comece a utilizar na sua empresa e veja como os seus resultados vão ser bem positivos nas prevenções contra fraudes e ainda evitar grandes transtornos para o seu negócio.
E, caso você ainda não saiba, a CDL SP conta com uma solução chamada Score + Positivo. Essa solução vai contribuir para que você possa aprovar mais crédito e vender mais através de uma análise de risco mais assertiva, unindo a maior base de registros de inadimplência com informações positivas de mercado.
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