Vendas-CDLSP

Já estamos em Março, mas calma que ainda dá tempo de aumentar as vendas no início deste ano.

Mesmo a sazonalidade sendo muito importante para o comércio, cada período do ano tem a sua especificidade e sua potencialidade para vender mais, o que acaba servindo como um direcionamento em seu planejamento. Porém, como fica no começo do ano? E como aumentar as vendas em um começo de ano que nem teve carnaval?

Para iniciar um ano muito bem, você precisa contar com estratégias e ações que tragam maior visibilidade para o seu negócio, que façam a sua empresa se destacar ainda mais diante da concorrência.

Então, para ajudar a sua empresa neste ano e nos próximos, listamos algumas estratégias para aumentar as vendas de maneira eficiente. Vamos lá conferir?

Planejamento em primeiro lugar

Antes de pensar em estratégias e ações, você precisa entender quais são as necessidades da sua empresa e, em cima delas, elaborar um bom planejamento. Ou seja, analise onde você quer chegar, onde investir, meios de pagamentos oferecidos, valores de descontos, fluxos etc.

Tudo isso é muito importante para a elaboração de ações que sejam possíveis, e que vão mesmo trazer os resultados que são esperados.

Descontos progressivos são ótimos aliados para aumentar as vendas

Uma estratégia muito eficiente, e conhecida por muitos empreendedores, é a de oferecer descontos progressivos aos seus clientes. Isso significa que quanto mais ele comprar, maior será o desconto no final da compra.

Exemplo: uma peça de roupa 05% de desconto, duas peças de roupas 10% de desconto, três peças ou mais 15% de desconto.

Esse método costuma chamar a atenção de pessoas que estão aguardando essa época do ano para comprar um pouco mais barato e em maior quantidade e aquelas pessoas que são indecisas.

Mas lembre-se de deixar bem claro quais serão os descontos proporcionados, como serão aplicados e estabelecer um limite possível para esses descontos progressivos. Isso significa que são valores que vão ajudar a aumentar as vendas e não deixar a sua empresa com o caixa negativo.

Estabeleça um bom relacionamento com seus clientes

Para que você possa ter um bom relacionamento com seus consumidores, é preciso contar com canais de comunicação eficientes. Lembrando que para essa estratégia, não estamos falando de serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Você pode segmentar os seus clientes, de acordo com as suas preferências, e entrar em contato com eles através de uma mensagem que não tenha como objetivo vender, mas demonstrar que a sua empresa se importa com eles, que eles são especiais.

E, nas outras semanas, você pode comunicar esses consumidores de promoções mensais, descontos especiais, ofertas exclusivas. Sempre tomando cuidado para não incomodar e não passar a mensagem errada. Por isso, sempre pergunte como eles preferem ser contatados: e-mails, mensagens de texto, WhatsApp ou mesmo ligações.

Todo esse processo vai ajudar a criar, nutrir e estabelecer um bom relacionamento entre a sua empresa e seus clientes.

O marketing ajuda a aumentar as vendas, acredite

Parece óbvio dar essa dica, mas saiba que não é, pois muitos empreendedores ainda deixam de direcionar estratégias para chamar a atenção de clientes por redes sociais ou outros meios de divulgação.

Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços, anunciar promoções, descontos e muito mais. Além de fazer fotos bem bonitas e chamativas para despertar o interesse desses consumidores que seguem a sua empresa.

Caso seus consumidores autorizem e tenham preferência pelo WhatsApp, entre em contato para mostrar quais são os descontos da semana, quais produtos tiveram redução de preço, serviços com promoção exclusiva dessa ferramenta. Use a sua criatividade, mas realize envios com moderação, sem exageros.

E, além de tudo isso, você também pode contar com o famoso e-mail marketing para atrair as pessoas. Porém, tem um ponto que merece a sua atenção: utilize a sua base de clientes cadastrados e jamais faça a aquisição de listas de e-mails. Essa ação é contra a lei, e você pode ser penalizado pela LGPD, inclusive.

Uma equipe bem treinada faz a diferença

Uma equipe de vendas, e de atendimento, bem treinada e alinhada com os objetivos da empresa é capaz de aumentar as vendas de maneira bem considerável.

Seja em loja física ou no online, o seu time precisa estar preparado para entender as necessidades dos clientes, ajudar com informações mais técnicas ou mesmo sendo um bom ouvinte pode despertar o interesse e estimular essas pessoas a comprarem ou utilizarem seus serviços.

Por isso, converse muito bem com seus colaboradores, defina como serão feitas as abordagens, seja bem franco quanto as metas e planejamento, e mantenha-os sempre motivados.

Tenha metas para aumentar as vendas o ano todo

Na virada do ano, muitas pessoas pensam nas suas metas pessoais e profissionais também, idealizando coisas boas, novos projetos. Então você pode aproveitar para aplicar essa ideia no seu negócio, fazendo um planejamento rico em detalhes, projeções futuras, metas para estimular o crescimento.

Afinal, se você for organizado em seu planejamento e se dedicar bastante, é muito possível aumentar as vendas nesses primeiros meses do ano.

Sempre se atualize para acompanhar as tendências

Virou o ano, tem novidade!

Tente se manter atualizado sempre, independente do ramo da sua empresa, pois isso vai ajudar a proporcionar melhores experiências aos seus consumidores, gerar valor, oferecer produtos e serviços que estejam em alta e que são de interesse dos seus clientes, ferramentas novas, novos métodos de gestão.

Acompanhar as tendências pode trazer novas ideias e impactar positivamente o aumento das vendas no começo ano.

Chegamos ao final deste post, e esperamos que todas essas ações e estratégias possam contribuir no aumento das vendas da sua empresa não só no início, mas o ano inteiro.