gestao-pme-cdl

A gestão financeira é um fator extremamente importante para a subsistência de um negócio, principalmente, quando estamos falando de pequenos e médios empreendimentos. Isso porque empresas desses portes precisam acompanhar essa área administrativa bem de perto para garantir sua estabilidade.

Logo, é essencial que um empresário tenha noções de controle e administração das finanças da sua empresa. E, por esse motivo, listamos neste conteúdo 5 dicas indispensáveis para assegurar que a gestão financeira do seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Confira!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de ações e procedimentos utilizados para acompanhar e controlar todo o dinheiro de uma empresa.

Isto é, ela serve para ajudar o empresário a acompanhar o dinheiro que está entrando na empresa, assim como o dinheiro que está sendo gasto. E tudo isso é relevante para se manter a saúde financeira de um fluxo de caixa.

Assim, a gestão financeira está integrada como parte fundamental dos pilares da administração empresarial, junto com a gestão comercial, vendas, fiscal e de estoque.

E todas essas gestões, bem estruturadas, são capazes de manter uma empresa no caminho certo, garantindo um ótimo crescimento, além de melhores resultados.

Um ponto bem importante sobre a gestão financeira é que, através dela, é possível saber se o negócio está lucrando ou não, devido ao registro e análise das movimentações que acontecem diariamente.

Além de tudo isso, ela permite saber os motivos que levaram a redução dos lucros ou mesmo perdas de dinheiro.

5 Dicas indispensáveis para se ter uma gestão financeira bem sucedida

Para ajudar o seu negócio, listamos 5 dicas de ações que a sua empresa pode usar para garantir uma boa gestão financeira. Veja só:

1 – Faça um planejamento

Planejar, planejar e planejar. Para que a sua empresa obtenha sucesso, é preciso que tudo seja muito bem planejado. E, por isso, é muito importante ter um planejamento financeiro, de gastos, de investimentos.

Esses planejamentos são cruciais para que seja possível ter uma visão dos caminhos que serão escolhidos pela empresa.

E, com um planejamento adequado, o gestor adquire melhores condições para tomar decisões que são importantes e que vão levar ao crescimento do negócio.

2 – Estabeleça indicadores para a gestão financeira

Indicadores, indicadores-chave ou mesmo KPIs, independente do termo escolhido, todos eles são usados para acompanhar a performance. Ou seja, esses indicadores são utilizados para mostrar os resultados positivos ou negativos de uma determinada ação.

Para a gestão financeira, um dos pontos que merece atenção e precisa ser acompanhado é o capital de giro, se ele teve aumento, redução.

Contudo, é indispensável estabelecer esses indicadores, pois somente eles serão capazes de mostrar se as estratégias adotadas estão trazendo os resultados esperados pela empresa.

3 – Determine um orçamento para gastos

Determinar um valor para gastos ou orçamentos fixos para os custos do seu negócio, é considerada uma ação financeira de grande eficiência, já que você vai ter mais controle sobre o dinheiro que sai da sua empresa, e ainda garante segurança nas atividades que são essenciais.

Porém, deve-se ter em mente que esse orçamento precisa ser estabelecido de uma maneira que supra as necessidades e sane todos os custos da organização sem gerar dívidas.

4 – Faça o acompanhamento do seu fluxo de caixa

Você sabe qual é a ferramenta de gestão e de controle financeiro mais eficiente em uma empresa? É o fluxo de caixa.

Através dele, você tem controle e visão de todo o dinheiro que está entrando e saindo do seu negócio. Isso porque ele registra detalhadamente todas as entradas e saídas, que podem ser de maneira diária, semanal ou mesmo quinzenal.

E, a partir dos dados registrados, você pode fazer um comparativo dos valores e verificar se a empresa tem mais dinheiro entrando ou saindo do caixa.

Por isso, é essencial alimentar e manter o fluxo de caixa atualizado constantemente, pois somente assim, você conseguirá ter a visão real da saúde financeira do seu negócio.

5 – Conte com a tecnologia sempre que puder

Muitas empresas acham que utilizar um software é um gasto para a empresa. Mas, na verdade, é um grande investimento.

A sua empresa pode automatizar processos para melhorar a produtividade ou mesmo contar com ferramentas tecnológicas para tomar decisões mais assertivas. Além de, claro, adquirir um software de gestão financeira.

Esse tipo de ferramenta permite que você tenha mais tempo para analisar todos os dados obtidos através de relatórios, fazendo com que você tenha mais tempo para outras demandas, aumentando a sua produtividade.

Então, sempre que puder, conte com a tecnologia para melhorar o desempenho do seu negócio.

Esperamos que você possa colocar essas dicas em prática na sua empresa, mesmo que começando por uma planilha, e, assim, conseguir aumentar os resultados, a produtividade e os lucros também.

Gostou das nossas dicas? Você pode encontrar conteúdos como esses e muitos outros acessando o nosso Blog. Aproveite também para conhecer mais sobre a CDL São Paulo, visitando as nossas páginas sobre soluções de crédito e de cobrança.