Você já parou para pensar que, aqui no Brasil, o histórico de análise de crédito e concessão de crédito foi baseado em informações negativas por muito tempo? Esse foi o método utilizado para avaliar consumidores durante anos, pois, até hoje, ele traz mais segurança para todo o processo, evitando que empreendedores acabem sofrendo os famosos calotes.
Mas por que utilizar somente os dados negativos? Por que a minha empresa não pode utilizar as informações positivas para enriquecer ainda mais a minha análise de crédito?
O Cadastro Positivo surgiu para inovar todo esse contexto, abrindo novas possibilidades sobre como usar os dados que ficam armazenados no histórico dos clientes para tornar as análises e concessões de crédito mais justas, eficientes e assertivas.
Essa modelagem permite que a sua empresa tenha a possibilidade de identificar os clientes que ficam inadimplentes com recorrência e os clientes que tiveram algum problema pontual, sendo esse cliente uma pessoa física ou jurídica. Contudo, não pense que essa é a única função do Cadastro Positivo, pois a sua empresa pode utilizar ele de diversas maneiras.
Analisando todo esse contexto, entendemos que a sua empresa pode não conhecer esse método ainda e, por isso, resolvemos apresentar para você. Confira quais serão os tópicos abordados:
● O Cadastro Positivo
● Segmentos que fornecem informações para o Cadastro Positivo
● A evolução do Cadastro Positivo em transações
● A nova lei do Cadastro Positivo e a sua empresa
● O Cadastro Positivo respeita a LGPD e o Sigilo Bancário
● Saiba quais são os benefícios para a sua empresa
● O impacto do Cadastro Positivo no crédito
● O impacto econômico no horizonte de 10 anos
● As vantagens de usar o Histórico de Pagamento Positivo no seu negócio
● A CDL São Paulo pode ajudar o negócio a utilizar o Cadastro Positivo
● Conheça mais sobre os nossos produtos
Continue a leitura aqui com a gente para conhecer as vantagens e os benefícios do Cadastro Positivo para o seu negócio!
⌛ Tempo médio de leitura: 06 minutos
O Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um banco de dados formado pelo compartilhamento do histórico de compras e pagamentos a crédito dos consumidores, pelas empresas ao mercado, por meio dos Gestores de Banco de Dados (GBDs), sendo o SPC Brasil um deles.
Ele mostra os hábitos de pagamentos e comportamentos dos consumidores, Pessoa Física e Pessoa Jurídica, com as empresas no que diz respeito as operações de crédito e financeiras.
Em O QUE É E COMO FUNCIONA O CADASTRO POSITIVO você pode conferir uma explicação com mais detalhes e ainda verificar os tópicos principais sobre o assunto.
Segmentos que fornecem informações para o Cadastro Positivo
Atualmente, os segmentos que fizeram acordo para fornecer dados para o histórico de compras e pagamentos são:
● Empresas de Energia e Água
● Empresas que oferecem serviços de Telecom
● Bancos
● Financeiras
A evolução do Cadastro Positivo em transações
O Cadastro Positivo existe no Brasil desde 2011, mas foi em Janeiro de 2020 que ele começou a ter maior relevância para o mercado, e sociedade, com a entrada em vigor da alteração de lei que mudou a forma como as pessoas físicas ou jurídicas são inclusas dento do histórico do Cadastro Positivo. Agora todos os consumidores, que realizaram compras a crédito, passam a ter suas informações compartilhadas com os GBDs.
Com isto, desde Janeiro a base de dados do Cadastro Positivo tem evoluído fortemente em diversos setores da economia, como citado acima.
A nova lei do Cadastro Positivo e a sua empresa
Todos os consumidores brasileiros estão automaticamente inseridos no Cadastro Positivo, conforme a Lei Complementar 166/2019, e solicitam o Opt-out caso queiram ser removidos.
Sendo assim, essa nova lei traz muitos benefícios para a sua empresa, pois permite a realização de novos negócios, criação de diversas oportunidades e ainda ajuda a fortalecer o relacionamento com seus consumidores.
O Cadastro Positivo respeita a LGPD e o Sigilo Bancário
A utilização das consultas de pessoas físicas e pessoas jurídicas do SPC Brasil para análise e proteção ao crédito, inclusive com as informações do Cadastro Positivo, estão aderentes em total conformidade com todas as leis brasileiras, como a do sigilo bancário e à LGPD, onde destaca-se, o art. 7º, inciso X da referida Lei, a qual permite o tratamento de dados pessoais para proteção do crédito.
Saiba quais são os benefícios para a sua empresa
Utilizando o Cadastro Positivo, a sua empresa avalia os clientes de maneira mais detalhada e justa, pois vai contar com informações assertivas e mais aprofundadas sobre os pagamentos que estão em dia, deixando de olhar apenas os dados negativos.
Contando com os dados positivos, a sua organização pode reduzir juros para aqueles que são bons pagadores, sem ter o risco de aumentar a inadimplência, reduzir gastos com processamento de crédito e cobrança, aumentar as vendas e faturamento.
E, além de tudo isso, ele ainda traz as seguintes vantagens:
● Aumento de consumo e, consequentemente, aumento nas vendas.
● Inclusão de bons pagadores que não tenham como comprovar a renda no mercado de crédito.
● Mudança mais percebida pelos consumidores das classes C e D.
● Análise de crédito mais rica e mais assertiva.
● Ampliação do mercado pelo acesso ao crédito a milhares de profissionais autônomos e informais.
● Desburocratização do crédito, tornando mais fáceis as aprovações e permitindo negociar melhores condições comerciais.
● Redução de inadimplência.
O impacto do Cadastro Positivo no crédito
● Score composto por mais variáveis: pontualidade, gastos mais frequentes, comprometimento da renda, sendo que atualmente já constam os hábitos de pagamento dos clientes.
● Análise de risco feita com maior precisão: redução da taxa de juros em alguns casos e índice de inadimplência reduzido.
● Políticas de crédito revisadas: inserção de novas informações nos scores e, com a autorização do cliente, em relatórios e outras soluções.
● Maior relevância para os dados de negativação: com a união de dados negativos e positivos, a análise de crédito aumenta o nível de assertividade consideravelmente.
O impacto econômico no horizonte de 10 anos
As projeções para o Brasil são:
● 74% Redução de juros.
● R$ 1,1 Trilhões na injeção potencial de crédito.
● 10% PIB adicionado à economia.
● 45% Redução de inadimplência.
Dados projetados para o aumento de consumo:
● 5,6 Milhões em imóveis populares.
● 3,5 Milhões em automóveis.
● 17,1 Milhões em eletrodomésticos.
● 15,4 Milhões em eletroeletrônicos.
As vantagens de usar o Histórico de Pagamento Positivo no seu negócio
Utilizando o histórico de pagamento positivo, a sua empresa conhece, no detalhe, os hábitos de pagamento dos seus clientes.
Portanto, você vai poder analisar o comprometimento de pagamento dos consumidores nos últimos 12 meses, baseados em informações do histórico e das empresas com que a renda do consumidor já está comprometida.
Além do mais, ele permite consultar de forma mais clara, objetiva e detalhada o consumo e histórico de crédito, entre outras informações que podem ser muito úteis no momento de conceder crédito.
A CDL São Paulo pode ajudar o negócio a utilizar o Cadastro Positivo
a CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, possui a estrutura necessária para que a sua empresa possa utilizar os produtos que fazem uso das informações do Cadastro Positivo, permitindo que o seu negócio realize análises de crédito mais completas, concessões de crédito assertivas e ajude na prevenção contra fraudes.
Um dos produtos mais utilizados por empresas é o Score +Positivo, que permite identificar a probabilidade de o consumidor ficar inadimplente em um horizonte de 12 meses, utilizando informações do Cadastro Positivo e do histórico de inadimplência.
Mas esse é só um dos muitos modelos que a sua empresa pode utilizar para deixar de ver apenas informações negativas e contar, também, com as positivas.
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