O Dia dos Namorados no Brasil, celebrado em 12 de junho, tem um impacto significativo no varejo brasileiro, sendo uma das datas mais lucrativas do ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. As vendas são impulsionadas por diversos setores, incluindo vestuário e acessórios, perfumes e cosméticos, jóias e relógios, eletrônicos, flores e chocolates, restaurantes e hotéis, além do comércio online, que oferece promoções específicas para a ocasião. Segundo pesquisas do SPC Brasil e CNDL, em parceria com a Offerwise Pesquisas, 59% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. o impacto do dia dos namorados no varejo pode ser negativo. Pois, a estimativa mostra uma queda de R$ 3,8 milhões em comparação com o ano passado.

Loja física está em alta neste dia dos namorados

Quanto ao local de compra, 57% preferem lojas físicas e 33% optaram pela internet. Os locais mais populares são lojas online (31%), shopping centers (23%), shoppings populares (12%) e lojas de departamento (8%).
Entre os que comprarão online, 67% usarão aplicativos, 62% sites e 13% Instagram. Os sites mais citados são de varejistas nacionais (60%) e internacionais (60%), seguidos por sites de compra e venda de produtos novos ou usados (33%) e sites de lojas de maquiagem e perfumes (29%).
Além disso, ao escolher presentes, a maioria dos participantes valoriza a qualidade (72%), seguida pelo custo-benefício (63%) e pelo custo do frete e preço baixo (33%). Esses dados mostram que, apesar da conveniência das compras online, muitos consumidores ainda preferem a experiência de compra física para avaliar pessoalmente a qualidade dos produtos e a possibilidade de troca.

Comportamento do consumidor no dia dos namorados e quanto pretendem gastar

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e ignoram compromissos financeiros. A pesquisa mostra que 32% dos entrevistados que planejam comprar presentes farão isso mesmo com contas em atraso, e 68% desses estão com nome sujo. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços.

Além disso, 29% reconhecem gastar mais do que podem em presentes no dia dos namorados. Os principais motivos são: 30% acreditam que o parceiro(a) merece, 26% querem agradar, mesmo gastando mais do que deveriam (principalmente nas classes A/B e os não casados), e 16% gostam de impressionar.

Quais são as melhores estratégias para alavancar o seu negócio no dia dos namorados?

Pensando nisso, as marcas devem adotar abordagens que vão além da vis]ao comercial, destacando sutilmente a tradição da troca de presentes e o valor emocional e cultural envolvido. Proporcionar experiências memoráveis, personalizar ofertas e serviços para atender às necessidades individuais de cada cliente, e garantir um serviço de pós-venda e entrega de qualidade são fundamentais para agregar valor à experiência do consumidor.

Ao implementar essas estratégias, as marcas podem fortalecer a conexão com os clientes, promovendo lealdade e satisfação. Utilize comunidades e pesquisas para ouvir e se conectar com os clientes, criando estratégias de negócio mais assertivas, ágeis e econômicas.

Fonte: CNDL e SPC BRASIL