CDL O QUE E

CDL é uma sigla para Câmara de Dirigentes Lojistas.

Mas o que é uma Câmara de Dirigentes Lojistas, não é mesmo? Vamos te explicar!

A Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade de classe, formada por empresas associadas, criadas para representar o setor varejista em âmbito municipal. Ou seja, cada município pode ter uma CDL para representá-lo, uma vez que a presença local de uma CDL é a base para um sistema associativista forte.

E, sendo assim, as empresas associadas que formam uma CDL são responsáveis pela deliberação regular de providências, ações, estudos, estratégias, trocas de ideias e informações, bem como todo o necessário para o desenvolvimento da atividade lojista e da comunidade.

Contudo, para entender realmente o que é uma CDL, você precisa compreender como foi o início dessa jornada.

Como surgiu a primeira CDL?

Em 1950, um grupo de empresários se unem em busca de relacionamento, troca de conhecimento e representatividade na política local, fundando assim a primeira CDL, uma entidade de classe que reúne empresas em busca de um bem coletivo, alavancando os negócios.

A constante busca por aumentar as vendas, em conjunto com a criatividade brasileira do empresário e dos clientes, fizeram com que os lojistas brasileiros criassem a modalidade de pagamento por meio do crédito para consumo, conhecido popularmente como crediário, carnê, venda parcelada ou até o mesmo o antigo fiado.

Esta iniciativa do lojista, de financiar diretamente aos seus clientes, foi um sucesso, pois permitiu a realização de sonhos, e para os lojistas o aumento das vendas e acréscimo de ganhos financeiros, como juros, multa etc., tornando o negócio ainda mais lucrativo.

Considerando o sucesso do novo modelo de negócio, houve também um aumento de problemas de inadimplência e fraude. Afinal, como saber se aquele cliente é ou não um bom pagador? Será que ele já se beneficiou de algum crédito fornecido por outros lojistas? Será que ele possui financiamentos em aberto ou inadimplência?

Como este problema era comum entre diversos lojistas, eles perceberam a oportunidade de compartilhar informações sobre seus clientes inadimplentes dentro de um ambiente seguro e de confiança para transitar informações sensíveis, como potenciais clientes e bons ou maus pagadores, originando assim, o Serviço de proteção ao Crédito (SPC) dentro de uma CDL.

E, com o passar dos anos, houve uma grande evolução para que fosse possível chegar em um sistema que, atualmente, gera resultados incríveis para o mercado, para os empresários e para a população.

Como está o sistema atualmente?

A união de empresários por meio de CDLs e da prestação de serviço do SPC Brasil resultou na formação do Sistema CNDL, composto por 2.200, 27 Federações e Equiparadas, uma Confederação Nacional e o SPC Brasil, que se tornou uma empresa e uma plataforma tecnológica e integradora, conectando o sistema aos mais de 450 mil associados em todos os segmentos da cadeia produtiva (agronegócio, indústria, varejo, serviços etc.).

Com isso, os papéis/responsabilidades do Sistema CNDL podem ser definidos da seguinte maneira:

CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) defende nacionalmente de forma institucional o desenvolvimento do varejo.

FCDLs (Federação da Câmera de Dirigentes Lojistas) norteadora política, econômica e social do varejo nos Estados da Federação.

CDLs (Câmera de Dirigentes Lojistas) desenvolve e fortalece a iniciativa privada por meio do associativismo, da defesa do interesse do varejo e difusão dos serviços do SPC Brasil em 2.200 munícipios.

SPC Brasil é a organização do Sistema CNDL responsável por conectar as informações dos mais de 450 mil associados, sendo assim o maior banco de dados da América Latina e responsável pelo compartilhamento de informações em um ambiente seguro por meio de sua plataforma tecnológica e integradora para soluções de Crédito, Cobrança, Antifraude, Marketing e Certificação Digital.

Você imaginou que CDL significava e envolveria tudo isso? Quando sabemos da história sempre fica mais fácil, e a história da CDL é muito enriquecedora. Isso porque ela está em constante evolução para poder ajudar empresas, independente de seus portes, contribuir com o sucesso dos empresários e com o bem-estar da comunidade.