Entenda como positivar o nome

Positivar o nome é uma das metas de muitas pessoas, principalmente com a chegada de um ano novo pela frente.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 30% dos consumidores que pretendiam ir às compras no Natal possuíam contas em atraso. E esse dado é muito importante para entendermos que ter dívidas é um processo normal de alguns brasileiros. Isso porque, para muitos, sem elas seria muito difícil presentar pessoas, viajar, realizar seus sonhos.

Contudo, é necessário entender que esse acúmulo de débitos em aberto pode trazer diversos problemas, pois é uma situação que pode fugir totalmente do controle das pessoas e virar uma grande bola de neve.

Uma ‘consequência’ muito conhecida, de se ter dívidas em atraso, é ter o “nome sujo”. Ou seja, a pessoa fica negativada, inadimplente, porque o nome dela é inserido na base de dados do SPC Brasil, Serasa ou Boa Vista (SCPC).

Sendo assim, se esse for o seu caso ou tenha interesse pelo assunto, continue a leitura para entender melhor esses termos, as desvantagens de se ter o nome negativado e o que fazer para conseguir positivar o nome com sucesso.

O que é ter o nome sujo?

A primeira coisa a se fazer, para iniciar o processo de positivar o nome, é entender melhor o termo “nome sujo” ou mesmo “sujar o nome”.

Essa é uma expressão muito antiga, que as pessoas utilizavam para informar que uma pessoa deixou de pagar por alguma coisa que comprou, ou um serviço utilizado, e que acabou tendo o seu nome inserido em uma base de dados de um serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil, Serasa ou SCPC- Boa Vista).

Porém, esse é um termo utilizado popularmente que não traz conotações boas e, por isso, os termos mais utilizados hoje são: negativado ou inadimplente. Afinal, ninguém precisa sentir vergonha ou culpa por não conseguir sanar suas dívidas, já que dificuldades financeiras podem afetar qualquer pessoa.

Quais as desvantagens de ter o nome negativado?

Como mencionado anteriormente, ter o nome negativado traz algumas desvantagens que podem gerar grandes problemas no futuro. Conheça as principais:

Problemas com serviços bancários: dificuldade para realizar a abertura de novas contas-correntes, bloqueio de cheque especial e negação de novos cartões de crédito.

Dificuldade na renovação de matrícula: a instituição de ensino, seja ela escola ou faculdade, pode negar a solicitação de uma nova matrícula.

Análise de crédito negada: ao solicitar crédito, a pessoa negativada pode ter essa análise de crédito reprovada. Isso acontece para financiamentos, comprar por crediário ou mesmo solicitar um novo cartão de crédito.

Contratação de emprego dificultada: algumas empresas têm por hábito consultar o CPF de um candidato e, muitas, acabam não contratando uma pessoa inadimplente.

Passo a passo para positivar o nome

Agora que você já sabe o que é e quais são as desvantagens de estar inadimplente, vamos ao passo a passo para positivar o nome:

1º Passo – Consultar o CPF

Para conseguir liquidar os débitos em aberto, a primeira coisa a se fazer é consultar o CPF para ver quais são as dívidas negativadas, quais são os valores de cada uma e quais empresas serão pagas.

Essa consulta pode ser realizada nos seguintes serviços de proteção ao crédito: SPC Brasil, Serasa ou Boa Vista (SCPC). E, para conferir como realizar esse processo em cada um deles, confira o nosso post Aplicativos Gratuitos para Consultar CPF.

2º Passo – Negociação da dívida

Após verificar todas as dívidas que estão pendentes, o segundo passo é a negociação.

Será necessário entrar em contato com o credor para tentar negociar parcelamentos ou descontos para pagamentos. O importante é analisar o real cenário econômico para avaliar qual o melhor acordo para positivar o nome.

3º Passo – Planejamento financeiro

Depois de analisar o cenário e negociar a dívida, é essencial realizar um planejamento das finanças. Isso porque será importante acompanhar todos os ganhos e gastos para avaliar as despesas que são desnecessárias e analisar quanto será reservado no mês para quitar o que está pendente.

Logo, é também relevante, após limpar o nome, continuar com esse planejamento, anotando todos os valores que entram e que saem para manter o controle e não voltar a ficar inadimplente.

Passo Extra – Honrar os compromissos

Nada impede de uma pessoa ter um imprevisto financeiro, certo? Por isso, é muito importante que o passo anterior seja realizado de maneira adequada.

É muito comum as pessoas conseguirem bons acordos, mas deixarem de pagar por eles. Então, esse passo extra consiste em dizer que é essencial honrar os compromissos estabelecidos, já que o credor pode voltar a negativar o nome de quem atrasa ou deixa de pagar as parcelas.

Além do mais, caso necessite de uma nova negociação, a pessoa inadimplente terá descontos menores ao anterior e condições de pagamentos não tão favoráveis.

E a pergunta mais feita: quanto tempo levar para positivar o nome?

Assim que o pagamento do valor for confirmado, seja da negociação à vista ou da primeira parcela, o credor tem até 05 dias úteis para solicitar a exclusão do nome dos serviços de proteção ao crédito.

Caso não aconteça essa solicitação no prazo, a pessoa pode pedir a exclusão nas empresas de serviços de proteção ao crédito ou diretamente com o credor. E, se mesmo com essa solicitação o nome continuar negativado, a pessoa tem o direito de entrar com uma ação judicial.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa Newsletter gratuitamente para receber no seu e-mail mais conteúdos como este!