PMES-CDLSP

O desejo de todo empreendedor é que o seu negócio seja bem-sucedido, que tenha um crescimento exponencial e que gere muita receita durante esse processo. Mas, para que isso aconteça, a sua empresa precisa contar com uma boa gestão financeira das contas a pagar e receber.

Isso significa que você deve gerir muito bem as contas a pagar e receber da sua organização, pois são elas as responsáveis por você saber como o está o andamento do negócio, e ainda permitem uma previsão para o futuro, permitindo que você defina quais serão as próximas etapas para atingir as metas e os objetivos estipulados.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer esse processo de maneira eficiente, que não comprometa o fluxo e nem os lucros de uma empresa.

Por isso, resolvemos mostrar os 5 erros mais cometidos por gestores e o que fazer para evitar esse tipo de situação. Então continue a leitura para não perder nenhum ponto importante!

1 – Deixar de saber quais são as despesas da sua empresa

Você, como gestor, precisa conhecer muito bem as despesas do seu negócio para poder gerenciar, de maneira adequada, as contas a pagar e receber. Ou seja, é preciso que você saiba quais são as obrigações com seus fornecedores, pagamento de salários, aluguel e muito mais.

Essas informações são importantes para que seja possível realizar um planejamento de controle financeiro eficiente para a sua empresa.

2 – Esquecer a data de vencimento das dívidas

Você sabia que esse é um dos motivos mais comuns de negativação? Pois é, muitas empresas esquecem de acompanhar, de maneira adequada, o vencimento de cobranças, pagamento de impostos. E tudo isso acaba gerando um grande transtorno, pois acaba trazendo prejuízos financeiros e complicações jurídicas.

Logo, o melhor a se fazer para passar longe desse erro é registrar, com o máximo de detalhes e cuidados, o prazo de cada dívida. Vale colocar lembretes de pagamentos, realizar acompanhamentos diários, o que for preciso para não deixar as contas e os impostos passarem despercebidos.

3 – Considerar valores que ainda não estão em caixa

Alerta de erro grave! Independente se você é um PME ou não, considerar os pagamentos a prazo, via cartão de crédito, é um erro muito sério, já que as operadoras liberam o valor apenas em 30 dias.

O seu negócio pode contar apenas com as vendas à vista, pois somente elas garantem um recebimento imediato e disponibilização de recursos.

Sendo assim, você só pode considerar o valor das vendas a prazo, em seu caixa, no dia que o crédito for liberado, e jamais no momento da venda, pois, no fim do mês, você terá um dado irreal, contando com valores que não existem.

Então, para que a sua empresa não caia nesse erro, é preciso contar com programas, ferramentas ou softwares que ajudem a realizar esse controle de pagamentos e recebimentos de maneira efetiva. Desse modo, você poderá programar investimentos conforme a disponibilidade de receita que, realmente, entra em seu caixa.

4 – Não investir em um sistema de controle financeiro

Para que tudo seja feito corretamente quando o assunto é contas a pagar e receber, é necessário investir em um sistema que ajude a realizar o controle financeiro, visto que somente a dedicação e o Excel não ajudam muito.

Esse tipo de investimento é necessário para que não ocorram erros, mas ele também traz outras vantagens para a sua empresa, como a automação de processos, atualização em tempo real, aumento em produtividade, fornecimento de dados reais que vão ajudar em tomadas de decisões e muitos outros.

5 – Não fazer o acompanhamento e nem mensurar os resultados financeiros

Não adianta seguir todos os processos, registrar tudo impecavelmente e não acompanhar os resultados. O controle sobre contas a pagar e receber vai além de anotações, pois é preciso estabelecer um método inteligente, organizado e eficaz para poder acompanhar e mensurar os dados financeiros.

Além do mais, é necessário acompanhar esse método bem de perto e com frequência para que tudo saia como planejado. E ainda é preciso fazer a análise dos números e, se preciso, revisitar as estratégias de gerenciamento.

Para que tudo dê certo, você pode contar com a ajuda de métricas para mensurar as informações. Assim, você poderá monitorar o alcance dos objetivos e elaborar estratégias, e ações, que façam o seu negócio atingir esses propósitos. E, como indicadores para isso, você pode utilizar os rendimentos, capital de giro, lucratividade ou outros que estejam de acordo com a sua empresa.

Sabemos que muitos negócios também acabam desconsiderando os gastos menores e misturando as contas pessoais com a da empresa. Então lembre-se de não cometer nenhum desses erros, pois assim você deixará as contas a pagar e receber sempre em ordem.

O que você achou dessa lista? Como PME, você já cometeu algum desses erros? Faltou algum erro que você considera grave? Conte para gente aqui nos comentários!