negativar-credito-cdl

Negativar nomes é uma prática comum na sua empresa?

Iniciamos este conteúdo com essa pergunta, pois, se você ainda não utiliza, deveria começar a utilizar o mais rápido possível. Isso porque está é uma ferramenta que traz ótimos resultados para o seu negócio em diversos aspectos.

Muitas vezes, a negativação acaba sendo utilizada quando o setor de cobrança foi ineficiente e necessitou de outra ação para tentar recuperar dívidas.

Entretanto, você sabe qual o valor de negativar nomes para a sua empresa? Como ela pode beneficiar o seu negócio? O que a negativação tem a ver com o crédito?

Vamos te ajudar a entender o porquê devemos negativar nomes, explicar qual a relação da negativação com o crédito e muito mais neste post. Vamos lá?

Caso você ainda não saiba o que é a negativação, aconselhamos a leitura do seguinte conteúdo: as 7 dúvidas mais comuns sobre negativação de clientes.

A importância de negativar nomes

A negativação de clientes ganha grande relevância quando falamos de recuperação de dívidas e redução de clientes inadimplentes.

É muito importante que a sua empresa faça uso dessa ferramenta para que a recuperação de dívidas seja eficiente e, logo, reduza a inadimplência.

Isso acontece porque o fluxo, até a chegada da negativação em si, faz com que o cliente queira quitar o débito rapidamente, já que ele será notificado. Essa notificação pode ser uma aliada do seu negócio, uma vez que ela será utilizada para estabelecer um vínculo entre o cliente e a sua empresa.

Você pode utilizar essa oportunidade para inserir os contatos da sua organização e mostrar para o cliente que você se importa com ele.

Além do mais, é uma chance de tentar entender esse cliente devedor, ofertar condições especiais de pagamentos ou mesmo analisar falhas no fluxo do seu negócio. Um exemplo bem simples é que esse cliente pode ter esquecido de pagar. Então a sua empresa poderia facilmente tê-lo lembrado com e-mails, mensagens ou outro meio de comunicação de sua preferência.

Negativar os seus consumidores não é só importante porque ajuda a sua empresa a receber valores pendentes. Ela é essencial para o bem-estar do seu fluxo de caixa, para o setor de cobrança, para o setor de relacionamento, para aproveitar oportunidades, realizar personalizações e para o setor de crédito também.

Indicação de conteúdo: 5 vantagens de negativar um nome.

A relação entre a negativação e o crédito

Pois é, o que negativar nomes tem a ver com o crédito, não é mesmo?

E a resposta é bem simples: tudo, ainda mais quando você é um empreendedor.

A negativação, realizada de maneira constante pelas empresas, evita que outros empresários, comerciantes, varejistas ou atacadistas ofereçam crédito para quem não tem condições ou intenção de pagar. Ou seja, beneficia a sua empresa e as demais que realizam consultas nos órgãos de proteção, como o SPC Brasil, para tomar a decisão de conceder crédito ou não para um cliente.

Afinal, quando um mau pagador tem o seu nome em uma lista de inadimplentes, as empresas passam a se preservar de realizar negócios com ele e, consequentemente, evitam sofrer qualquer tipo de fraude.

Então, quando a sua empresa está realizando uma análise de crédito de determinado cliente, alguns desses dados só estão disponíveis porque as empresas utilizaram o processo de negativação.

Sendo assim, a negativação e o crédito estão sempre relacionados a segurança, pois ambos são essenciais para a preservação do seu negócio.

Esperamos que este post ajude você a perceber a importância de negativar nomes e como ela pode ser muito benéfica quando utilizada de maneira adequada.

E caso você queira realizar negativações, acesse a nossa página cobrança facilitada de clientes ou leia o nosso conteúdo como negativar alguém usando o SPC.