Veja 5 métodos eficientes em recuperação de dívidas

A recuperação de dívidas é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas e, por isso, é um processo considerado extremamente relevante para todos os empreendedores.

Logo, é necessário realizar essa tarefa de maneira eficiente, já que, se feita de maneira incorreta, pode complicar o relacionamento que você tem com o seu cliente por se tratar de um momento considerado delicado.

Então a pergunta que sempre fica é a seguinte: qual método utilizar para conseguir cobrar um cliente de maneira assertiva e que ainda estreite a relação existente?

Já podemos dizer que a resposta vai depender muito dos recursos disponíveis ou de quanto o seu negócio está disposto a investir. Sendo assim, vamos te mostrar 5 métodos eficientes para recuperação de dívidas, onde você vai poder analisar qual o melhor e mais viável para a sua empresa.

Continue a leitura para conferir!


#1 Usar gatilhos mentais como estratégia


Esse é um método que pode ser incluído facilmente no cotidiano do sua equipe.

Os gatilhos mentais são usados para conquistar a confiança do seu cliente inadimplente no momento de fazer a cobrança, já que ele contribui para uma abordagem muito mais eficiente.

Dessa forma, para que seja assertivo, você pode escolher quais são os melhores para a recuperação de dívidas da sua empresa.

O gatilho mental da dor pode ser usado para analisar qual é a necessidade do cliente e qual a melhor oferta a ser feita. Por exemplo: um consumidor não consegue efetuar o pagamento total. Então você pode sugerir um acordo que parcele a dívida. Assim, ele conseguirá fazer o pagamento conforme o orçamento que ele tem disponível no momento.

Contudo, existe um outro gatilho que costuma trazer muitos resultados na recuperação de dívidas, que é o da confiança. Você pode sugerir um pagamento para daqui dois meses, caso ele não consiga quitar agora, por exemplo. Afinal, estratégias como essa ajudam a tornar o elo muito mais forte, estreitando a relação entre ambos.


#2 Utilizar a cobrança preditiva


Para evitar certos custos e burocracias da cobrança, como casos levados para a Justiça, você pode contar com a cobrança preditiva. Isso porque esse método faz uso de dados e informações para reconhecer problemas.

Portanto, o foco é fazer uma cobrança que seja mais ágil, reduzindo o conflito entre as partes e aumentado as chances de que o pagamento seja realizado, mantendo, também, uma relação saudável entre a sua empresa e os consumidores.

Entretanto, para que esse método funcione na recuperação de dívidas, é necessário atuar com rapidez e seguir uma ordem de prioridade de cobrança, como valor, histórico de relacionamento positivo, dívidas no mercado e tempo de atraso.

Além do mais, é preciso manter os dados cadastrais atualizados constantemente, utilizar lembretes de vencimento e analisar a capacidade de pagamento do cliente para estabelecer uma régua de cobrança que seja realista tanto para o cliente quanto para a sua empresa.


Indicação de conteúdo – Como a cobrança preventiva pode ajudar a reduzir a inadimplência?

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


#3 Criar relações durante a recuperação de dívidas


Esse método é conhecido como rapport, que pode ser trazido como “criar uma relação” ou “trazer de volta”. Ou seja, na recuperação de dívidas, o objetivo dele é estabelecer uma conexão positiva entre quem está fazendo a cobrança e quem está sendo cobrado.

Dessa maneira, é construído um vínculo imediato com o consumidor, resultado em maior empatia, facilitando a criação de uma relação mais saudável entre ambos.

Por isso, a estratégia de rapport contribui com o aumento da precisão nos contatos, estabelecendo um elo muito mais claro. Isso porque, conforme a postura ou a utilização de certas frases, o seu cliente inadimplente pode se sentir mais confortável e gerar um relacionamento saudável.


#4 Oferecer conteúdos educativos de qualidade


Um dos meios de ajudar o seu setor de recuperação de dívidas é oferecer conteúdos educativos para as pessoas, sejam elas inadimplentes ou não. Logo, use a experiência do seu negócio, na área financeira, para investir na elaboração de conteúdos que sejam importantes para que o seu público conheça melhor o seu trabalho e para que eles possam aprender com eles.

Portanto, um bom exemplo é a criação de um conteúdo que mostre como usar melhor o dinheiro no cotidiano, como investir ou mesmo como conseguir renda para quitar dívidas. Tudo isso vai ajudar a fortalecer a autoridade da sua organização e conquistar a confiança dos seus clientes.

É importante pensar que ajudando os seus clientes a se tornarem adimplentes, as chances de eles voltarem a consumir seus produtos ou serviços aumentam e a possibilidade deles se tornarem inadimplentes, novamente, diminuem.


#5 Conte com soluções seguras e eficientes na recuperação de dívidas


Utilizar a tecnologia ao seu favor é indispensável quando o assunto é cobrar clientes de maneira eficiente. Hoje, existem diversas soluções de cobrança que tornam mais fácil o acesso as informações e permitem a personalização para que o trabalho se torne mais assertivo.

A CDL São Paulo, em conjunto com o SPC Brasil, oferece as melhores soluções para recuperação de dívidas. Elas podem ajudar o seu negócio a aumentar o índice de recebimento, ter mais assertividade em suas ações e direcioná-las com mais efetividade.

Conheça 3 soluções que podem fazer a diferença na sua empresa:

Score de Recuperação
Cobre com mais eficiência e assertividade. Adicione antes ou depois da sua régua o Score de Recuperação, priorizando quem tem mais chance de te pagar.

Perfil Comportamental
Conheça o perfil e comportamento do seu cliente para potencializar as ações de cobrança direcionando esforços e aumentando a eficiência.

SPC Recupere
Solução que ajuda a priorizar sua cobrança, encontrar seu cliente e personalizar seu contato, aumentando sua taxa de recuperação sem perder relacionamento.

A CDL SP conta com muitas opções e uma delas vai servir perfeitamente para o seu negócio.

Para saber mais informações sobre essas soluções e conhecer muitas outras, acesse a página cobrança facilitada de clientes.


Esses foram os métodos que consideramos mais eficientes para cobrar os seus clientes. Com certeza, o seu negócio vai poder usar um ou mais deles para tornar a recuperação de dívidas ainda mais rápida e eficiente.


banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *