Regua-automatizada-CDL

A régua de cobrança automatizada veio para ajudar os empreendedores a reduzirem os índices de inadimplência e recuperarem dívidas que estão atrasadas, já que essa é uma ferramenta muito eficiente e que pode trazer ótimos resultados para todos os modelos de negócios.

E, sendo assim, vamos te mostrar como funciona uma régua de cobrança automatizada, explicar a importância de utilizar esse método na sua empresa e listar seus 5 principais benefícios. Vamos lá?

Mas antes, um ponto importante: se você ainda não sabe o que é uma régua de cobrança, não se preocupe. Nós temos um post onde explicamos certinho o que é a régua de cobrança e como ela funciona. Por isso, aconselhamos que você leia este conteúdo primeiro e depois retorne!

Como a régua de cobrança automatizada funciona?

Depois de ver como uma régua de cobrança é essencial para reduzir inadimplentes, você precisa saber que ela pode ser automatizada.

Não importa o tipo de régua que você tenha na sua empresa, saiba que ela pode ser automatizada. E automatizar processos como este, faz com que o seu negócio seja capaz de aperfeiçoar a produtividade, reduzir erros e esforços do seu time.

Então, ao ter uma régua de cobrança automatizada, as mensagens de cobrança passam a ser enviadas aos seus clientes de maneira automática, de acordo com o planejamento da sua empresa.

Logo, essa opção de régua beneficia o trabalho cotidiano de um gestor de finanças ou de um empreendedor PME, por exemplo.

Lembrando que a régua de cobrança automatizada depende de um sistema que efetue o trabalho. Por isso, se a sua empresa já emite boletos bancários e já faz o cadastro de pagamentos recorrentes, basta procurar por um sistema que permita automatizar a sua régua de cobrança.

Mas por que utilizar uma régua de cobrança automatizada?

Uma estratégia de cobrança só será eficiente se o seu negócio tiver estabelecido uma ótima rotina de cobranças. Ou seja, realizar um tipo de cobrança que esteja de acordo com o nível de atraso.

É bom ter isso sempre muito bem lembrado, já que cada inadimplência possui um motivo desconhecido, que precisa ser levado em consideração no momento de cobrar a dívida, pois o contato tem que ser eficaz e saudável.

Caso você trabalhe com gestão de finanças, é bem provável que você já saiba quais são as medidas que devem ser utilizadas para se cobrar um cliente. Porém, o problema mais comum para os gestores está na organização dessa estratégia.

Isso porque no dia a dia fica muito difícil acompanhar todos os recebimentos em tempo suficiente de realizar as cobranças em todas as fases do processo, com avisos disparados antes das datas de vencimento.

Afinal, sabemos que quanto mais atrasada uma dívida fica, mais difícil fica o seu recebimento. Portanto, é importante sim saber cobrar, mas é essencial que nenhum prazo de cobrança seja perdido.

E, por isso, uma régua de cobrança automatizada pode ser a escolha certa para a sua empresa, pois ela vai ajudar a solucionar esse problema e ainda trazer mais organização para a área financeira, deixando tudo em dia.

Conheça 5 dos seus principais benefícios:

1 – Redução de inadimplência por esquecimento

Uma das melhores técnicas para cobrar um cliente é: não esperar uma dívida vencer para cobrar, já que muitas pessoas, simplesmente, esquecem de realizar o pagamento. Porém, é muito difícil fazer isso sem o apoio de uma ferramenta adequada.

E, sendo assim, você pode contar com uma cobrança automatizada e personalizada para realizar esse processo.

Além do mais, ter uma régua de cobrança está entre as 10 dicas para melhorar a cobrança da sua empresa.

2 – Processos manuais reduzidos

Para muitas empresas, realizar a análise de todos os pagamentos e efetuar as cobranças todos os dias acaba sendo inviável, já que demora muito tempo.

Dessa forma, o melhor a se fazer é contar com uma solução de cobrança recorrente automática, já que ela vai eliminar todo esse processo que é considerado muito importante para um excelente faturamento.

3 – Tempo otimizado com uma régua de cobrança automatizada

Atualmente, muitas cobranças andam exigindo mais tempo e atenção de quem realiza as análises. E adicionando essa tarefa as demais do cotidiano, acaba tomando ainda mais tempo do seu time e, em certos casos, o seu mesmo.

Portanto, é essencial contar com a automatização dessas cobranças para que o tempo seja otimizado e nenhuma tarefa comprometida, justamente por falta de tempo.

4 – Esquecimentos e possíveis erros eliminados

Utilizando uma régua de cobrança automatizada, a sua empresa elimina as chances de acontecerem possíveis erros e esquecimentos. É muito comum acontecerem erros no momento de cobrar um consumidor ou esquecer mesmo de realizar uma cobrança que está bem atrasada.

5 – Ajuda a manter e melhorar o bom relacionamento com seus consumidores

Realizar cobranças de maneira adequada é um dos meios mais eficientes para manter um bom relacionamento com seus consumidores.

Quando o seu negócio tem uma régua de cobrança automatizada muito bem planejada, garante-se maior eficiência para a instituição e ainda otimiza o processo para o cliente. Isso porque as mensagens servem como um lembrete de pagamento, estimulando o cliente a clicar no link ou abrir o anexo para pagar sua dívida.

O que você achou dos 5 benefícios ao utilizar uma régua de cobrança automatizada? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender o seu funcionamento e o motivo dela ser tão importante para reduzir os inadimplentes. Além do mais, esperamos ter mostrado como ela pode ser vantajosa para o sucesso do seu negócio.