Regua-CDLSP

A régua de cobrança é considerada uma ferramenta de gestão financeira, que ajuda a identificar qual ação deve ser tomada diante de diferentes situações de inadimplência.

Logo, essa estratégia é muito importante para reduzir o número de clientes inadimplentes, manter um bom faturamento para não comprometer o fluxo de caixa e ainda manter um ótimo relacionamento com seus consumidores.


O que é a régua de cobrança?


Essa é uma técnica muito eficaz , sendo utilizada para deixar as finanças da empresa em ordem, organizando as cobranças e reduzindo as inadimplências.

Sendo assim, a régua de cobrança é uma ferramenta que define como, e em qual momento, deve ser realizada a cobrança conforme o tipo de dívida. Assim, ela determina formas de contato para cada etapa da cobrança.

Esse método pode até parecer complicado para quem não conhece, mas já adiantamos que não é. Trata-se de uma estratégia simples, bem objetiva e que pode ser utilizada por todas as empresas, independente do ramo de atuação.

Porém, não se engane, já que não se trata apenas de saber quais medidas devem ser levadas em conta para cobrar um cliente, mas de uma estratégia padronizada. Isso porque ela depende de um bom planejamento para formalizar a prática de cobranças, e ainda garantir que nenhum cliente seja cobrado indevidamente.


Como funciona a régua de cobrança?


Como mencionamos acima, a régua de cobrança atua com base em um planejamento, que define quando e como serão feitas as cobranças. Geralmente, são estipuladas datas, os conteúdos que serão enviados e qual plataforma de pagamento será utilizada pela empresa.

Uma estratégia que traz resultados e é bastante utilizada, consiste em enviar ao cliente lembretes da dívida alguns dias antes do vencimento, no dia do vencimento e após alguns dias, caso o cliente venha a atrasar o pagamento.

Esse lembrete pode ser enviado por e-mail, por SMS ou WhatsApp. Depois disso, basta seguir com o planejamento, estabelecendo ações para cada uma das etapas.

Importante lembrar que, para que tudo corra de maneira adequada, uma régua de cobrança bem planejada já precisa ter os próximos passos bem estabelecidos diante de cada dívida.

Tudo isso é essencial para que seja possível estabelecer um contato eficiente com o cliente e facilitar a gestão financeira.

Indicação de conteúdo: 10 dicas para melhorar a cobrança da sua empresa.


Quais são os tipos de réguas de cobrança?


Antes de falarmos sobre os tipos de réguas de cobrança, é preciso dizer que, para se fazer um ótimo planejamento, será necessário estabelecer a forma de pagamento do seu cliente. E, caso a sua empresa trabalhe com mais de um tipo, é recomendado ter mais de uma régua.

Posto isso, confira quais são os principais modelos que existem e são utilizados atualmente.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


Carnê e Boleto Bancário


Na régua de cobrança para carnê e boleto, parte da estratégia de cobrança está na escolha da data de vencimento, ao emitir o documento. É recomendado escolher uma data próxima do dia 05, 15 ou 30 do mês, já que são datas perto pagamentos e vales, ou deixar a data de preferência do cliente.

Uma dica muito relevante sobre esse tópico é: nunca espere passar da data de vencimento para realizar a cobrança, sempre envie lembretes antes para os seus consumidores.

Indicamos que seja enviado um lembrete, neste caso por e-mail, com uma segunda via do carnê ou boleto. Além disso, é importante que você tenha uma credora que não cobre por emissão de boletos.

E, em caso de atrasos, não espere muito para cobrar o seu cliente, já que o recomendado é a partir de cinco dias. Contudo, ao realizar os primeiros contatos, opte por uma mensagem mais objetiva, enviada através do WhatsApp, SMS ou mesmo e-mail.

Outro ponto essencial é não esquecer de inserir links ou anexos nessas mensagens, pois assim eles já podem efetuar o pagamento.


Transferência Bancária ou Depósito

A régua de cobrança para transferência bancária e depósito pode ser bem parecida com a realizada no boleto bancário e no carnê. Porém, é necessário destacar o valor atualizado com juros, em cada cobrança.

Uma maneira bem simples de fazer isso é estabelecendo uma política de cobrança de juros na fatura seguinte, quando em pagamento recorrente.


Cartão de Crédito


Normalmente, o cartão de crédito evita inadimplências, pois as cobranças são feitas automaticamente na fatura do consumidor. Mas existem as vendas de mensalidades recorrentes, que podem se deparar com cartões de crédito sem limites.

Para esses casos, as cobranças não devem ser feitas antes da data de vencimento, sendo enviado apenas um aviso ao cliente caso aconteça algum problema com o cartão e o pagamento acabe não sendo realizado.

Dessa forma, é necessário verificar qual o problema do cartão de crédito e informar o seu cliente, através de uma ferramenta digital, para que ele possa resolver o mais rápido possível.

Vale ressaltar que as cobranças com cartão de crédito precisam respeitar as regras que são previstas pelo banco emissor ou pela operadora de crédito.

Por isso, consulte o que pode e o que não pode ser abordado pela sua empresa. Isso é importante para que o seu negócio não seja prejudicado.


Como melhorar a minha régua de cobrança?


Agora que você já sabe o que é e como a régua de cobrança funciona, além dos tipos mais comuns, saiba que você ainda pode melhorá-la através das soluções da CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil.

Essas soluções ajudam a sua empresa a maximizar os resultados, aumentando os recebimentos das dívidas em aberto e, consequentemente, reduzindo o índice de inadimplentes. E, além disso, são serviços que ajudam a cobrar de maneira personalizada, de acordo com a sua carteira de clientes

Confira três dessas soluções:

Régua de cobrança
É sugerida uma régua de cobrança e acionamento personalizado em canais digitais;

Estude sua carteira
É realizada uma avaliação na sua carteira de cobrança e de perdas, os dados consolidados são avaliados, ponderando a pontuação do score de recuperação com a safra da dívida.

Ativação de carteira
O SPC Brasil faz a ativação da sua carteira com a força da sua marca direcionando para um canal de negociação personalizado da sua empresa.

Ficou interessado em alguma delas? Acesse a página Cobrança facilitada de clientes para saber dessas soluções e muitas outras! E, caso você tenha alguma dúvida, preencha ou formulário ou utilize o chat.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *