Maiores riscos empresariais

Riscos empresariais são sempre desafiadores, ainda mais quando se é um empreendedor PME (pequenas e médias empresas). Porém, realizando e colocando em prática um planejamento assertivo, além de contar com soluções eficientes, fica mais tranquilo ter que lidar com situações imprevistas.

Logo, se você é um empreendedor que está buscando alternativas para lidar com essas dificuldades, você está no Blog certo. Aqui você vai poder conferir os maiores riscos empresariais de um negócio e o que fazer para reduzir ao máximo esses problemas. Vamos lá?


Os principais riscos empresariais para PMEs


Antes de citar os maiores riscos empresariais, é preciso saber que não importa o setor em que a sua empresa atua ou o seu tamanho, uma hora você vai precisar enfrentar várias dificuldades e problemas.

Sendo assim, será essencial que você compreenda quais são esses riscos, desafios ou problemas, e comece a aplicar medidas para solucionar ou restringir ao extremo essas situações.

Então, estando ciente disso, vamos aos 4 principais riscos empresariais que podem atingir o seu negócio.


1º Risco: Operações


Quando falamos de riscos empresariais, já podemos adiantar que não tem como escapar dos operacionais. Uma hora esse momento chega e você precisa estar preparado para solucionar o mais breve possível.

O importante sobre eles é a grande variação, porque pode ser desde atrasos de fornecedores até problemas com a sua equipe. Você deve considerar tudo o que venha a impactar a produtividade e os resultados que a empresa deseja alcançar.

Portanto, fique sempre atento a esses pontos operacionais e conte com controles rigorosos, defina processos internos eficazes, treine os seus colaboradores e escolha ferramentas ou soluções que sejam adequadas ao seu tipo de negócio.

Além disso, aplique um sistema para realizar o gerenciamento de riscos, pois isso vai ajudar a avaliar, classificar e trazer informações atualizadas que ajudem a chegar na melhor solução possível.


2º Risco: Mercado


Dentre os riscos empresariais, esse é o que vai demandar um pouco mais da sua atenção e do seu tempo, pois mudanças estão acontecendo o tempo todo e você precisa estar atento para não ter prejuízos.

Dessa forma, você precisa acompanhar e avaliar as movimentações que estão acontecendo para poder adaptar a sua empresa as necessidades atuais e, assim, não ser surpreendido com mudanças de alto impacto para o seu negócio, como alterações nos valores dos insumos, taxa de câmbio ou de juros.

E se você está fazendo o acompanhamento e notou diferenças significativas, comece a estabelecer um plano para reconhecer qual é o risco, avaliar os cenários e indicar qual a melhor solução.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


3º Risco: Segurança


Com o avanço da tecnologia, temos grandes benefícios. Contudo, os malefícios crescem na mesma proporção quando falamos de segurança digital. Uma grande preocupação de PMEs, visto que o bem mais preciosa de uma empresa, atualmente, são os dados dos seus consumidores.

Em razão disso, o vazamento ou mau uso de qualquer uma dessas informações pode trazer grandes problemas, seja no âmbito legal, financeiro ou mesmo a imagem da organização.

Então, para não correr esse tipo de risco, o seu negócio deve entrar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida por LGPD. E para te ajudar com esse risco, você pode conferir logo abaixo uma lista de conteúdos sobre esse assunto:

Lei Geral de Proteção de Dados;
As 10 Bases Legais da Lei Geral de Proteção de Dados;
LGPD: como estão as sanções aplicadas pela ANDP?;
Como está a adequação da LGPD na sua empresa?;
LGPD: O que acontece com quem não se adequa?.


4º Risco: Financeiro


Quando o risco envolve dinheiro, a preocupação é certa para quem é PME, não é mesmo? Mas calma que tem solução!

Para que o caos seja minimizado, ou seja, para reduzir esse risco e ter um equilíbrio financeiro, o recomendado é que você faça a separação da conta corporativa da sua conta pessoal. Essa separação é muito importante para manter a organização das finanças, sanar despesas, compreender os lucros e os gatos e para definir ações assertivas.

Também é relevante que você faça o acompanhamento do fluxo de caixa com cautela e recorrência, pois isso evitará um desiquilíbrio nas finanças. Contudo, ao identificar algo que esteja fora dos eixos, resolva o mais rápido possível para evitar que isso vire uma bola de neve.


5º Risco: Crédito


Conceder crédito de maneira errada é um grande risco para a sua empresa. Isso porque, se feita de maneira inadequada, o resultado é a inadimplência. Isto é, você vai comprometer o seu fluxo de caixa, já que não poderá mais contar com essa entrada. Com isso, imagine dez concessões de crédito, de alto valor, pelo qual você não vai receber? Caos!

Por isso, antes de conceder crédito, você precisa fazer uma boa análise de crédito do seu cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa. Isso porque esse processo vai trazer mais segurança para as suas vendas e contribuir com a redução dos inadimplentes.


Ajuda especial com dois riscos empresariais


Agora que você já conheceu os cinco maiores riscos empresariais, saiba que os dois últimos não estão nessa posição por acaso. O risco financeiro e o de crédito podem contar com uma ajuda especial para lidar com a inadimplência dos clientes.

Você pode minimizar esses riscos utilizando algumas soluções da CDL São Paulo, em conjunto com o SPC Brasil. Isso porque elas foram desenvolvidas para que você possa vender mais com mais segurança. Conheça algumas delas:

Análise de Crédito Pessoa Jurídica: com essa consulta a sua empresa vai conhecer melhor os clientes, contando com informações cadastrais e restritivas, além de hábitos de pagamento e comportamento junto aos fornecedores.

Análise de Crédito Pessoa Física: através dessa consulta, serão fornecidas informações necessárias para que a sua empresa entenda melhor os clientes de forma prática, segura e assertiva, contando com dados cadastrais, restritivos e comportamentais.

Cadastro Positivo: uma modelagem estatística que indica através de uma pontuação a probabilidade do cliente se tornar inadimplente num horizonte de 12 meses, considerando as bases positivas e negativas.

Ficou interessado nesse tipo de solução para o seu negócio? Quer saber mais sobre eles e conhecer outras? Então, acesse a página venda mais com segurança e preencha o formulário para falar com um especialista!

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *