Entenda como consultar documentos de clientes

Consultar documentos dos seus clientes é essencial para assegurar vendas mais seguras em empresas PMEs (pequenas e médias empresas). Isso porque, com o cenário econômico atual, o aumento de clientes inadimplentes acaba sendo uma grande realidade e isso pode vir a prejudicar o seu negócio, seja no crescimento ou no seu fluxo de caixa.

Segundo o site do G1, uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostrou que o primeiro semestre, deste ano, terminou com 69,7% das famílias brasileiras endividadas. A mesma pesquisa também deixou claro o aumento das famílias que declararam que não terão condições de pagar contas ou dívidas e que permanecerão inadimplentes.

Diante disso, fica evidente a importância de a sua empresa realizar análises assertivas antes de vender produtos ou serviços. Todo esse processo vai garantir que o seu negócio não sofra com altos índices de inadimplência e nem com atrasos de pagamentos.

Então, para que você consiga vender com mais segurança, vamos te mostrar como consultar documentos de clientes de maneira eficiente. Confira!

Por que a sua empresa deve consultar documentos de clientes, antes de fechar um negócio?

Cobrar clientes não é uma tarefa muito legal de ser feita, não é mesmo? Recuperar dívidas de clientes inadimplentes é um processo, muitas vezes, longo e desgastante para ambas as partes, quando ele não é feito de maneira adequada. Além disso, não podemos deixar de citar que ele pode custar caro.

Contudo, a sua empresa pode contar com a consulta ao CPF ou CNPJ de um cliente para reduzir os riscos ao fechar um negócio. Essa estratégia torna as análises mais eficientes, já que as consultas permitem verificar diferentes informações dos consumidores, permitindo negociações mais seguras.

Mas você acha que acabou aí? Não!

Consultar documentos de clientes também contribui para que a sua empresa passe bem longe de alguns problemas, como fraudes, complicações para liberação de crédito, instabilidade do planejamento financeiro e, claro, a inadimplência.

Como consultar documentos de clientes?

Para que a sua empresa possa consultar documentos de clientes, como CPFs e CNPJs, ela precisa contar com a ajuda de uma empresa que forneça consultas para análise de crédito, como a CDL São Paulo. Dessa maneira, você conseguirá extrair informações mais precisas para tomar decisões assertivas para o seu negócio.

Além do mais, o processo se torna muito mais fácil com esse tipo de solução, já que será preciso apenas inserir os dados no site de consulta para acessar os dados dos clientes com total segurança e eficácia.

Contudo, para manter o bom relacionamento com seus clientes, é importante informá-los sobre a realização desse processo. Isso se deve ao fato de algumas pessoas se incomodarem com a consulta, mas é essencial para garantir que as vendas sejam feitas de modo seguro.

E o que a sua empresa precisa considerar ao consultar um CPF ou CNPJ?

A primeira coisa que deve ser estabelecida é que a consulta ao CPF ou CNPJ deve acontecer tanto para clientes novos quanto para clientes antigos. Pois é, muitas empresas deixam de consultar seus clientes “mais velhos” e isso é um grande erro, pois estamos vivenciando um momento muito instável economicamente e isso pode impactar os pagamentos de qualquer pessoa.

Diante disso, o importante é conferir se a pessoa ou empresa conta com pendências financeiras. Logo, se o documento consultado não constar no cadastro de inadimplentes, já é um sinal positivo para que o negócio seja realizado com menor risco.

Entretanto, a sua análise pode ser ainda mais eficiente, pois você também pode avaliar outras informações, como:

– Dados Cadastrais;
– Protestos;
– Cheques sem Fundo;
– Registro de inadimplência SPC Brasil e Serasa Experian;
– Consultas realizadas ao documento consultado até 180 dias;
– Quadro Societário e Administrativo com restritivos dos Sócios;
– Histórico de pagamentos;
– Referenciais em negócios.

Todos esses dados vão ajudar a detalhar melhor o perfil dos seus clientes e, assim, permitir que você realize vendas mais seguras.

Chegamos ao final deste post e esperamos que ele tenha sido relevante para o seu negócio e que você tenha compreendido como é importante consultar documentos de clientes para reduzir a inadimplência, manter a saúde do seu fluxo de caixa e evitar golpes.