score-spc-cdl-serasa

Agora que você já sabe o que é e como funciona o score, vamos te ajudar a responder uma outra dúvida que é muito recorrente ao falar sobre esse tema: “Como aumentar o meu score?”.

Ao verificar a sua pontuação, pode ser que ela esteja baixa e você não precisa ficar desesperado com isso, porque essa pontuação não vai ser a mesma para sempre, pois esse dado muda constantemente.

O score sofre alterações, seja para mais ou para menos, já que a análise, realizada para chegar na sua pontuação, depende de alguns dados que são atualizados com frequência.

Contudo, você pode adotar algumas práticas para melhorar o seu score de crédito. Nós vamos te dar 6 dicas sobre o que você pode fazer para aumentar essa pontuação de uma maneira simples e sem complicações.

Assista ao vídeo e continue a leitura para saber quais foram as melhores dicas que separamos para você!

1. Realize o pagamento das suas dívidas

Se torne um consumidor adimplente! Essa é a dica mais valiosa que podemos te dar, pois não é possível aumentar o seu score se você tiver dívidas em aberto. Toda vez que você é negativado, mesmo que por pouco tempo, essa informação é processada e acaba sendo computada na pontuação do seu score.

Portanto, pague o maior número de dívidas possível, porque esse comportamento já vai sendo notado e avaliado de uma maneira positiva pelas empresas. E, para limpar o seu nome, entre em contato com as empresas, negocie os valores e veja quais condições se aplicam ao seu bolso.

No app SPC Consumidor, você consegue ver os débitos pendentes registrados no banco de dados do SPC Brasil. Faça o possível para deixar a inadimplência de lado, pois já deu para perceber que ela é uma das maiores medidas para calcular a sua pontuação.

2. Planeje o pagamento das suas contas

Resumindo: pague as suas contas em dia. Atrasar as suas contas pode influenciar a sua pontuação, então planeje bem o pagamento das mesmas, sejam elas empréstimos, financiamentos ou do cotidiano, como água, luz, internet.

Não seja aquela pessoa que deixa para quitar tudo no dia do pagamento. Analise as suas datas de recebimento e altere as datas de vencimento das suas contas para que nada seja esquecido ou pago com atraso.

3. Coloque suas contas em débito automático

Se você é daquelas pessoas esquecidas, que sempre abandona um boleto, coloque suas contas em débito automático! Essa simples ação vai ajudar você a construir um histórico de bom pagador.

Portanto, deixe as contas do cotidiano, como água, luz, telefone, gás e internet, no débito automático, visto que, assim, todas serão pagas certinhas em suas datas de vencimento.

Muito importante: Não esqueça que essas contas existem! Confira, mensalmente, se os valores estão corretos, se está tudo certo para você não levar um susto e ainda sair no prejuízo depois.

4. Compre a crédito no seu nome para aumentar o score

Quando você compra a crédito no seu nome, os órgãos de proteção ao crédito consideram que você participa ativamente do mercado financeiro e, logo, passam a receber mais informações sobre seu comportamento de pagamento.

E, aqui, podemos dizer que temos 2 dicas bônus para você:

– Aproveite para deixar as faturas básicas, do dia a dia, em seu nome.

– Caso tenha o hábito de utilizar cartão de crédito, preste atenção para usar apenas o necessário e ficar bem abaixo do limite. Além disso, não fique solicitando o aumento do seu limite sempre, já que isso pode indicar que você está precisando de dinheiro com frequência.

5. Tente manter os seus dados cadastrais sempre atualizados

Ao solicitar crédito, é normal que as empresas analisem as suas informações para ver se está tudo certo. Pequenas confusões em seu endereço, telefone ou e-mail podem diminuir as suas chances, então, sempre informe ou peça a atualização dessas informações para as empresas que você é cliente.

6. Crie o seu acesso no Cadastro Positivo para melhorar o score

Você não precisa se cadastrar, já que todos os consumidores brasileiros estão inseridos no Cadastro Positivo automaticamente, segundo a Lei Complementar 166/2019, ou seja, você só precisar criar o seu acesso para ‘ativar’ o seu cadastro.

O Cadastro Positivo é um grande influenciador do seu score de crédito, pois ele torna possível analisar os comportamentos financeiros de uma determinada pessoa.

Você pode conferir mais informações sobre o Cadastro Positivo, em nosso post sobre os benefícios do cadastro positivo para você.

E para criar o seu acesso é muito simples. Entre na página Portal do Consumidor, do SPC Brasil, e preencha algumas informações para participar do banco de dados dos bons pagadores.