Blog-Score-CDL

Vamos começar este post com uma pergunta bem simples: “O que você ganha pagando as suas contas em dia?”. Você pode achar essa pergunta óbvia e responder “não ficar com o nome sujo”, mas estamos aqui para te informar que não é só isso e que o score veio para ajudar.

O seu comportamento de pagar as dívidas em dia ajuda, e muito, a conseguir crédito e financiamento de maneira mais fácil, por exemplo, seja você uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.

Para garantir que você tenha essa vantagem, o mercado de crédito precisa diferenciar o comportamento das pessoas para garantir análises e concessões de crédito mais justas para todos. E, essa diferenciação, pode ser realizada, facilmente, através do score.

Mas o que é o Score?

O score, ou score de crédito, é um modelo estatístico que prevê a probabilidade de um CPF ou CNPJ se tornar inadimplente, de acordo com o período solicitado pelas empresas.

O score utiliza o sistema de pontuação (alguns gostam de dizer nota), que tem por objetivo ajudar as empresas e os consumidores a fazerem negociações de crédito mais seguras e eficientes.

Para que a pontuação do score seja calculada, são consideradas muitas informações relevantes, como dados cadastrais, dados comportamentais com o mercado, registros de inadimplência no SPC Brasil e informações dos dados do Cadastro Positivo.

Todas essas informações contribuem para que as empresas possam oferecer prazos e taxas mais adequadas para cada perfil, beneficiando a todos.

Como o score funciona?

A nota do score varia de 0 a 1000, sendo que 0 tem a maior probabilidade de se tornar inadimplente e 1000 a menor probabilidade.

Então se a pontuação de um CPF ou CNPJ estiver mais próxima de 1000, o comportamento financeiro é considerado bom e se a nota estiver próxima de 0, é considerado ruim.

Por isso, o score é tão importante para as empresas e instituições financeiras, pois são esses dados que ajudam a analisar se elas devem conceder crédito para determinado cliente, seja esse crédito um empréstimo, um financiamento ou mesmo um cartão de crédito.

Porém, é importante informar que ter uma boa nota não significa crédito garantido. Cada empresa tem a sua política de crédito, e são elas que definem qual nota consideram boa para conceder crédito.

Se o score é uma pontuação, quem contabiliza?

Pois é, se existe uma pontuação para ser analisada pelas empresas, também existe uma empresa que contabiliza todos esses pontos.

Quando estamos falando do score, os responsáveis por analisar esses dados são os GBDs (Gestores de Bancos de Dados), como o SPC Brasil, e, esses dados, são disponibilizados por instituições, como a CDL São Paulo.

Os dados são contabilizados de diversas maneiras, através de dados públicos, dados dos clientes do sistema SPC Brasil e dos dados positivos, que atualmente vem do setor bancário. Importante ressaltar que todos os dados estão em compliance com a LGPD.

E, por fim, essas informações são usadas pelas empresas para verificar, de modo eficiente, a reputação de um cliente que solicitou crédito, e analisar quais são os riscos de fechar um negócio com ele.

Que tipo de empresa utiliza o score para analisar e conceder crédito?

Confira alguns exemplos de empresas que utilizam o score de crédito:

– Bancos;
– Instituições Financeiras;
– Seguradoras de Automóveis;
– Construtoras;
– Imobiliárias;
– Operadoras de Telecom;
– Lojas de Departamento.

E como essas informações do score são obtidas e utilizadas?

A tecnologia que temos hoje contribuiu muito para que esse processo todo seja possível, já que são utilizadas ferramentas integradas ao banco de dados do SPC Brasil, considerado o maior da América Latina.

Mas vamos descrever esse processo em etapas para exemplificar melhor:

Etapa – O SPC Brasil centraliza as informações recebidas de diversas fontes, como cartórios, fóruns, empresas do mercado e dados da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos);

2ª Etapa – As empresas que desejam realizar consultas, entram em contato com o SPC Brasil e com a CDL SP para adquirir um produto que permita realizar esse processo de forma segura;

3ª Etapa – Através do CPF ou CNPJ, a empresa que adquiriu o produto consegue realizar as consultas e, assim, efetuar análises de crédito utilizando o score como base.

De uma maneira bem simplificada, esse seria o processo de centralizar todos os dados das pessoas físicas e pessoas jurídicas, e a maneira como essas informações são usadas pelas empresas.

Como consultar o score?

Caso você seja uma empresa que deseja consultar o score de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, preencha o formulário para que um de nossos atendentes entre em contato para oferecer informações sobre o Score.

E, caso você seja um consumidor que queira consultar o seu score, baixe o aplicativo SPC Consumidor e realize um breve cadastro. Nós temos um post com mais explicações sobre o APP, o aprenda a consultar seu CPF de maneira gratuita. Confira!

Lembrando que a nota do score não é fixa ou mesmo única, pois ela é construída em cima de dados que estão sendo atualizados com frequência.