Cobranca-Empresa-CDL

O final do ano chegou e, na maioria das vezes, ele pode acabar exigindo muito mais da sua área de cobrança. Isso porque, nesta época, as pessoas se empolgam com a Black Friday, com as compras de Natal, e acabam ficando sem dinheiro para quitar todos os débitos decorrentes dessas datas.

E o que a sua empresa pode fazer para receber os pagamentos sem passar por dificuldades? A melhor opção é investir em uma ou mais modalidades de cobrança para reduzir ao máximo o índice de inadimplência.

Ao utilizar esse tipo de ferramenta, o seu negócio se beneficia muito mais, pois possibilita um contato mais direito com seus clientes e permitindo negociações mais eficazes.

Neste post, você vai poder conferir cinco tipos de cobrança que geram mais resultados, que vão te ajudar a reduzir os inadimplentes.

Os tipos de cobrança que a sua empresa pode utilizar para alcançar excelentes resultados

Quando o assunto é cobrança, você precisa saber que não existe apenas uma modalidade que pode ser utilizada, pois as pessoas são únicas (o que funciona bem para uma pode não funcionar para outra) e você precisa saber qual se adequa melhor ao seu tipo de negócio, se necessita de uma ou mais.

Sendo assim, vamos apresentar cinco tipos de cobrança que ajudarão o seu negócio a fugir da inadimplência e a manter um bom relacionamento com os seus clientes, já que a fidelização também é muito importante para todo negócio. Veja só:

Indicação: Para melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa, confira as melhores técnicas para cobrar um cliente.

Tipo 1 – Cobrança preventiva

Como o nome mesmo já diz, a cobrança preventiva tem o intuito de o cliente não se tornar inadimplente. Você pode utilizar essa opção para fazer contato dias antes do vencimento da dívida, enviando um lembrete amigável e informativo.

Cerca de três dias antes do título vencer, recomenda-se enviar um E-mail ou SMS com as informações da dívida, como valor e a data de vencimento. Ela performa melhor com clientes que pagam com atrasos pequenos ou no mesmo dia do vencimento.

Dessa forma, esse tipo de contato vai fazer com que os consumidores não paguem uma multa ou juros por atraso, se tornando um meio de ajuda, que garante um bom relacionamento entre as partes.

Tipo 2 – Ligações

Ligações telefônicas são extremamente eficazes, se você conhecer bem os seus clientes. Esse é um tipo de cobrança que é muito utilizado, que traz resultados, mas que precisa ser direcionado para os consumidores certos.

Se o processo for feito corretamente, ele pode ajudar na negociação, permitir encontrar a melhor solução e ainda fortalecer o elo entre as partes.

Só que ela também requer alguns pontos de atenção. Fique atento a melhor data, o horário adequado, qual abordagem a ser utilizada.

Tipo 3 – Aviso de notificação

Esse é o tipo de cobrança que você pode fazer para a maioria dos seus clientes que estão inadimplentes. As notificações são utilizadas para comunicar uma pessoa da sua dívida, dizendo que ela pode regularizar a situação de forma simples e prática.

A cobrança feita por esse meio é uma maneira de fazer com que a dívida seja quitada antes de se iniciar um processo de negativação, ou seja, uma opção muito boa para pequenas e médias empresas.

Além do mais, esse meio de cobrança permite que você comunique possíveis descontos, ofertas, realize propostas. Tudo o que a sua empresa puder fazer, de maneira saudável para o fluxo de caixa, para que esse cliente se torne adimplente.

Tipo 4 – Lembretes de pagamento

Os lembretes de pagamento podem ser utilizados de duas maneiras: para comunicar a proximidade do vencimento de uma dívida (como na cobrança preventiva) ou para lembrar os clientes de suas dívidas que estão pendentes.

Portanto, esse tipo de cobrança serve para todos os seus consumidores, desde que a mensagem seja sempre amigável, convidativa, pois cada cliente tem o seu motivo, não é mesmo?!

E, para mandar esse lembrete de pagamento, a sua empresa pode utilizar ferramentas como: e-mails, SMS, mensagem instantânea ou WhatsApp Business.

Tipo 5 – Carta com o boleto

Esse tipo de cobrança muitas pessoas conhecem, não é mesmo?! Esse é meio mais utilizado pelas empresas para diminuir os prejuízos oriundos da inadimplência.

Excelente escolha para pequenas, médias e grandes empresas, a carta com boleto é uma das opções mais tradicionais e ideal para clientes de todos os perfis.

Essa modalidade consiste em enviar uma carta para o cliente inadimplente, tendo como objetivo notificar o valor que ele tem pendente com a sua empresa. Nela constará um boleto bancário com o valor da dívida para que ele efetue o pagamento.

A sua empresa pode utilizar essa opção com maior segurança, a fim de reduzir a quantidade de consumidores inadimplentes, e, em caso de dívidas de curto prazo, evitar juros, multa e transtornos para receber os débitos.

Agora, que você já pôde conhecer alguns tipos de cobrança para empresas, você irá utilizar uma ou mais modalidades? Sabemos que é difícil responder essa pergunta, mas podemos garantir que a CDL SP pode te ajudar!

A CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, dispõe de soluções que englobam a maioria dos tipos de cobrança que você acabou de conferir. Clique no botão abaixo para saber que soluções são essas!

Preencha os campos abaixo para receber mais informações sobre as nossas soluções de Cobrança.