CDL SP - POST BLOG

A concessão de crédito é bem comum para empresas que desejam realizar novas atividades ou que estejam passando por uma crise financeira. Recorrer a uma concessão de crédito também é muito comum para os empresários que desejam aumentar o seu negócio.

O que é concessão de crédito?

A concessão de crédito é considerada um procedimento, onde uma instituição financeira analisa a liberação de crédito para uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. Essa liberação pode acontecer por meio de um financiamento, empréstimo ou mesmo um cartão de crédito, por exemplo.

Para se conseguir o crédito desejado, será levado em conta diversos fatores, como o risco dessa pessoa se tornar inadimplente e o valor que ela está solicitando.

Portanto, não basta apenas não ter o “nome sujo”, já que serão analisados muitos outros quesitos.

Conheça alguns fatores que podem influenciar na concessão de crédito

Muitas empresas ofertam um modelo de análise de risco para os seus consumidores. Entres esses modelos, estão o Score e o Cadastro Positivo.

Quando falamos de concessão para pessoas físicas, estas empresas levam em consideração alguns fatores, como:

A pessoa está com o nome negativado ou já teve o nome negativado;
O hábito de pagar as contas em dia;
A média salarial;
Tempo de emprego registrado em carteira;
As empresas com as quais ela costuma se relacionar.

No caso de pessoas jurídicas, são considerados outros fatores, como:

Balanços patrimoniais;
Fluxo de caixa.

A análise desses dois aspectos é extremamente importante, pois através deles é possível identificar como anda o financeiro da empresa solicitante.

Um ponto muito importante sobre a concessão de crédito, aqui no Brasil, é que ela sofre variação conforme o cenário político e econômico. Sendo assim, em períodos de crise pode ficar muito mais difícil conseguir crédito, seja você uma pessoa comum ou um empresário.

Conheça alguns exemplos de soluções que podem ser utilizadas

A CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, conta com soluções que podem ser utilizadas no momento de conceder crédito.

Para realizar análises de crédito, uma empresa pode usar:

Consultas Simples PF e PJ (SPC Mix Mais PF e PJ)
Permite consultar informações dos seus clientes PF e PJ sobre dados cadastrais, pendências financeiras SPC Brasil, protestos nacionais, CCF e muito mais.

Score + Positivo
Ideal para aprovar mais crédito e vender mais através de uma análise de risco mais assertiva, unindo a maior base de registros de inadimplência com informações positivas de mercado.

Confira, em nossa página Venda Mais com Segurança, essas e muitas outras soluções voltadas para crédito, que são essenciais para conceder crédito com segurança e maior assertividade.

A concessão de crédito é viável para toda empresa?

Ao falar de concessão de crédito para empresas, será necessário verificar duas possibilidades para saber, com certeza, se vai ser viável para o seu negócio, pois este não é um meio que vale a pena para todas as empresas.

O dinheiro da concessão de crédito pode ser a solução para uma empresa que está buscando a expansão das suas atividades no mercado. Afinal, nem todo empreendimento possui um capital de giro suficiente para essa expansão, já que se trata de um processo bem caro.

Na maioria das vezes, é necessário fazer a aquisição de computadores, maquinário novo, novos sistemas ou mesmo um local novo. E, tudo isso, vai acabar custando muito dinheiro.

Porém, se toda essa mudança resultar em ganhos relevantes, a concessão de crédito terá maximizado os resultados e, consequentemente, elevado o seu negócio.

Contudo, este é um passo que precisa ser bem analisado e estudado. Caso a mudança desejada não venha a trazer um aumento significativo no lucro da empresa, o dinheiro requisitado por se tornar um grande problema.

Sem o aumento na entrada de dinheiro, o empréstimo realizado ‘não se pagará’. A empresa passará a ter a dívida do empréstimo mais os juros que incidem sobre ele.

Então, será preciso que a taxa de retorno sobre esse dinheiro seja maior que o seu custo de captação.

O empresário deverá analisar quais são, realmente, as chances de sucesso, além de quanto esse empréstimo pode vir a custar para o negócio.

Dessa maneira, o mais importante, para saber se uma concessão de crédito é mesmo viável, é optar por analisar o plano de negócios antes de dar mais um passo, que pode vir a ser o sucesso ou a falência da sua empresa.