CDL-SP-BLOG

Atualmente, muitas pessoas ainda acreditam que o ciclo de vendas é o maior desafio que uma empresa pode ter. Porém, estamos aqui para informar que esse é um grande engano.

Cobrar os clientes que estão inadimplentes é uma das tarefas mais complexas, pois o número de pessoas com dívidas em aberto vem aumentando a cada dia.

Então, o que a sua empresa pode fazer para superar esse desafio? Fazer a aquisição de um sistema de cobrança automatizada!

A utilização desses sistemas já é uma grande realidade nos processos operacionais de muitas empresas, já que ele garante um controle mais concreto da inadimplência e ainda ajuda a resolver, de maneira eficaz, os principais problemas enfrentados pela área financeira.

Utilizar um software de cobrança confiável e padronizar as práticas exercidas na sua empresa, podem ser a solução para otimizar os processos, trazendo mais agilidade e assertividade.

E, para que a sua empresa possa alcançar tudo isso e ter muito sucesso, listamos os principais benefícios que o seu negócio pode ter ao utilizar esse tipo de sistema. Bora conferir?!

Saiba quais são os benefícios de usar um sistema de cobrança na sua empresa

Para ajudar a sua empresa, colocamos neste post as principais vantagens de utilizar um software de cobrança, que vai ajudar na automatização e ainda trazer mais agilidade para os processos. Continue a leitura para conferir!

1 – Índice de inadimplência reduzido

Logo de primeira, o principal benefício de um sistema de cobrança é a redução dos inadimplentes. Quando esse controle é feito de maneira automatizada e eficiente, acontece uma padronização nos processos. Portanto, cada cliente vai ser contatado conforme o seu débito, respeitando suas especificações e no tempo adequado.

Logo, vai ser bem evidente a queda dos números resultantes de inadimplência. Mas é muito bom lembrar que, na maioria das vezes, os seus consumidores podem ter esquecido de efetuar o pagamento e que isso se resolve de maneira bem simples.

Para saber como lidar com esses casos, você pode dar uma olhadinha nos tipos de cobrança para empresas e nas melhores técnicas para cobrar um cliente.

2 – Procedimentos operacionais mais ágeis com um sistema de cobrança

Graças a tecnologia, muitas mudanças positivas estão acontecendo no cotidiano das empresas. Isso porque muitos procedimentos, que eram feitos manualmente, estão sendo automatizados, tornando todo o processo mais ágil.

Ao adquirir um sistema de cobrança automatizado, você permite que os seus funcionários se dediquem muito mais na expansão das vendas, por exemplo. O tempo que eles perdiam fazendo verificações em listas de devedores será utilizado em outras atividades, que maximizem os resultados do seu negócio.

3 – Grande melhora no relacionamento com seu consumidor

Os consumidores não são mais os mesmos de dez anos atrás. Eles estão sempre atentos em como as empresas trabalham, se elas são mesmo profissionais.

Quando o seu negócio opta por utilizar um sistema de cobrança, isso traz uma grande melhora para o relacionamento que você tem com o seu cliente, e com os seus prospects também, pois ele passa a te ver de uma outra maneira, mais profissional.

Outro ponto importante é que a agilidade no atendimento, nas negociações, gerada pelo sistema de cobrança, agrega ainda mais valor para o CRM da sua empresa, já que muitos clientes podem ser atendidos simultaneamente, de forma discreta e eficiente.

4 – Informações cadastrais atualizadas frequentemente

Construir uma base de dados sólida não acontece da noite para dia, leva tempo, não é mesmo?! Mas não adianta ter uma base incrível e ela não ser atualizada. Um bom software de automatização pode te ajudar a manter todas as informações atualizadas constantemente.

Esse processo é muito importante para o seu negócio, já que ele contribui efetivamente na fidelização dos seus consumidores. Quando você tem acesso a informações atuais, é muito mais fácil conseguir estabelecer um elo com seus clientes inadimplentes, fazendo uso de abordagens adequadas aos seus perfis.

5 – Emissão de relatórios assertivos, confiáveis e simultâneos

Uma enorme vantagem de se utilizar um sistema de cobrança é a emissão de relatórios assertivos e confiáveis. Esses relatórios permitem que as tomadas de decisões sejam realizadas de maneira mais eficaz.

O gestor pode, facilmente, ter controle e acesso às informações que estão acontecendo em tempo real, trazendo mais agilidade para o processo.

6 – Maior vantagem competitiva com um bom sistema de cobrança

Quando a sua empresa passa a automatizar seus procedimentos de cobrança, prontamente ela ganha uma vantagem competitiva no mercado perante os concorrentes que não fazem uso dessa ferramenta.

Ao utilizar esse tipo de sistema, de maneira inteligente e estratégica, a sua empresa só tem a ganhar, pois você começa a transmitir uma imagem muito mais segura e confiante aos seus clientes.

Agora que você já conheceu os benefícios de usar um sistema de cobrança automatizado, que tal potencializar as suas ações para maximizar seus resultados?

CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, dispõe de soluções que podem ajudar o seu negócio a:

– Conhecer o perfil e o comportamento dos seus clientes para potencializar as ações de cobrança, direcionando esforços e aumentando a eficiência;

– Cobrar com mais assertividade, priorizando quem tem mais chance de te pagar ao adicionar o Score de Recuperação antes ou depois da sua régua;

– Manter um bom relacionamento com seus clientes e aumentar as chances de recuperação com notificações personalizadas, contando com a força da marca do SPC Brasil;

– E muito mais!

Ficou interessado? Clique no botão abaixo para conhecer essas soluções e muitas outras!