Entenda como prevenir fraudes no e-commerce

Prevenir o e-commerce de fraudes é essencial atualmente.

Em uma matéria, a Época Negócios menciona uma pesquisa realizada pela ClearSale, onde uma comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e de 2022 mostram que as tentativas de fraudes no e-commerce aumentaram 26,36%.

Logo, esses dados demonstram a importância de os empreendedores digitais começarem a se preocupar mais com o assunto, já que é essencial entender quais são os tipos de golpes que estão sendo aplicados para se proteger de maneira eficiente.

Assim, para não sofrer com prejuízos, sejam eles financeiros ou de imagem, é preciso tomar algumas medidas de proteção. Por isso, nesse conteúdo, você vai conferir quais são os principais tipos de golpes aplicados e entender como prevenir o seu e-commerce de fraudes.

Vamos começar?!


O que define uma fraude no e-commerce?


Uma fraude no e-commerce, também chamada de fraude de pagamento, é um ato criminoso que acontece através de uma transação comercial feita pela internet, causando riscos tanto pessoais quanto operacionais. Dessa forma, o fraudador tem como objetivo o ganho financeiro ou pessoal, causando vários tipos de danos as vítimas.

Dessa forma, sendo mais específico quanto ao comércio eletrônico, esse crime tem como alvo lojas online, onde as compras são realizadas com dados de cartão de crédito de outras pessoas, seja via roubo ou clonagem dos dados.

Além disso, a fraude também pode acontecer através de um golpe contra os clientes de uma determinada loja. Ou seja, os fraudadores utilizam técnicas de engenharia social para manipular os compradores, levando essas pessoas a clicarem em links de sites não confiáveis, realizar transações financeiras ou compartilhar informações, como número de cartões, dados pessoais ou mesmo senhas.


Quais são os principais tipos de fraudes aplicadas em e-commerce?


Para prevenir o e-commerce de fraudes, é necessário entender que existem diferentes tipos e saber quais são eles. Portanto, confira a seguir quais são os principais, aqueles que mais acontecem.


#1 Interceptação de mercadorias


Nesse tipo de fraude, os criminosos usam cartões de crédito roubados ou furtados para comprar em e-commerce. Assim, eles enviam os produtos comprados para o endereço cadastrado e relacionado ao cartão de crédito durante a finalização da compra. Contudo, eles interceptam as mercadorias antes que elas sejam entregues.

Então, após a conclusão do processo de compra, ele entra em contato com o atendimento, antes que o produto seja enviado, e pede a alteração do endereço de entrega para o local de preferência dele.


#2 Validade do cartão de crédito


Esse é um golpe que utiliza a tecnologia de uma maneira negativa. Isso porque ele não é simples de ser feito, já que testa a validade de um número de cartão de crédito.

Sendo assim, os fraudadores escolhem utilizar sites que revelam uma resposta diferente para cada tipo de declínio. Isto é, quando um cartão é recusado por causa da inserção de uma data de vencimento errada e uma resposta diferente é apresentada.

Logo, os criminosos só precisam saber a data de vencimento correta, o que geralmente eles fazem através de bots (robôs), fazendo com que as tentativas aconteçam de maneira rápida.


#3 Falso estorno


Esse tipo de fraude acaba acontecendo muito em lojas virtuais. Através dela, o fraudador faz uma compra online e, logo depois, emite uma solicitação de estorno, alegando que o seu cartão de crédito foi roubado e que estão utilizando para fazer compras.

Dessa forma, o estorno do valor acaba acontecendo depois que os produtos comprados foram entregues. Ou seja, eles ficam com os produtos e ainda recebem o valor estornado.

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#4 Roubo de identidade


Ao roubar a identidade de uma pessoa, os criminosos assumem a identidade dela, começam a criar cartões de crédito no nome da vítima e realizam compras com eles. Contudo, mesmo se tratando de uma fraude ousada, ela acaba acontecendo muito por causa da violação de dados.

Porém, é preciso estar bem atento a esse tipo de golpe, já que ele é difícil de identificar, muitas vezes sendo aplicado por quadrilhas profissionais.


Indicação de leitura – LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados


Como prevenir o e-commerce de fraudes?


Sem medidas para prevenção de fraudes, os empreendedores podem acabar pagando bem caro. Por isso, é bem importante começar a investir imediatamente em soluções e análise de comportamento de compra dos consumidores para reconhecer e reduzir as ações criminosas.

Então, para prevenir o e-commerce de fraudes, é preciso estabelecer estratégias assertivas. Assim, as principais ações estão envolvidas com a aquisição de medidas de segurança.

Confira alguns exemplos:

– Gravação de IP do computador do usuário;

– Comparativo ente os endereços de entrega e o de pagamento;

– Armazenamento e monitoramento de trocas de e-mails entre a empresa e o consumidor;

– Perguntas de segurança;

– Travas de segurança e monitores que identifiquem de modo automático as ações suspeitas;

– Análise de nome e senha do usuário;

– Mensagens de confirmação de cadastro e compra;

– Aquisição de um sistema antifraude eficaz


Como reduzir custos e evitar fraudes no onboarding?


A Acertpix é a ID Tech número 1 em segurança quando o assunto é prevenção à fraude de documentos. Isso porque eles possuem experiência de décadas em prevenção de fraudes somado ao mais robusto sistema de Inteligência Artificial.

Com base em 3 mil regras, interpretadas e aplicadas por algoritmos de inteligência artificial, eles validam documentos em apenas 26 segundos. É muito rápido!

Dentre os diferenciais da Acertpix, destacam-se:

– Prevenção de 99% das fraudes;

– Retorno ágil, em média 26 segundos;

– Entregam decisões precisas, e não scores;

– Não necessitam de base da dados, pois a validação é feita apenas por documentos.

Então, conheça as soluções da Acertpix! Com certeza, elas vão contribuir para que a sua empresa faça análises de documentos mais seguras, rápidas e precisas.


Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender a importância de investir em estratégias e soluções para prevenir o e-commerce de fraudes. Afinal, não investir pode arruinar a imagem da sua marca no mercado e ainda trazer grandes prejuízos financeiros.


Fonte utilizada: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/04/tentativas-de-fraude-no-e-commerce-sobem-236-em-2022.html

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