DICAS-CADASTRO-POSITIVO- CDL

Tanto se tem falado sobre o Cadastro Positivo ultimamente, não é mesmo?! Mas você sabe identificar se uma informação é verdadeira ou falsa?

Continue a leitura aqui com a gente para saber se você já é um expert no assunto ou se conseguimos te confundir em nossas afirmações. Caso você não saiba ainda o que é ou como o Cadastro Positivo funciona, você pode conferir esses conteúdos antes de começar:

O que é e como funciona o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo para a sua empresa
Os benefícios do Cadastro Positivo para você

Não esquece de contar para gente como foi, hein!

Verdadeiro ou Falso: O Cadastro Positivo é um banco de dados que beneficia apenas pessoas jurídicas, ou seja, ele só traz vantagens para pessoas que são empreendedoras.

Resposta: Falso

O Cadastro Positivo é mesmo um banco de dados, mas que beneficia pessoas físicas e jurídicas. Ele veio para ajudar a revolucionar o método de análise e concessão de crédito, deixando todo o processo mais justo e trazendo benefícios para pessoas naturais, empresários e até mesmo para o mercado de crédito.

– Exemplos de benefícios para pessoas físicas: maior facilidade para obter linhas de crédito e com valores mais adequados a sua realidade.

– Exemplos de benefícios para pessoas jurídicas: limites de crédito mais ajustados a realidade do consumidor e mais vendas para pessoas que não podem comprovar renda.

Verdadeiro ou Falso: O Cadastro Positivo é composto de informações que estão relacionadas a crédito, como financiamentos, empréstimos, compras a prazo, e de consumo, como contas de luz.

Resposta: Verdadeiro

As informações que fazem parte do histórico de pagamento são aquelas que estão relacionadas a concessão e pagamentos de compras a crédito. Contudo, esses dados são referentes apenas a valores totais, valores parcelados, vencimentos, datas de pagamentos, ou seja, se você comprar um carro parcelado em 12x, no Cadastro Positivo não constará nenhuma informação referente ao carro, apenas aos valores.

E se você estava achando que a conta de luz era uma pegadinha, não é. Para melhorar as análises e poder proporcionar maiores vantagens, o histórico de pagamento também contempla contas de consumo.

Verdadeiro ou Falso: O Cadastro Positivo não é pago e pessoas que estão negativadas também podem fazer parte.

Resposta: Verdadeiro

Segundo a Lei Complementar 166/2019, todos os consumidores brasileiros estão inseridos no Cadastro Positivo, ou seja, é gratuito e uma pessoa que esteja, ou esteve, inadimplente pode sim fazer parte.

Ao fazer parte do Cadastro Positivo, uma pessoa que está com seu nome negativado pode ter chances de conseguir crédito, pois a empresa vai poder realizar uma análise mais justa, já que vai conseguir verificar os hábitos de pagamentos, contas pagas em dia, ao invés de ter apenas informações negativas a respeito desse consumidor.

Verdadeiro ou Falso: Os dados dos consumidores ficam desprotegidos e podem ser utilizados para qualquer finalidade.

Resposta: Falso

Essa estava bem fácil, hein!

O Cadastro Positivo é regulamentado pelo Governo Federal e as informações que compõem o histórico de pagamento podem ser utilizadas apenas para uma finalidade: análise de crédito. Nenhum desses dados pode ser usado para marketing ou qualquer outra atividade que não seja essa.

Além do mais, apenas GBD’s (Gestores de Bancos de Dados), como o SPC Brasil, são habilitados pelo Banco Central para operar os sistemas de centralização de informações, através de requisitos bem rígidos de segurança.

Verdadeiro ou Falso: O Cadastro Positivo não respeita a LGPD, já que ele tem acesso aos meus dados.

Resposta: Falso

Uma das 10 Bases Legais da LGPD é referente a proteção ao crédito, ou seja, ela permite realizar o tratamento de dados pessoais. Uma de suas cláusulas garante a prevenção à fraude e à segurança do titular, pois assim é evitado que titulares de dados pessoais utilizem de uma brecha legislativa para criar mecanismos e escapar de cobranças por dívidas contraídas.

Sendo assim, o Cadastro Positivo respeita a LGPD e, também, o Sigilo Bancário.

Será que conseguimos te enganar um pouquinho, tirar algumas dúvidas ou você já conhece o Cadastro Positivo de traz para frente? Conta para gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais.