Cobrança-Empresarial-CDLSP

A cobrança empresarial passa a ser cada vez mais relevante para todas as empresas. Isso porque reduzir a inadimplência se tornou um grande desafio para a maioria dos empreendedores.

Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que ainda não passou por esse problema, mas existe uma grande possibilidade de que, se ainda não passou, um dia vai passar, pois fatores como a crise, sazonalidades ou erros de gestão levam a falta de pagamentos.

Logo, a sua empresa precisa colocar em prática uma estratégia de cobrança empresarial inteligente, pois, do contrário, corre o risco de não recuperar mais o dinheiro, perder clientes e acabar ficando mesmo no prejuízo, que pode vir a resultar em falência.

Muitas empresas, nesse momento, decidem fazer a cobrança internamente, contando o seu time. Para alguns casos, pode ser que o resultado seja positivo, mas trata-se de uma situação bem complicada, pois quem não tem preparo para lhe dar com essas situações, pode ter resultados extremamente negativos.

Sendo assim, alguns empresários optam por terceirizar a cobrança empresarial. Mas não é tão simples assim, já que existe uma preocupação de que a empresa contratada acabe cobrando de maneira mais ríspida, o que pode acabar com a boa relação entre os clientes e ainda sujar a imagem da empresa.

Realmente, ter que lidar com cobrança não é fácil e é mais difícil ainda confiar que outra empresa possa fazer esse processo tão bem. Porém, para que alguma ação traga resultados para a sua empresa, é preciso que você conheça as estratégias que serão utilizadas e que você garanta que elas vão apresentar resultados positivos para o seu negócio.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
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A negociação ganha-ganha na cobrança empresarial


Você conhece a negociação ganha-ganha? Esta é a forma de negociação ideal para a cobrança empresarial, sendo esta a que tem maior probabilidade de garantir uma ótima relação com seus clientes.

Como o próprio nome já explica, essa negociação permite que a sua empresa e os seus clientes saiam satisfeitos, mostrando que há um esforço de ambas as partes na solução dos problemas.

Dessa maneira, a estratégia que sobressai é a de negociar sempre e não apenas fazer a cobrança dos valores a serem quitados. É preciso mostrar ao seu cliente uma proposta bem estruturada e realizar o aperfeiçoamento dela ao longo da conversa, tentando chegar a um acordo bom para os dois lados.

Nesse processo, é muito importante compreender a situação de quem está devendo, as possibilidades de quitação e trabalhar o melhor possível em cima disso. Se a sua empresa optar por um discurso de “realize o pagamento agora”, as chances de recuperar o dinheiro diminuem. E, se conseguir recuperar, será através de muito desgaste e de tempo. Em nosso post sobre as 10 dicas para melhorar a cobrança da sua empresa, falamos sobre isso.

É preciso que você tenha uma boa equipe de cobrança preparada para ouvir, pois somente nessas conversas, sejam elas por ligação ou por meio digital, será possível entender o que aconteceu, o motivo desse cliente ficar inadimplente.

E, com base nessa conversa e nas informações que foram coletadas, uma pessoa que seja especializada em cobrança empresarial saberá o que deverá ser feito, utilizando os argumentos necessários para se ter uma negociação ganha-ganha eficiente.

Exemplo: a sua empresa tem um cliente considerado bom, que já adquire os seus produtos por mais de três anos e sempre pagou de maneira adequada, teve problemas e precisou ficar inadimplente com a sua empresa.

O seu time conversou com ele e entendeu que foi um problema que já está com uma solução bem encaminhada, mas que no momento, esse cliente não tem todo o dinheiro para sanar o seu débito. Sendo assim, uma das opções para esse caso, é conceder um parcelamento dessa dívida ao seu cliente, levando em conta uma data que seja boa para ele.

Entretanto, sabemos que se todas as situações fossem fáceis de resolver, a cobrança empresarial não seria tão difícil. Então o que fazer, não é mesmo?

Para casos mais complexos, a sua empresa vai precisar contar com a experiência e o profissionalismo de quem realizará a cobrança, pois se feita de modo inadequado, pode acabar resultando em processos judiciais, o que seria um desgaste desnecessário para o seu negócio.

Isto posto, o que você deve sempre lembrar é que quanto mais pessoas qualificadas e com boa relação a sua empresa tiver, melhor. Essa é uma lição que precisa ser lembrada constantemente quando falamos de cobrar uma dívida, ainda mais nos tempos atuais, pois como já falamos no começo deste post, a inadimplência acaba atingindo a todos, de uma maneira ou de outra.


A importância de contar com soluções voltadas para cobrança


Acredite, investir no seu setor de cobrança só vai trazer benefícios para o seu negócio.

Neste momento tão difícil, é importante contar com a ajuda de empresas que são especializadas no assunto, já que isso vai contribuir com a redução dos inadimplentes e com o aumento dos recebíveis.

A CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, pode te ajudar com isso e muito mais, já que ela conta com diversas soluções que podem auxiliar a sua empresa a ter mais assertividade em suas ações e a direcioná-las com mais efetividade.

Confira algumas dessas soluções:

SPC Priorize
Priorize quem cobrar e o encontre com mais facilidade através da combinação de Soluções de Score de Recuperação e enriquecimento de Dados Cadastrais.

Registro de Inadimplência
Cobre seus clientes e aumente sua recuperação incluindo devedores em nossa base e notificando os clientes sobre a dívidas com o impacto da marca SPC Brasil.

Carta Campanha
Solução que ajuda a priorizar sua cobrança, encontrar seu cliente e personalizar seu contato, aumentando sua taxa de recuperação sem perder relacionamento.

Ficou interessado? Para saber mais sobre essas e outras soluções, acesse a nossa página Cobre com Facilidade. E, caso você tenha alguma dúvida ou interesse por esses serviços, entre em contato preenchendo o formulário ou utilizando o Chat.

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