Terceirizar a cobrança é uma opção a se considerar na sua empresa?
Essa é uma pergunta que merece a sua atenção, já que é muito difícil conseguir executar todas as tarefas de uma organização, de maneira manual, com excelência. E, por isso, é muito importante começar a pensar em soluções que contribuam com o desempenho dessas atividades de maneira segura e assertiva. Um bom exemplo de investimento é terceirizar a cobrança.
Isso porque todo empreendedor sabe que não se pode deixar o processo de cobrança “de lado”. Ele é essencial para o bem-estar do negócio e é uma das etapas de relacionamento com seus clientes. Logo, mesmo diante de consumidores inadimplentes, é preciso estabelecer uma boa conduta para evitar transtornos entre ambas as partes.
Sendo assim, terceirizar a cobrança é uma solução que pode ser muito eficiente para o seu negócio. Mas, se você ainda não sabe muito sobre o assunto ou se ainda tem dúvidas sobre ele, não se preocupe. Continue a leitura para entender os principais pontos sobre a terceirização de cobrança.
Afinal, o que é uma cobrança terceirizada?
É bem simples, pois a cobrança terceirizada é uma solução/serviço que as empresas podem contratar para cobrar dívidas e, consequentemente, aumentar a eficácia desse processo. Ou seja, é a contratação de uma empresa especializada no assunto, que conta com funcionários qualificados para a execução desse tipo de tarefa.
Assim, a empresa contratante consegue direcionar seus esforços para áreas que necessitam de mais atenção, enquanto a empresa de cobrança foca apenas em estratégias de recuperação de dívidas. Com isso, a empresa que contrata esse tipo de serviço consegue ser mais efetiva na redução de inadimplência.
Como esse processo de terceirização da cobrança funciona?
Não é segredo que realizar cobranças não é fácil, já que se trata de uma tarefa bem delicada. Ter que lidar com pessoas inadimplentes nunca é previsível, pois cada uma tem uma situação diferente da outra. Isto é, essa relação através das cobranças pode ser totalmente benéfica, ajudando a estreitar o relacionamento, ou pode se tornar um grande problema e acabar de vez com qualquer relacionamento.
Por isso, considera-se que a cobrança é muito mais que uma forma de contato, já que se trata também de uma negociação para beneficiar cliente e empresa. Desse modo, para que a terceirização da cobrança funcione de maneira adequada, é necessário estabelecer um processo muito bem definido, entre a empresa terceirizada e o cliente, quanto as propostas que serão apresentadas e as condições que poderão ser aceitas ou negadas.
Contudo, de uma maneira simplificada, para que o processo funcione bem, ele vai contar com as seguintes fases:
1 – A empresa contratante encaminha os arquivos que demonstram o débito pendente de um determinado cliente;
2 – A empresa que vai terceirizar a cobrança é acionada para realizar a negociação;
3 – As condições de negociação são repassadas para o time de cobrança qualificado;
4 – Acontece a negociação da dívida com o cliente inadimplente. Esse contato pode acontecer por SMS, ligação, e-mail, entre outros.
5 – Após a negociação, algumas empresas (de factoring) costumam antecipar os recebíveis para a empresa contratante.
Vale a pena terceirizar a cobrança?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o processo de terceirizar cobrança, confira as vantagens que fazem esse investimento valer a pena para a sua empresa:
Melhor gestão de pagamentos
Terceirizar a cobrança torna a gestão dos recebíveis muito mais fácil, além de tornar esse processo mais organizado e prático. Isso porque, com os dados corretos, a empresa de terceirização conseguirá gerar mais informações relevantes para o negócio, como relatórios dos consumidores.
Além do mais, a maioria das empresas de cobrança possuem recursos mais intuitivos e integrados que possibilitam fazer um acompanhamento mais assertivo de cada status do processo, permitindo um controle bem maior de todos os dados.
Custos reduzidos e mais tempo para outras atividades
Quando a sua empresa tem uma equipe destinada apenas para o setor de cobranças, o custo é muito maior. Isso porque serão necessárias pessoas capacitadas, investimento em softwares e outros recursos para que tudo seja realizado de maneira correta.
Porém, ao terceirizar a cobrança, acontece uma redução de todos esses custos para o seu negócio. Os seus gestores terão mais tempo para focar em outros processos importantes, uma vez que os recebimentos serão agilizados e a equipe especializada contratada atuará diretamente no setor de cobrança.
Cobrança mais qualificada e eficiente
Uma das grandes vantagens da terceirização da cobrança é poder contar com um serviço especializado. Ou seja, investir em algo que vai ajudar, realmente, com os problemas de inadimplência. Isso porque as empresas de cobrança atuam diretamente nos problemas, já que eles contam com maior experiência e qualificação.
Portanto, a sua empresa garante uma qualidade de atendimento maior e ainda reduz os riscos de usar estratégias ineficientes durante as abordagens ou na cobrança de fato.
Conquista de um grande aliado
A contratação para terceirizar a cobrança pode resultar na conquista de um verdadeiro aliado para os seus negócios. Isso se deve ao fato de que a empresa contratada vai conseguir ajudar a sua empresa reforçando alguns fatores essenciais que estão diretamente ligados aos valores e a missão da sua organização.
Por exemplo, se o seu negócio tem como prioridade o foco no consumidor, a empresa terceirizada contribuirá com a potencialização através de um atendimento direcionado na solução do cliente, isto é, no melhor método de pagamento para ele possa sanar sua dívida. Afinal, a empresa contratada se torna uma grande parceira da área financeira da sua organização, garantindo a saúde do seu fluxo de caixa.
Agora que você já conhece um pouco mais da cobrança terceirizada, espero que tenha ficado claro como essa ferramenta potencializa o processo de recuperação de dívidas, além de ajudar a manter um bom relacionamento com os clientes e ainda reduzir custos/tempo valiosos da sua empresa.