Natal, você piscou e ele já está chegando!
Eu sei, parece que foi ontem que estávamos todos comemorando o Natal de 2020 e a chegada de 2021, mesmo não sendo um ano fácil.
Diante da pandemia e da crise econômica, você, empreendedor, pode estar pensando no que fazer para conseguir vender mais nessa data, trazer novos clientes e ainda trabalhar na fidelização, não é mesmo?
E eu estou aqui para informar que ainda dá tempo de fazer tudo isso e transformar este fim de ano em algo positivo para a sua empresa. Isso porque, se você se dedicar e seguir todas as dicas a seguir, vai ser bem mais fácil conquistar ótimos resultados.
Então, continue a leitura para conferir todos os detalhes!
1ª Dica: Seu time precisa estar bem preparado
Seja no e-commerce ou em loja física, você precisa treinar o seu time de vendas para que eles ofereçam um atendimento de qualidade aos clientes. Isso é importante porque, no Natal, as pessoas estão mais propensas a comprar e isso traz um aumento considerável para o fluxo do seu negócio.
Dessa maneira, para não trazer nenhum transtorno aos consumidores, já comece a conversar com o seu time e explicar que esse é o momento deles demonstrarem agilidade e realizarem um bom atendimento a todas as pessoas.
Além disso, você pode oferecer treinamentos para que eles saibam, exatamente, o que a sua empresa espera deles nesta época tão importante do ano, quais estratégias eles devem utilizar e muito mais.
2ª Dica: Use a imaginação para desenvolver boas oportunidades
Todo começo de mês é uma oportunidade para chamar a atenção dos seus clientes. Contudo, os primeiros dias de Dezembro são ótimos para oferecer ofertas exclusivas.
Geralmente, as pessoas estão acostumadas a receber ofertas nos finais de semana e, por isso, você pode surpreendê-las, oferecendo algo diferenciado, nas segundas e terças. Nesses dias, as pessoas costumam estar mais dispostas a comprar ou mesmo realizar mudanças.
Sendo assim, use a sua imaginação empreendedora para criar boas oportunidades relacionadas ao Natal, como um desconto válido até o dia 25 de Dezembro. Dessa forma, a pessoa poderá se programar para fazer suas compras e, talvez, até gastar um pouco mais na compra dos seus produtos ou serviços.
Lembre-se que o objetivo dessas ações é fazer com que o seu público perceba que essa é uma oportunidade única, que ele não pode perder.
3ª Dica: Tenha disponível diversas formas de pagamento
Essa é uma dica que vale para o ano inteiro, mas que é essencial para vender mais no Natal: disponibilizar diferentes formas de pagamento para os seus clientes.
Vender apenas à vista ou somente no cartão de crédito é bem frustrante para quem está comprando. Ele investiu um tempo procurando no seu site/loja, se interessou, escolheu algo e aí, na hora mais importante para o seu negócio, ele decide não levar porque queria pagar pelo PIX e você não tem essa opção disponível.
Por isso, aproveite essa época para testar novos meios, como pagamento por WhatsApp, PIX, boleto bancário, transferência, parcelamentos etc. O importante é que esses métodos sejam uma forma de você conseguir vender mais e não de prejudicar o seu fluxo de caixa.
4ª Dica: Use e abuse das análises de crédito
A dica anterior tem tudo a ver com essa, já que não adianta querer vender mais se a pessoa não tiver condições de honrar seus pagamentos.
Esse é um mês do ano em que as pessoas estão com mais dinheiro. Logo, algumas se empolgam e acabam se endividando, deixando de realizar alguns pagamentos para sanar outros.
Portanto, a dica aqui é realizar análises de crédito para todos os clientes, sejam eles novos ou antigos, pois, só assim, você vai conseguir analisar os seus hábitos de consumo para avaliar os riscos. Afinal, eu sei que você quer vender mais e quer receber por essas vendas também, certo?
Aproveite para conferir as soluções da CDL SP, em conjunto com o SPC Brasil, acessando a página venda mais com segurança. Lá você vai encontrar todas as informações sobre soluções que vão te ajudar a realizar análises mais seguras e assertivas para o seu negócio no Natal ou em qualquer outra época do ano.
5ª Dica: Desperte o desejo dos seus consumidores por seus produtos ou serviços
Ao decidir qual produto ou serviço vamos comprar, muitas vezes acontece de ser aquele que traz mais benefícios, que tem algum diferencial diante da concorrência.
Isso mostra que a divulgação não deve ser feita do produto e sim de todo o valor que aquele determinado item entrega para o cliente. Vou ilustrar de uma maneira simples: vamos supor que a minha empresa venda trufas. Ao invés de eu anunciar “compre aqui uma trufa”, vou dizer “neste Natal, surpreenda a sua família com essa deliciosa trufa que derrete na boca”. Não deu vontade de comer essa trufa?
Por isso, neste final de ano, aproveite para ressaltar os diferenciais da sua marca. Desperte em seus consumidores o desejo, a vontade, de comprar ou utilizar seus produtos/serviços.
6ª Dica: É preciso ter uma excelente equipe de suporte
Eu sei que nessas épocas o foco está em vender e atingir resultados, mas todos eles só serão positivos se você se preocupar com a qualidade do serviço de suporte que está oferecendo as pessoas.
Essa parte do processo é muito importante e impacta diretamente as suas metas. Você deve se perguntar se seus clientes estão sendo respondidos rapidamente, se essa resposta é satisfatória.
É muito normal as pessoas precisarem de ajuda ao longo do processo de decisão ou mesmo de compra e, por isso, você precisa ter um excelente time de suporte para que eles consigam ajudar de maneira eficiente.
7ª Dica: Tire um tempo para avaliar o seu estoque
Um dos maiores erros em datas como essa é não preparar o estoque do seu negócio, ainda mais se você vende na internet, que tem prazos longos de entrega para essas datas.
Além do mais, o final do ano é conhecido por alta procura de presentes. Então imagine a frustração que a sua empresa causaria ao vender algo que não tem em estoque e que não vai chegar a tempo do Natal. Complicadíssimo, né?
Logo, a nossa dica é para que você tire um tempo para avaliar o seu estoque e realizar os pedidos aos seus fornecedores. Assim, tudo caminhará para que você tenha ótimos resultados em vendas.
8ª Dica: Contagie seus clientes com a magia do Natal
Nós comemoramos muitas datas ao longo do ano, mas o Natal tem uma coisa muito especial, que faz as pessoas se contagiarem. E você pode utilizar isso, e a sua lista de contatos, para encaminhar e-mails com mensagens festivas aos seus clientes.
Aproveite esse momento e use a imaginação para criar e-mails com mensagens divertidas, com um layout repleto de itens natalinos. Deixe o assunto relacionado a data ou mesmo envie um “cartão de Natal” desejando boas festas.
O importante é ressaltar que você valoriza essas pessoas, independente delas serem clientes.
9ª Dica: Invista em mídia paga nesse Natal
Uma grande estratégia que a sua empresa pode utilizar para vender mais nesse Natal é a mídia paga. Investir nesse tipo de ação faz com que o seu negócio aumente o alcance e conquiste bons resultados.
Isso se deve ao fato de que o benefício das campanhas de tráfego pago é a segmentação por meio de palavras-chave usadas estrategicamente. Sendo assim, você deve utilizar as palavras-chave do seu nicho e acrescentar a palavra ‘Natal’.
Assim, as pessoas que estiverem procurando produtos ou serviços para presentar nessa época serão impactadas com os anúncios, que acabam ganhando maior relevância pela alta procura que essa data ocasiona no meio digital.
10ª Dica: Tenha o melhor pós-venda
Chegamos a última dica e uma das mais relevantes para o seu negócio, já que não adianta investir para vender mais no Natal e não se preocupar com o pós-venda.
Lembre-se sempre que o relacionamento com o seu cliente não acaba quando ele clica em finalizar compra ou quando ele realiza o pagamento na sua loja.
O pós-venda é o momento de estreitar o relacionamento com essas pessoas, manter um contato para vendas futuras ou mesmo para que ele recomende a sua empresa para amigos e familiares.
Logo, faça o possível para ter o melhor pós-venda no Natal e continuar com esse excelente trabalho ao longo dos outros meses do ano, ok?
Espero que você realize boas vendas no final deste ano e que essas dicas contribuam para isso. E um Feliz Natal antecipado!